domingo, 30 de novembro de 2008

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Hotmail, o serviço de correio eletrônico oficial (oficial mesmo!) do Brasil

Prezado(a)s,

Boa noite.

É com profunda tristeza que informo:

"O governo do Estado do Pará assinou o protocolo de intenções com a
Microsoft Brasil, na tarde desta terça-feira (25), no Palácio dos
Despachos, com o objetivo de fornecer serviço gratuito de e-mail para
2,5 milhões de usuários do Programa NAVEGAPARÁ, entre eles
infocentristas, estudantes e professores da rede pública de ensino.

O protocolo foi assinado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento,
Ciência e Tecnologia (Sedect), Maurílio Monteiro - que na ocasião
representou a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa – pelo
presidente da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará
(Prodepa), Renato Francês e pelo diretor-geral de Assuntos Jurídicos e
Corpoorativos da Microsoft Brasil, Rinaldo César Zangirolami."

Fonte: http://www.pa.gov.br/noticias/materia.asp?id_ver=35851

Eles (MS) querem fazer um verdadeiro monopólio privado com as contas
estatais dos programas governamentais de Inclusão Digital e da rede
pública de ensino.

Vide aqui:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u456051.shtml

http://samadeu.blogspot.com/2008/10/ballmer-enrola-serra.html

E já foi assinado algo assim na Bahia também.

A meta é assinar tais protocolos em 13 Estados até o final do ano.

Para aqueles que discordam de tal monopólio:

http://www.petitiononline.com/mnp2008/petition.html

Acredito que está virando uma questão nacional. Ou melhor, já virou.

Além de discordar, o quê podemos fazer de concreto?

Aqui no Pará vamos ao MPE e à Assembléia Legislativa.

Abraços.

Ézyo Lamarca da Silva.
Visite: http://www.cabanagemdigital.blog.br

Ballmer é um idiota, mas quando ele aparece em entrevista no Jornal da Globo dizendo que o Brasil é muito importante para a Microsoft, aí tem coisa. Ballmer está muito bem assessorado e a Microsoft deseja explorar nosso notório e histórico complexo de vira-lata. E com isso eles esperam nos fazer trabalhar em favor dos interesses da empresa comandada por Ballmer, nos oferecendo bem pouca coisa em troca.

Na prática a Microsoft massageia nosso ego terceiro-mundista, subdesenvolvido e quase sempre desprovido de qualquer senso crítico. Na realida faz isso através da falta de caráter, do despreparo e da ganância da maioria de nossos representantes eleitos e dos gestores das empresas públicas brasileiras. Isso não é generalização, existem excessões, mas elas ainda não são muitas.

Como já foi dito, o imediatismo egoísta e carreirista de alguns está impedindo a aplicação de uma visão estratégica e realização de um plano de longo prazo para o país.

Nesse caso da Microsoft, eles estão essencialmente comprando a preço de banana uma melhoria para os números envolvidos em seus serviços web na tentativa de recuperar terreno perdido para empresas mais antenadas e inovadoras, como por exemplo a Google.

No fim das contas a Microsoft descobriu um novo formato de offshore, não se trata mais de mão-de-obra, a Microsoft descobriu que é possível alugar a nação alheia, baratinho, baratinho!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O dilema da pirataria

Depois de ler o livro "The Pirate's Dilemma", do jornalista Matt Mason, Felipe Zmoginski (Revista INFO) voltou a dormir tranquilo. Quer entender o motivo? Leia aqui.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Novell comemora resultados financeiros de seu acordo com a Microsoft

Dois anos se passaram e a Novell está comemorando um aumento de 250% no número de clientes após seu acordo cavalo de tróia com a Microsoft.

A Microsoft não demonstra qualquer entusiasmo com os resultados financeiros obtidos, prefere falar sobre "produtos" e benefícios para seus clientes. O próximo passo da estratégia parece mirar diretamente os negócios da Red Hat.

Mas o que parece mesmo é que a Novell assumiu confortavelmente o papel de peixe-piloto e econtrou uma fórmula de se manter rentável, ainda que pequenininha. É melhor do que nada. Alguém pode culpá-la por isso?

Quanto a evolução do Suse e do Linux, tudo indica que pelo menos por enquanto vai ficar em segundo plano.

