sábado, 29 de agosto de 2009

O PC realmente está se esforçando para ficar em forma

Get a Mac

A Apple liberou dois novos comerciais da maravilhosa série Get a Mac.

Respectivamente "Trainer" e "Top of The Line". O primeiro deles com a participação especial do durão Robert Loggia no papel de um treinador que tenta deixar em forma o pobre PC interpretado pelo hilário John Hodgman.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Snow Leopard continuará utilizando kernel e drivers de 32bits como padrão

Snow Leopard continuará utilizando kernel e drivers de 32bits por padrão

Apesar de toda badalação em torno do fato do Snow Leopard ser o primeiro Mac OS X totalmente de 64bits, a realidade para a maioria dos usuários do futuro sistema da Apple pode ser um pouco diferente.

Se depender do build mais recente apenas usuários de Xservers contarão com kernel e drivers de 64bits, os demais Macs utilização 32bits como padrão.

Notas de versão do build 10A432 detalham quais Macs realizarão boot em 64bits pleno. Deixando claro que alguns Macs mesmo com processadores de 64bits não  utilizão kernel de 64bits em razão do EFI de 32bits.

Veja a tabela que acompanha as notas:

Apenas máquinas com EFI de 64bits podem inicializar em modo 64bits pleno, apesar do fato de que esta é uma limitação artificial implementada pela Apple. Mesmo EFI de 32bits pode carregar um kernel de 64bits sem problemas.

E ainda assim, mesmo que seu Mac possua um EFI de 64bits ele inicializará uma versão de 32bits do Snow Leopard por limitações impostas aos MacBooks pela Apple.

Para todos os Macs capazes de relizar boot com o kernel e drivers de 64bits será necessário pressionar as teclas '6' e '4' durante durante a incialização, exceto para o Xserver. É claro que será possível utilizar NVRAM ou o arquivo com.apple.Boot.plist para definir permanentemente modo de boot em 64bits (depois disso pressionar '3' e '2' durante a inicialização causará o efeito inverso).

Se você quiser verificar se a sua máquina possui um EFI de 32 ou 64bits basta executar o comando abaixo no terminal:

ioreg -l -p IODeviceTree | grep firmware-abi

As saídas possíveis serão EFI32 ou EFI64.

Provavelmente a Apple está limitando o suporte padrão a 64bits para os Xservers (apesar do suporte completo em alguns outros modelos de Macs) por duas razões essenciais:

1) para estimular a adoção de MacBooks Pro em detrimento de MacBooks convencionais; e

2) porque drivers de dispositivos de terceiros em número suficiente ainda não foram atualizados (impressoras, scanners, e etc) para 64bits.

Apesar de toda badalação em torno do fato do Snow Leopard ser o primeiro Mac OS X totalmente de 64bits, a realidade para a maioria dos usuários do futuro sistema da Apple pode ser um pouco diferente.

Se depender do build mais recente, apenas usuários de Xservers contarão com kernel e drivers de 64bits. Os demais Macs utilização 32bits como padrão.

Notas de versão do build 10A432 detalham quais Macs realizarão boot em 64bits pleno. Deixando claro que alguns Macs mesmo com processadores de 64bits não utilizarão kernel de 64bits em razão do EFI de 32bits.

Veja a tabela que acompanha as notas:

tabela



Apenas máquinas com EFI de 64bits podem inicializar em modo 64bits pleno, apesar do fato de que esta é uma limitação artificial implementada pela Apple. Mesmo EFI de 32bits pode carregar um kernel de 64bits sem problemas.

Porém ainda que seu Mac possua um EFI de 64bits, ele inicializará uma versão de 32bits do kernel do Snow Leopard por limitações impostas pela Apple aos MacBooks por exemplo.

Para todos os Macs capazes de realizar boot com o kernel e drivers de 64bits será necessário pressionar as teclas '6' e '4' durante o processo de incialização, exceto para o Xserver.

Mas é claro que também será possível utilizar NVRAM ou o arquivo com.apple.Boot.plist para definir permanentemente modo de boot em 64bits (depois disso pressionar '3' e '2' durante a inicialização causará o efeito inverso).

