sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Microsoft, interoperabilidade, intraoperabilidade, promessas e o resto da indústria

Cinco excelentes posts sobre a mais recente leva de promessas feitas pela Microsoft com a relação a interoperabilidade:

Na prática enquanto mantiver uma postura discriminatória com relação a open source para fins comerciais e forçar incompatibilidades com licenças de software livre, qualquer inicitiva da Microsoft com relação a interoperabilidade, de positivo, representará pouco mais que um esforço de relações públicas.

E por favor, quantas vezes ainda será necessário esclarecer que ninguém envolvido com o FLOSS está realmente interessado em seu código-fonte Microsoft?

Interoperabilidade ao estilo Microsoft

Às vésperas da reunião da ISO que vai decidir o destino do MSOOXML, a Microsoft anuncia com fanfarra sua "nova" estratégia de interoperabilidade. Coincidência? Eu acho que não!

É curioso como até mesmo o nome da "campanha" parece escolhido a dedo: "interoperability by design".

Possivelmente surgiu como uma escolha óbvia para o pessoal do marketing. Na minha modesta opinião, óbvia até demais. Imediatamente ela nos remete a uma outra iniciativa já bastante conhecida de todos.

BallmerMais um ponto que não deve escapar da nossa análise é que boa parte da mídia (principalmente aquela dita especializada) até agora não fez nada além de repercutir press releases divulgados pela Microsoft. Onde estão as análises mais detidas, criteriosas ou críticas sobre essa tema? Na esmagadora maioria dos casos, apenas na blogosfera.

Mas que tal encerrarmos esse post com um pouco de humor?

Afinal o próprio Fake Steve Ballmer percebendo o óbvio não se furtou a comentar: The 'Ol OpenSource Trap!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Um novo fragmento de código-fonte do WinME2 que vazou para a web

Atenção:


Se você é desenvolvedor FLOSS recomendo não prosseguir.



Se decidir ler o código aqui publicado esteja ciente de que passará a correr o risco, dentre outras coisas, de ser acusado por infringir propriedade intelectual de terceiros e poderá ser acionado legalmente por isso.



Bem, você foi avisado!


 




/*
TOP SECRET Microsoft(c) Project:Longhorn(TM) SP1
Estimated release date: 2008
*/

#include "win95.h"
#include "win98.h"
#include "leopard.h"

char chew_up_some_ram[10000000];

void main() {
while(!CRASHED) {
if(first_time_install) {
make_10_gigabyte_swapfile();
do_nothing_loop();
search_and_destroy(FIREFOXOPENOFFICEORGANYTHING_GO OGLE);
hang_system();
}

if(still_not_crashed) {
basically_run_windows_xp();
do_nothing_loop();
}
}

if(!DX10GPU()) {
set_graphics(aero, very_slow);
set_mouse(reaction, sometimes);
}

//printf("Welcome to Windows 2000");
//printf("Welcome to Windows XP");
printf("Welcome to Windows Vista");

while(something) {
sleep(10);
get_user_input();
sleep(10);
act_on_user_input();
sleep(10);
flicker_led_promisingly(hard_disk);
}

create_general_protection_fault();
}


Chupado do Tux Vermelho.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Dever de casa

A Microsoft anda ultimamente muito ocupada com a dança das cadeiras entre os mais altos cargos de seus executivos.

Ao que tudo indica trata-se principalmente de um necessário dever de casa tendo em vista uma iminente aquisição do Yahoo!

Leia também: Mais sobre Microsoft vs Yahoo!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Mainframe multitarefa

Post no blog do Cezar Taurion com informações interessantes sobre novas capacidades dos Mainframes IBM, como por exemplo a de executar sistemas Linux e aplicações Java nativamente e de modo acelerado por hardware.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

The Dark Knight. Em Lego!





Mais sobre Microsoft vs Yahoo

Dois artigos interessantes abordando possíveis interesses por trás da proposta de aquisição (hostil) feita pela Microsoft ao Yahoo!

É bom também não deixar de considera nessa equação o estratégico leilão pela faixa de frequência de 700 Mhz, atualmente em curso nos EU.

Referência: Microsoft jogou a toalha?

Python em 2008

Python

Um ótimo artigo no Ramalho.org com prognósticos para o Python em 2008. Vale a leitura!

Perian 1.1 liberado

A nova versão do Perian (1.1) foi liberada, trata-se de uma atualização recomendável para quem enfrentou problemas com o recente update para o Quicktime 7.4.1 no Leopard.

Referência: BLOG.MACMAGAZINE

Medindo a qualidade do código: WTFs/min

Code Quality

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Cuidado com o update do Quicktime

Apple liberou no último dia 02/06 um update de versão para o Quicktime (7.4.1). Eu recomendo alguma atenção ao instalar essa atualização no seu sistema.

Acontece que após o update, aplicado no Leopard (versão 10.5.1), os recursos de som do sistema operacional começaram a apresentar problemas. Após uma rápida investigação descobri que a razão para isso está em uma incompatibilidade entre Quicktime (atualizado) e o Perian (versão 1.0).

