sexta-feira, 30 de maio de 2008

Definitivamente eu usarei um dispositivo baseado no Android

A julgar por tudo o que já foi revelado eu tenho certeza absoluta de que me renderei a um dispositivo baseado no Android. E você?


Veja com os seus próprio olhos um pouco mais:

First LIVE images and videos of FULLSCREEN Android demos!

Windows + Surface. Será esse realmente o futuro do Windows?

Durante a semana que passou várias publicações on-line propalaram a mais recente "novidade" da Microsoft, em sua próxima encarnação o sistema operacional Windows deverá incluir a possibilidade de operação utilizando gestos em alguma forma de touchscreen.

É incrível como estes rumores, cuidadosamente fabricados pelo pessoal do marketing (a MS vai de agência nova e tem uma enorme missão), ainda conseguem encontrar bastante eco na boa e velha mídia dita especializada.

Não fosse por alguns pequenos detalhes, o tal anúncio e todo o apelo visual do vídeo divulgado para legitimá-lo, poderia ter realmente relevância. Vamos a eles:

1- Sendo otimista, a data provável para o lançamento da próxima versão do Windows é o primeiro trimestre de 2010. A julgar pelo histório do calendário de lançamentos da Microsoft eu não sei não...;

2- Ainda não existe qualquer definição (pelo memos não de conhecimento público) dos verdadeiros recursos que serão incluídos na próxima versão do Windows. Nos meios especializados discute-se como algo realmente preocupante a viabilidade da manutenção da atual arquitetura do sistema operacional Windows e da sua combalida, inconsistente e obsoleta API (Win32/64). Essas são decisões cruciais para o futuro da plataforma;

3- A Microsoft faz alguns anos vem promovendo como melhor paradigma para a interação do usuário com o sistema operacional (e aplicações) sua tecnologia entitulada Tablet PC, composta basicamente por um computador com tela sensível ao toque, uma caneta do tipo stylus (popularizada há mais de uma década pelos famosos dispositivos da decadente Palm) e alguns componentes de software (ink por exemplo). Recentemente a empresa deu uma guinada em direção ao paradigma de operação com gestos diretamente na tela dos dispositivos. Isso aconteceu imediatamente após Steve Jobs praticamente redefinir o paradigma de interface com o usuário através do lançamento do revolucionário iPhone;

4- Hoje já é possível adquirir e utilizar rotineiramente dispositivos com o paradigma de interface baseado em gestos. Dentre eles os iPhone e MacBooks (notebooks) da Apple e essencialmente alguns modelos de smartphones de outros fabricantes.

5- O número de dispositivos com operação gestual está crescendo rapidamente. Dentro da nova leva, aguarda-se inclusive com bastante ansiedade, os equipamentos baseados na sensacional plataforma Android proposta pela Google - mas isso será assunto para um próximo post;

6- Provavelmente quando o Windows 7 for lançado oficialmente o paradigma de operação gestual não causará qualquer impacto pois a essa altura já não será uma novidade e sim um requisito a ser atendido pelo sistema.

Essencialmente por causa destes fatores eu acredito que mais uma vez a Microsoft, mesmo sem querer, expõe publicamente sua principal fragilidade e seu maior desafio: como acompanhar o ritmo de inovação da indústria e fazer frente ao crescente e sufocante peso do seu enorme legado?

Eu desejo toda a sorte do mundo a Microsoft nessa empreitada. Mas também acredito que tenha chegado o momento de discutir uma mudança no alto comando da empresa.

domingo, 25 de maio de 2008

Uma ambição sem limites

Editorial com Keith Olbermann da rede MSNBC sobre as polêmicas referências feitas por Hillary Clinton entre a atual campanha presidencial e o assassinato do senador Bob Kennedy em junho de 1968.





sexta-feira, 23 de maio de 2008

A vida política do país está ainda mais pobre


Morre o senador Jefferson Péres. Trata-se de uma enorme perda para a senado brasileiro e para a representatividade da região norte nos centros decisórios do poder.

A ausência do senador do PDT-AM representa mais um duro golpe contra valores como inteligência, austeridade e respeitabilidade na política nacional.

Humor



Referência: Remendo no Debian/Ubuntu gera polêmica (Anunakin the Linux Jedi)

sábado, 3 de maio de 2008

May the Force Be With You!







Conseguirá a sociedade norte-americana esquivar-se da auto-sabotagem e ser capaz de eleger um democrata negro para presidente?

Não pelo fato dele ser negro ou democrata, mas basicamente porque parece ser o homem certo e estar à altura do desafio?

Obama conseguirá sair vitorioso tendo como adversários:

  1. Uma mulher branca que superou um escândalo sexual para continuar casada com um popular ex-presidente norte-americano?

  2. Um republicano também branco e ainda por cima herói de guerra?


Espero que isso realmente seja possível. E não apenas em uma galáxia muito, muito distante!

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Hey! Ho! Time for Ballmer to Go?

"There are two major reasons for keeping Ballmer around: 1) There isn't an obvious replacement, and 2) It's not clear that anyone could get Microsoft out of its current strategic mess. But if we were talking about any other company, Ballmer would have been kicked to the curb already -- other CEOs have gotten canned for lesser crimes." (Wired Magazine)

Isso me fez pensar: haveria algum executivo louco corajoso o bastante para aceitar comandar a MS no momento em meio a bagunça que a companhia se transformou sob a gestão do Ballmer?

Enquanto isso, em um mundo globalizado...


Chupado do Tux Vermelho.