Se você quiser verificar se a sua máquina possui um EFI de 32 ou 64bits basta executar o comando abaixo no terminal:

ioreg -l -p IODeviceTree | grep firmware-abi

As saídas possíveis serão EFI32 ou EFI64.

Provavelmente a Apple está definindo o suporte padrão a 64bits apenas para os Xservers (apesar do suporte completo em alguns outros modelos de Macs) por duas razões essenciais:

1) para estimular a adoção de MacBooks Pro em detrimento de MacBooks convencionais; e

2) possivelmente porque drivers de dispositivos de terceiros em número suficiente ainda não foram atualizados (impressoras, scanners, e etc) para 64bits.

Fonte: OS news

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O nosso olhar cyborg de todo dia

ARCertamente a Augmented Reality (AR) poderá alterar profundamente a maneira como vamos interagir com o mundo à nossa volta.

Se você ainda não sabe do que eu estou falando está na hora de dar uma olhada aqui: Augmented Reality (Wikipedia)

E aqui também: Mobile phones get cyborg vision (BBC)

Não se trata de ficção, essa é uma tecnologia que fará parte do nosso cotidiano dentro de poucos meses.

sábado, 8 de agosto de 2009

Arqueologia através dos arquivos de interface do Leopard

É incrível, mas o moderníssimo sistema operacional OS X Leopard da Apple (em usa versão atual) ainda possui ícones que remetem à sua origem, o NeXTStep.

Duvida? Então se você está executando o Leopard pressione Command + Shift + 4 e a tecla de espaço, surgirá em sua tela o ícone de uma câmera desenvolvido ainda nos tempos de Steve Jobs na NeXT. Trata-se de vestígios com décadas de idade, porém mesmo para os padrões atuais esse ícone da câmera é muito bom e para confirmar isso basta compará-lo aos ícones presentes no Windows do mesmo período.

Leia mais sobre esse assunto no post do Leander Kahner, no Cult of Mac.

camera-nextÉ incrível, mas o moderníssimo sistema operacional OS X Leopard da Apple (em sua versão atual) ainda possui ícones que nos remetem à sua origem no NeXTStep.

Duvida?

Então se você está executando o Leopard pressione Command + Shift + 4 e então a tecla de espaço. Surgirá em sua tela um ícone representando uma câmera desenvolvido ainda nos tempos de Steve Jobs na NeXT.

Trata-se de um vestígio com décadas de idade. Porém mesmo para os padrões atuais o ícone parece muito bom e para confirmar o que estou dizendo basta compará-lo aos ícones presentes no Windows daquela época.

Se você se interessou leia mais sobre o assunto no post do Leander Kahner, do Cult of Mac.

Apenas mais uma pedra colocada pela Apple no curso do rio

Is Google Voice a Threat to AT&T?

"...Google says it is readying a replacement for the Google Voice app that will offer exactly the same features as the rejected app—except that it will take the form of a specialized, iPhone-shaped Web page. For all intents and purposes, it will behave exactly the same as the app would have; you can even install it as an icon on your Home screen."

(David Pogue / NYT)

Leia também:

Google Voice to be retooled as Web app for iPhone (Erica Ogg / CNET News)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Campanha 'Gone Google'

O pessoal da Google resolveu que é hora de partir abertamente para o ataque:

Join over 1.75 million businesses that have gone Google.


E eles começaram a agir no momento certo!

Cuidado! Pode haver uma substância comprovadamente carcinogênica no refrigerante que você consome

O título desse post se parece muito com aquele tipo de mensagem alarmista e geralmente desprovida de qualquer fundo de verdade que costuma inundar nossas caixas postais via spam - os famosos hoaxes da Internet.

Mas dessa vez o negócio é sério. Segundo informa a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, alguns refrigerantes podem estar sendo comercializados no mercado nacional com a presença de benzeno, um hidrocarboneto comprovadamente carcinogênico.