Leia mais sobre o assunto em: Microsoft, Novell See Profits in Partnership - InterNews

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Matrix Windows Edition





Parece que o Google acerta até quando erra

googleEm entrevista recente ao NYT, Eric Smith (CEO) da Google, foi cobrado sobre medidas de austeridade diante da crise financeira que assola os mercados e especialmente os Estados Unidos. A resposta do CEO foi bem aquela esperada, principalmente se levarmos em conta a tradição da empresa de geralmente investir em projetos com retorno a longo prazo:
"It is interesting you use the word austerity. It doesn’t feel very austere. I think it is better to use the word focus. We are clearly going to be more careful with potential large expense streams, which are of uncertain return. But we are also going to continue to invest certainly in small teams to do wacky things."

Hoje comenta-se através da blogosfera que a Google estaria descontinuando projetos como o Searchmash e Lively. É interessante notar como o impacto dessas decisões pode elevar a confiança dos investidores sem representar na prática prejuízo de nenhuma natureza para a empresa.

Já o mesmo talvez não possa ser dito sobre esta decisão aqui. Provavelmente porque uma boa grana já foi torrada só com essa brincadeira.

Brasil, um país pra lá de pitoresco

Dica de leitura: Um país virado do avesso - blog da Lucia Hippolito

Os notebooks atuais com tela multi-touch







Continuo achando idiota precipitada a idéia de equipar os notebooks atuais com telas multi-touch (mesmo aqueles com telas do tipo convertible, ao estilo Tablet PC).

Passado o encantamento inicial logo deve cair a ficha e ficará evidente que as interfaces gráficas dos sistemas operacionais atuais não foram projetadas para utilização com os dedos.

É preciso repensar totalmente o paradigma da interface e construir algo novo, realmente confortável e funcional para o usuário. Semelhante ao que já ocorre com os smartphones modernos (ex: Apple iPhone, Google/HTC G1, etc).

Aliás toda essa tecnologia foi aperfeiçoada pensando no uso dado a esse tipo de dispositivo.

Uma exceção interessante e que merece ser citada é o trabalho que está sendo desenvolvido pela Apple (novamente ela) ao adaptar o trackpoint dos seus portáteis para que reconheçam gestos mais complexos realizados pelos dedos do usuário. Há fortes indícios também, inclusive através do registro de algumas patentes, de que a empresa de Cupertino está desenvolvedo novos paradigmas de interface que deverão ser incorporados em seus equipamentos. Isso poderá permitir em um futuro próximo a operação confortável e produtiva de equipamentos do tipo notebook, por exemplo, através de gestos na tela.

Hoje, na minha modesta opinião, operar um notebook com tela sensível ao toque é apenas uma estravagância e pouco trará em ganhos de produtividade para a esmagadora maioria dos usuários e aplicações.

Isso para não falar na aflição que algumas pessoas poderão sentir ao perceber que a tela do seu equipamento balança freneticamente para frente e para trás, a cada toque dos dedos. E que após algumas horas de uso o aspecto geral da tela curiosamente fará lembrar o banheiro público da estação rodoviária.

Microsoft desiste do 'One Care'

Dica de Leitura: Microsoft desiste de competir no mercado de antivírus - Blog.MacMagazine, Nelson Biagio

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Uma importante página da história está sendo virada neste exato momento

PC MagazineUma importante página na história das publicações especializadas em tecnologia, e do mercado editorial de uma forma geral, está sendo virada neste exato momento: PC Magazine não será mais editada nos EUA - Plantão Info

Músicas sem DRM na Apple iTunes Store

É bastante curioso que exatamente na mesma semana em que surgem críticas quanto a adoção de DRM na porta de vídeo dos novos modelos de MacBook e MacBook Pro, volta-se a comentar sobre rumores de negociações da Apple com grandes selos para a liberação do DRM das músicas comercializadas através da iTunes Store.

Atualização em 19/11 às 19h50

Leia também: MacBook Pro users getting bitten by HDCP - TUAW

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Só para descontrair

poker-camaleoes-jb

Uma vaia sonora para a Apple

macbookNem tudo são flores para o lançamento dos novos MacBook e MacBook Pro. Está parecendo que a Apple cedeu à pressão dos barões da mídia e equipou sua nova linha de portáteis com a infame HDCP (High-Bandwidth Digital Content Protection).

