segunda-feira, 31 de março de 2008

Ubuntu: o único que se manteve de pé!

"So at the end of the last day of the contest, only the Sony VAIO laptop running Ubuntu was left standing." (DV Labs)

Após três dias de tentativas somente o notebook com o Ubuntu 7.10 continuou invulnerável.

quarta-feira, 26 de março de 2008

A melhor distro Linux já criada (?)

Ubuntu logo"Eu gosto do Ubuntu. A cada novo relase vejo aprimoramentos e melhorias que tornam o SO mais robusto, mais amigável e mais rico em recursos. Para ser sincero, o Ubuntu 8.04 é a primeira distro Linux que considero a altura de substituir o Windows completamente em meu notebook. Durante todo o meu teste do Ubuntu 8.04 beta ele se comportou de maneira estável e sem falhas. Para finalizar, Hardy Heron é, pelo menos para mim, a melhor distro Linux já criada," por Adrian Kingsley-Hughes.

Referência: OS News.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Eu não sou mau

Dr EvilA imprensa finalmente começa e compreender que a Microsoft não está em busca de dominação global. Essa teoria da conspiração tresloucada pareceu durar uma eternidade! Nós temos planos apenas para dominar o software, web services, CRM, ERP, entrega de conteúdo digital, formatos de padrões e Sistemas Operacionais. Uma empresa sozinha não consegue controla "tudo", nós queremos controlar apenas como você acessa tudo. É por isso que aqui na BallmerSoft estamos realizando uma GRANDE nudança em direção ao software como serviço. Eu aposto com quem quiser, que o futuro pertence a turma da entrega e não a quem produz. Venha juntar-se a nós neste fantástico mundo novo (brave new world)!
Como falei na Convergece 2008 alguma semanas atrás:
"CRM Live não é a única coisa que planejamos para o Dynamics no espaço de software-mais-serviço," eu disse. "Você deve esperar ver muito mais de nós em ERP e em outras áreas conforme avançamos em direção ao futuro."


Uma sugestão: não esqueça de usar um navegador bugado para visualizar com sucesso o conteúdo do Dynamics.

*** Do not use a sane browser if you want to correctly visualize the contents of Dynamics website ***


by: FSB

quinta-feira, 20 de março de 2008

O potencial ainda não realizado da computação

Uma bela demonstração do enorme potencial ainda não realizado da computação.







Mesmo com tanto poder de processamento disponível na atual geração de máquinas, usar o computador quase sempre se traduz em uma experiência maçante e cheia de frustação. Mas por que será?

As imagens acima são do Crayon Physics Deluxe, um jogo em 2D para PC.

Extrapolando um pouco, trata-se de uma demonstração singela do que seria uma interface bem mais humana com o computador.

Mágico!

terça-feira, 18 de março de 2008

Novamente é o usuário dos produtos MS quem pagará pelas escolhas erradas da companhia

É Paulo Vasconellos (Graffiti) quem dá a dica de leitura:

Almost every web site I visited with IE8 is broken in some way.
Websites that use a lot of JavaScript are generally completely dead. A lot of pages simply have visual problems: things in the wrong place, popup menus that pop under, mysterious scrollbars in the middle. Some sites have more subtle problems: they look ok but as you go further you find that critical form won’t submit or leads to a blank page. (por Joel on Software)

sábado, 15 de março de 2008

A verdadeira razão para usarmos Linux

Nós dizemos as pessoas que usamos Linux porque ele é seguro. Porque é livre, ou talvez porque ele é customizável. Quem sabe até porque é grátis, ou porque tem um excelente suporte da comunidade...

Mas tudo isso é apenas bobagem de marketing. Nós dizemos isso aos que não são usuários de Linux simplesmente porque eles não compreenderiam a verdadeira razão. E quando repetimos o bastante todos esses falsos motivos, nós somos quase levados a acreditar neles também.


Ora, bem lá no fundo a verdadeira razão continua sendo mesmo:

Nós usamos Linux porque é divertido!

É divertido poder mexer no seu sistema. É divertido modificar todas as configurações, quebrar o sistemas e então precisar entrar no modo de recuperação só para consertá-lo. É divertido ter a disposição centenas de distribuições para escolher. É divertido usar a linha de comando.

Deixe-me dizer isso novamente. É divertido usar a linha de comando.

E não me admira aqueles que não são usuários do Linux não saberem disso.

O negócio é o seguinte, nós que somos fãs do Linux, usamos o sistema para o nosso próprio prazer. Ok, nós gostamos de ser produtivos. Sim, nós gostamos de ficar seguros contra vírus. Sim, nós gostamos de enconomizar uma boa grana. Mas estes são apenas os benefícios secundários. O que gostamos realmente é de poder brincar com o sistema, de fuçar em tudo e descobrir coisas completamente insuspeitas e ainda assim totalmente fascinantes sobre ele.

Por três razões fundamentais o Linux é tão divertido:

1. Linux proporciona controle total

Você já tentou encerrar um processo no Windows e o sistema simplesmente não permitiu? Já tentou excluir um arquivo - e não conseguiu? Mesmo você possuindo todos os direitos de administrador?