O benzeno foi detectado em amostras dos seguintes refrigerantes: Fanta laranja; Fanta laranja light; Sukita; Sukita Zero; Sprite Zero; Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet.

Leia mais sobre o assunto em matéria do Jornal Diário do Pará.

sábado, 1 de agosto de 2009

Mas o que é isso Ballmer? (Parte 2)

Mas e quanto ao Linux? Deixemos que o CEO da Microsoft nos ilumine um pouco mais com suas palavras:

"Linux. It's all about Linux. We've been competing with Linux for a number of years. I want to describe our value proposition. We are a high-volume player. We do not, like Apple, believe in low volume, very high prices. Apple's a great company, does a fine job, but their model says high margin, high quality, high price, that's kinda how they come to market." (Steve Ballmer)

Agora vou deixar que Matt Asay comente em meu lugar as palavras do CEO da Microsoft:

"Goste ele ou não, Linux é free. Isso pode desagradá-lo, mas ele pode fazer um download do Linux free de uma enorme variedade de fontes. Aqui está o Ubuntu: faça um teste.

... E ele não estará sozinho. O IDC está vendo um crescimento massivo na adoção do Linux porque (surpresa, Mr. Ballmer!) trata-se de uma solução altamente 'cost-effective' em tempos de crise econômica. O varejista norte-americano The Gap, por exemplo, simplesmente descartou o Windows e o substitui pelo Red Hat Enterprise Linux por causa do retorno de investimento positivo e da flexibildiade superior.

... Eu aposto que ele ainda não compreendeu que existe muito dinheiro para ser feito em torno do Linux, apenas trata-se de dinheiro que não precisará se compartilhado com a Microsoft."

Gostou? Leia isso e muito mais no ótimo artigo escrito por Matt Asay e publicado no CNet News.

Leia também: Mas o que é isso Ballmer? - asf@web

Na mosca!

nerdson184

Referência: Nerdson não vai à escola

Mas o que é isso Ballmer?

Steve BallmerMeu comentário sobre a participação de Steve Ballmer no recente encontro anual para investidores da Microsoft:

Referência: Ballmer dispara: crescimento do mercado de Macs é um “erro de arredondamento” - MacMagazine

Em quase tudo ele tem razão, menos no essencial:

1- A perda de mercado para a Apple, para ser mais preciso, do Windows para o OS X no caso de computadores e gadgets - porque encaremos a realidade, a Microsoft concorre com a Apple apenas com o sistema operacional, não importa a tendência crescente do Ballmer de confundir as coisas, quem sabe influneciado pela campanha a "Get a Mac" (PC vs Mac) - não é apenas um arrendondamento. Uma prova indireta de que tal situação é embaraçosa para a Microsoft está na necessidade que a empresa sentiu de conduzir mudanças importantes em suas estratégias para produtos, comunicação e varejo. Neste último caso o que mais se destaca é a criação das lojas ao estilo Apple Store. Dessas três iniciativas, as lojas de rua da Microsoft de longe é a estratégia que mais carece de consistência e maior alinhamento com os produtos e atuação histórica da empresa que ele comanda.

2- A Apple realmente tem os produtos mais bacanas e a Microsoft não concorre com a Apple em notebooks e desktops, quem faz isso de fato é a HP, Sony, Dell e etc, mas infelizmente essas empresas tem contra os seus interesses a dependência do Microsoft Windows. Digo isso porque a única real vantagem em utilizar Windows hoje está na enorme base instalada, em outras palavras, no legado. E legado necessariamente não se traduz em vantagem de longo prazo. Principalmente se levarmos em conta as dificuldade que a Microsoft vêm enfrentando para inovar.

Outra coisa que me chama muita atenção é o fato do CEO da Microsoft assumir essa postura defensiva, cheia de justificativas em todas as suas aparições públicas recentes - um pouco diferente das bravatas de costume.

O que é isso Ballmer? Você comanada a maior empresa de software do mundo! Componha-se meu caro!

Atualizado em 01.08 às 21h08:

Leia também: Mas o que é isso Ballmer? (2) - asf@web