A solução temporária foi remover o Perian até que uma correção esteja disponível.

Parallels disponível através de repositório oficial do Ubuntu

"Canonical, a empresa por trás do Ubuntu, anunciará na próxima sexta-feira, 6 de fevereiro que tornará disponível aos usuários do Ubuntu o Parallels Workstation for Linux através do Ubuntu Partner Repository. A Parallels, anteriormente conhecida como SWSoft, é a empresa por trás do software open source OpenVZ, porém é mais conhecida por causa do software de virtualização Parallels que funcionar com o Mac OS X. O Parallels Workstation for Linux não permitirá a execução do Mac OS X, no entanto será possível executar as várias versões do Windows e Linux nas máquinas virtuais com o Ubuntu." (OS News)

Agora vai!

Depoimentos sobre o Vista

Depoimentos com credibilidade e o lançamento do SP1. Agora parece que não falta mais nada para uma adoção em massa do Vista no ambiente corporativo. ;-)

Chupado do Hidrogenio-Alfa

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Hi, I'm Obama. And I'm Hillary

Mac and PC

Acabo de ler um post interessante publicado por Cory Bohon no tuaw.com (The Unofficial Apple Weblog).

No texto ele informa que o blog de tecnologia do New York Times fez uma comparação inusitada entre os dois principais candidatos democratas a presidência norte-americana, com os personagens da famosa campanha "Get a Mac" da Apple.

Segundo o NYT, Barack Obama teria semelhanças com o personagem Mac, considerando que seu website adota um estilo semelhando ao utilizado pela Apple. Enquanto que Hillary Clinton estaria utilizando um estilo semelhante ao do PC. :-)

E tem mais, sobre esse assunto o jornal entrevistou várias pessoas. Dentre elas Alice Twemlow, que é presidente do programa M.F.A. da School of Visual Arts e usuária de Mac.

Alice diz que "no site de Obama todos os recursos e elementos estão harmoniosamente integrados, exatamente como a experiência que se tem ao utilizar um programa no Macintosh."

O texto termina dizendo que todos os candidatos as eleições deste ano certamente devem estar utilizando a tecnologia em seu favor e também informa que o NYT declarou seu apoio a candidatura de Hillary Clinton.

Mais daqueles tradicionais rituais do universo geek

Dessa vez apresentando um strip-tease que esperou mais de 20 anos para acontecer. E o tão aguardado esquartejamento daquele que é um dos principais objetos do desejo geek na atualidade. ;-)

Ótima matéria do Zumo Blog, vale a pena conferir.

Microsoft vs Yahoo! (Attack)

Microsoft vs Yahoo!

Chupado do Tux Vermelho.

Microsoft vs Yahoo!

Microsoft vs Yahoo!

Chupado do Tux Vermelho.

MacBook Popular


Agora falando sério; apesar da enorme redução nos preços dos computadores da Apple aqui no Brasil (em grande parte graças a MP do Bem), muita gente ainda não descobriu que na maioria dos casos estes equipamentos custam menos do que um PC convencional com recursos de hardware equivalentes. Especialmente quando estamos falando de portáteis.

Mas é claro que também ainda não é possível concorrer com os preços dos chamados PCs populares. Equipamentos desktops e notebooks, com configurações pra lá de enxutas, e comercializados por aqui por valores inferiores a R$ 2.000,00.

Quem bom seria se a Apple um dia decidisse seguir os passos da Dell e montar uma fábrica no país. Será que haveria mercado para isso? É bem possível sim.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Um vislumbre no futuro do Ubuntu

"Hardy Heron Alpha4: um vislumbre do futuro do Ubuntu

Com o release oficial ainda trs meses de distante, Ubuntu 8.04, também conhecido como Hardy Heron, promete alguns incríveis avanos em rela‹o ao já bastante amigável Ubuntu 7.10 (também conhecido como Gusty Gibbon). Aqui está uma análise da quarta versão Alpha do Hardy; inclusive sobre muitas das aplica›es que agora ser‹o incluídas por padrão e sobre as principais mudanas para aprimorar a estabilidade e usabilidade. Dentre elas est‹o o Firefox 3 e as aplicações do Desktop Remoto, além de um novo método para controle do sistema também conhecido como Policy Kit, que permitirá ao administrador desbloquear certas fun›es para um usuário normal do sistema."

É nosso Ubuntu ficando cada dia melhor! :-)

Referência: OS News

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Microsoft jogou a toalha?

Microsoft Bids $44.6 Billion for Yahoo - NYT

Acho que estas já eram favas contadas. E a Microsoft segue sua estratégia de inovar através da aquisição de outras companhias, nenhuma novidade até aqui.

Agora eu gostaria de saber se este será apenas mais um atalho?

O que será que Ray Ozzie tem a dizer sobre isso? Ou devemos perguntar direto a Ballmer e Craig Mundie?