Linux permite que você faça qualquer coisa. Esse é principal benefício de sempre se logar como usuário comum. Se você logar como root o sistema assume que você sabe exatamente o que está fazendo. Assim que você se torna o root, tudo é permitido.

2. Linux não está amplamente disseminado

Aqui está um paradoxo. Nós sempre reclamamos que o Linux poderia ser mais amplamente utilizado. Mas aqui está uma das razões porque nós usamos esse sistema. Ele nos dá uma sensação de que somos especiais. É mais ou menos como se fôssemos "melhores do que a massa ignorante”.

Se o Linux torna-se completamente disseminado, nós provavelmente mudaremos para alguma outra coisa. Ou no mínimo desenvolveremos alguma distro obscura e somente nós a usaremos. Porque - precisamos encarar - nós queremos nos sentir especiais.

3. Linux é livre (como em liberdade/discurso)

Temos acesso ao código fonte de todas as nossas aplicações. Se desejarmos saber como determinada parte do sistema funciona, isso é possível. É algo que nos permite ajustar e brincar com todo o sistema. Nós realmente a-do-ra-mos mexer em nossos sistemas.

Mas é claro que não podemos simplesmente dizer para todo mundo que usamos Linux porque é divertido - certamente seríamos jogados em algum sanatório para loucos mais rápido do que você pode falar “inconformadamentedesestabilizadores”. Por isso tantas afirmações falsas, porém plausíveis, sobre o porquê de usarmos Linux.

Só que bem lá no fundo, todos nós sabemos qual é a verdadeira razão.

Então talvez, apenas talvez, da próxima vez que alguém me perguntar por que eu uso Linux... vou abrir um enorme sorriso e responder: “Porque usar Linux é divertido!”

Um bom final de semana para todos!

Tradução Livre do texto: The REAL reason we use Linux (An Amazing Mind)

quarta-feira, 12 de março de 2008

Correção para o problema do Teclado e Mouse no Leopard 10.5.2 em pt-br

Após aplicar a atualização para a versão 10.5.2 no Mac OS X Leopard, vários usuários descobriram não ser mais possível acessar a configuração de Teclado e Mouse em Preferências do Sistema.

O problema está relacionado com a versão dos arquivos, necessários ao funcionamento do recurso, que acompanham a atualização 10.5.2 do Leopard.

Aparentemente o pessoal do desenvolvimento na Apple incluiu nesta atualização por equívoco os arquivos para uma versão anterior do sistema operacional (Mac OS X 10.4 Tiger), no lugar dos arquivos corretos para o Leopard. Foram incluídos os arquivos errados somente para o português brasileiro.

Por esse motivo ao utilizar Leopard 10.5.2 em outros idiomas o problema não se manifesta.

Enquanto a Apple não libera uma atualização para corrigir essa pisada na bola regressão, vou mostrar aqui duas maneiras para solucionar o problema.

A primeira delas é a mais simples e trata-se basicamente de um workaround.

1. Configure o Leopard com um idioma diferente do português do Brasil para conseguri acessar as preferência de Teclado e Mouse do sistema.

Como? Siga esse passo-a-passo:

  • Clique em Preferências do Sistema (no Dock), depois em Internacional.

  • Selecione a opção Idioma, bastará mover o nome do idioma de sua escolha (diferente do Português) para o primeiro lugar na lista para fazer a mudança.

  • Talvez seja necessário iniciar uma nova sessão para o usuário corrente (logoff/logon no sistema).


2. A segunda e mais elegante maneira de corrigir o problema é descrita abaixo:

  1. Faça download do arquivo leopard-10.5.2-pt.lproj.zip (neste arquivo eu coloquei tudo que é necessário para o funcionamento correto das configurações de Teclado e Mouse no Leopard 10.5.2, já traduzidas para o nosso português do Brasil);

  2. Dê um duplo clique no arquivo leopard-10.5.2-pt.lproj.zip para extair seu conteúdo;

  3. Clique com o botão direito do mouse sobre pasta pt.lproj e selecione copiar;

  4. Abra o Finder e selecione Macintosh HD, sob o item Dispositivos;

  5. Navegue nos diretórios exibidos passando por: Sistema (System) -> Biblioteca (Library) -> PreferencePanes;

  6. Clique com o botão direito sobre Keyboard.prefPane e peça “Mostrar Conteúdo do Pacote”;

  7. Navegue para Contents -> Resources;

  8. Então cole aqui a pasta pt.lproj (que você copiou no passo 3)Atenção: se você achar prudente faça antes uma cópia de segurança do conteúdo da sua pasta pt.lproj original;

  9. Agora as configurações de Teclado e Mouse estarão disponíveis quando usar o sistema em português do Brasil (pode ser necessário reiniciar a sessão do usuário corrente - logoff/logon).


Esta é uma solução definitiva e conveniente (como eu já disse, enquanto a Apple não libera uma correção) que eu desenvolvi para meu uso pessoal e que compartilho aqui sem qualquer garantia adicional.