Trata-se de uma tecnologia que implementa DRM nas novas portas de vídeo da família MacBook. É o tipo de tecnologia que penaliza mais quem paga pelo conteúdo do que o usuário da cópia ilegal, ao estilo vexame recente da Electronic Arts com o game Spore.

Estúpido e dispensável.

Mais um motivo para que eu continue usando o meu atual e ótimo MacBook.

Leia também: New MacBooks Have HDCP, Gives iTunes Purchases Less Freedo - Gizmodo

A espera está quase chegando ao fim

Novo Star Trek de JJ Abrams está quase pronto e estréia em maio de 2009. Assista ao novo teaser trailer.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Mac OS X 10.5.6 poderá estar disponível na sexta

Mac OS X 10.5.6Rumores indicam que o update para a versão 10.5.6 do Mac OS X deverá estar disponível já na próxima sexta-feira, dia 21/11. Vamos aguardar.

Fonte: TUAW

Por que o Windows é menos seguro do que o Linux?

Inspirado no post "Visualizando o boot do Linux" (do Nelson Biagio para o Blog.MacMagazine) resolvi resgatar duas imagens igualmente interessantes.

São os mapas completos das chamadas do sistema necessárias para a carga de uma única página HTML contendo uma única figura, tanto em Linux quanto em Windows.

Confira:

syscallapache
Linux executando Apache

syscalliis
Windows Server executanto IIS.

De uma maneira geral quanto maior o número de chamadas do sistema, maior o potencial de vulnerabilidades e maior o esforço para torna a aplicação segura.



Obs: As imagens são um pouco antigas e infelizmente não conseguir identificar as versões dos softwares utilizandos.

sábado, 15 de novembro de 2008

Tecnologia do filme Minority Report pronta para uso

A tecnologia de interface homem máquina apresentada ao grande público através do filme Minority Report chama-se g-speak e está finalmente pronta e disponível para uso. Leia mais sobre o assunto aqui.

E o que parece ser ainda mais bacana: "O site - da empresa - diz ainda que o kit de desenvolvimento para o g-speak roda tanto em Linux quanto em Mac OS X e oferece contato para parcerias."

Fonte: Plantão Info

Já chega de insensatez. Abaixo a censura do Azeredo!

contra_azevedo

Este blog apóia incondicionalmente a manisfestação contra a insensatez proposta contra a liberdade expressão na internet pelo ilustre senador Eduardo Azeredo, por Minas Gerais.

Talvez por falta do que fazer, saiba mais...

Essa é uma batalha que não pode ser perdida pela sociedade, sob pena de sofrermos um duro golpe não apenas em nossas liberdades civis mas também na viabilidade da adoção de novas tecnologias no futuro.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Imagem do dia

25780142

Definitivamente pesam sobre os ombros do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, uma enorme espectativa e responsabilidade maior ainda.

Referência: The New York Times

sábado, 8 de novembro de 2008

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Dell lança Studio Hybrid no Brasil

studiohybrid


Dell colocou à venda no Brasil o compacto e elegante Studio Hybrid.


Vale a penas dar uma olhada nesse PCzinho.

Um dia para ficar marcado na história

voteusApós uma campanha acirradíssima chegou a hora da verdade, nas urnas.

Você pode acompanhar o desenlace das eleições norte-americanas neste interessante agregador: Alltop - Politcs.

domingo, 2 de novembro de 2008

Adeus Stan Winston

Somente nesta semana tomei conhecimento que perdemos para o câncer o mago Stan Winston, em junho último.

Fica aqui portanto (bastante atrasada) a minha sincera homenagem a esse gênio que tanto estimulou a minha imaginação, assim como a de milhares de outros garotos e garotas ao redor do planeta, com suas fantásticas criaturas!

Urnas eletrônicas americanas apresentam falhas

"Ao tocar a foto de Obama, a máquina entende que o toque foi, na verdade, mais à direita e computa voto para McCain" -- Urnas touch screen falham em eleição nos EUA - Plantão Info

Mas exatamente, onde, onde? Ora no condado de Harris, Texas!

Depois do fiasco daquela fatídica eleição que conduziu Goerge W. Bush à Casa Branca, mais essa.

Atualizado em 4/11 às 12h55:

Mais ou menos isso?





Humor: Nerdson e o imponderável



Fonte: (o ótimo) Nerdson não vai à escola