Inspirado no post do Blog.Macmagazine.

ATENÇÃO: Leia também "O problema de configuração do teclado no Leopard em pt-br já foi corrigido pela Apple"

segunda-feira, 10 de março de 2008

OS Wars: a batalha pelo seu desktop

PCMag fez um comparativo entre Ubuntu, Windows e Mac OS X. "Agora que todos os principais sistemas operacionais executam em chips Intel, o terreno está bastante nivelado. Nós comparamos os peso-pesados em um teste de oito pontos para descobrir quem vence a batalha dos SOs."

Trata-se de uma análise honesta que claramente foi escrita por pessoas que estão pouco familiarizadas com o FLOSS. Justamente por isso é tão interessante.

Publicado no OS news

Seu melhor anti-vírus para 2008

Ubuntu 2008


Passando adiante.

domingo, 9 de março de 2008

Jornalismo tecnológico de Veja == lixo

Quando pensei que não conseguiria mais ser supreendido por nada que Veja publicasse, eis que na edição desta semana, aquela que já foi um dia uma boa e respeitada revista de atualidades, conseguiu inacreditavelmente superar todos os limites do mal jornalismo. Estou falando de uma materiazinha ordinária intitulada "De terno e gravata: o iPhone se rende ao mundo dos executivos".

O conteúdo publicado é risível. Há de tudo um pouco. O texto é mal escrito, boa parte das informações estão completamente erradas, isso para não falar dos dados completamente inventados e das deduções idiotas publicadas na matéria.

O conteúdo não prejudicará ninguém e parece desprovido de segundas intenções, algo incomum no histórico recente de Veja, ele apenas serve como mais um triste exemplo da decadência dessa revista.

Uma boa análise sobre o fiasco pode ser lida no Blog.Macmagazine.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Amazon.com disponibiliza músicas em MP3 para o Ubuntu


  • Amazon.com Brings MP3 Music to Ubuntu
    Amazon.com sem alarde liberou seu software de download de MP3 para Linux, com uma versão disponível para Ubuntu 7.10. Mas os que isso significa para os usuários do Ubuntu? Pela primeira vez, usuários do Ubuntu terão acesso a um provedor de música mainstream, com milhões de músicas e álbuns completos de grandes bandas disponíveis. (por All About Ubuntu)

terça-feira, 4 de março de 2008

Python na Sun






segunda-feira, 3 de março de 2008

ODF em consulta nacional na ABNT


  • ODF já em Consulta Nacional na ABNT
    Pessoal, o Projeto de Norma 21:034.00-001 (ISO/IEC 26300), que trata do ODF, já se encontra em Consulta Nacional, na ABNT. (por Cezar Taurion)



sábado, 1 de março de 2008

Para quem acompanha o processo do MS OOXML na ISO

"Meus amigos, o BRM acabou. Conversei rapidamente com Jomar, da ODF Alliance Brasil, que participou da delegação brasileira, que por sinal, fez bonito na reunião. Ele tem postado coisas interessantes sobre o BRM no seu blog www.homembit.com.
Ele me disse que todas as delegações estão proibidas, pelo menos por enquanto, de fazer declarações publicas sobre o que ocorreu na reunião...Como o BRM foi um debate sobre uma proposta de padrão aberto, que envolveu mais de 100 delegados que 32 países, esta proibição me parece meio fora de contexto. Um padrão aberto tem que ser discutido abertamente! Bem a coordenação do BRM deve ter lá seus motivos..."
Nesse post o Cezar Taurion faz um ótimo balanço, contendo informações interessantes, dos trabalhos encerrados esta semana.

Cuidado Apple!

Mac OS S Secretly Cripples Non-Apple Software

"Vladimir Vukicevic of the Firefox team stumbled upon some questionable practices from Apple while trying to improve the performance of Firefox. Apparently, Apple is using some undocumented APIs that give Safari a significant performance advantage over other browsers. Of course, "undocumented" means that non-Apple developers have to try and reverse-engineer these interfaces to get the same level of performance. You really have to wonder what Apple is thinking, considering the kind of retaliation Microsoft has gotten for similar practices. (Slashdot)

A história começa a dar provas de que essa não é uma prática recomendável. Não tardará até que seja cobrado um alto preço por esse erro de estratégia, se ele for cometido.

Vale ressaltar que autor finaliza o artigo afirmando:
"I don't think this is malicious, it's just an unfortunate cutting of corners that is way too easy for a company that's not fully open to do."

Qualquer empresa hoje em dia precisa manter-se lúcida o suficiente para evitar a tentação os riscos inerentes de um modelo de desenvolvimento excessivamente fechado.

No caso do Mac OS X eu recomendaria a Apple todo o cuidado possível.

A empresa tem nas mãos uma plataforma sensacional. Ela está madura e em certos aspectos é mais bem equipada do que o Linux hoje para o desafio de enfrentar o Microsoft Windows.

É importante aprender com os erros da Microsoft e assim evitar um enorme desperdício.