domingo, 27 de junho de 2010

Almanaque Anos 80 para iPhone

Se você tem mais de 30 anos provavelmente vai curtir essa dica de app:

Almanaque Anos 80 (na iTunes Store)

Tem um iPhone ou iPad? Os dois? Então o que você está esperando?

O Alamaque anos 80 é um software desenvolvido pelo nosso colega, o programador brazuca Eduardo Baião.

Dá uma passada no blog do cara.

sábado, 26 de junho de 2010

Problema com a recepção de sinal do iPhone 4: a culpa pode ser do novo SO.

Surgem especulações de que a Apple estaria trabalhando na versão 4.0.1 do iOS como correção para o problema de recepção de sinal no iPhone 4.

A atualização poderia ser lançada já no começo da próxima semana e contendo ajustes na baseband.

(via: Apple Insider)

Os problemas com o novo iPhone 4

Esta semana a Apple iniciou as vendas do iPhone 4. A empresa comandada por Steve Jobs foi capaz de quebrar mais um recorde: já foram vendidas mais de 1,5 milhão de unidades desde o lançamento em 24/06.

Mas o que realmente causou frisson nos fanáticos por tecnologia e fanboys da Apple foram os rumores e vídeos que circularam pela Internet alardeando sobre o problema de recepção de sinal da operadora AT&T (nos EU) com o novo iPhone 4.

Problema possivelmente relacionado com a nova antena do iPhone 4. O fenômeno já possui até nome: “iPhone Death Grip” (leia sobre isso no artigo do David Pogue, para o NYT).

Então aproveitando a deixa permitam-me tecer um pequeno rol de especulações a esse respeito.

E fiquem agora com a minha teoria da conspiração:

1) A Apple já conhecia o problema antes do lançamento (uma deficiência do projeto?) e por isso fez as tais bumpers como uma forma de cancelar a falha enquanto ganha tempo para construir uma solução definitiva envolvendo hardware e software atualizados.

2) O problema com a nova antena pode comprometer não apenas a recepção do sinal da operadora, prejudicando também o funcionamento do WiFi e do GPS.

3) Quem sabe o problema não tem relação indireta com a falha na rede que ocorreu durante a apresentação do iPhone 4 na WWDC (especialistas não descartam problemas de drivers ou firmware).

4) O vazamento dos protótipos e partes do iPhone 4 antes do lançamento pode ter acelerado perigosamente o processo de liberação a ponto de prejudicar a qualidade do produto.

Comentário: A demanda explosiva tanto por iPhones 4 quanto por iPads somada ao desejo da direção da Apple de surfar essa maré favorável podem estar exercendo uma pressão exagerada sobre as linhas de montagem (já surgiram problemas com as telas e com os botões de volume do iPhone 4).

Mas é claro, sempre é possível que todos esses problemas possam ter uma explicação muito mais simples:

Acontece que os engenheiros de testes da Apple estavam tão ocupados se embebedando que esqueceram não apenas o que deveria ser feito como também do próprio telefone em algum bar das cercanias.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

iPhone 4

Sim ele foi lançado, aqui está o iPhone 4.

Pela primeira vez a Apple coloca no mercado um iPhone com recursos suficientes para fazer corar de inveja qualquer concorrente.

Não ficou faltando praticamente nada! Muito pelo contrário.

Recursos como o Retina Display, a captura e edição de vídeo em High Definition (720p), assim como a vídeo conferência (com a possibilidade de seleção em tempo real do envio de imagens tanto da câmera frontal como da câmera na traseira do aparelho) certamente darão bastante trabalho por meses a fio aos engenheiros da concorrência.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Um lampejo de lucidez vindo do Google

"Não teremos mais Windows. É uma medida de segurança”, disse uma das fontes. “Muitas pessoas vêm sendo movidas de PCs [com Windows], a maioria para o Mac OS, depois dos ataques na China.” Novos contratados agora recebem a opção de usar um computador da Apple ou um PC com Linux; a autorização para usar uma máquina com Windows deve vir de alguém com patente bem alta na companhia."

-- supostamente atribuído a funcionários do Google que não quiseram se identificar (fonte: Financial Times)

Se for verdade, e é bem provavel que seja, trata-se um lampejo de lucidez.

Mas de forma silenciosa essa mudança já está ocorrendo em toda parte, principalmente no que diz respeito a adoção de Macs. Basta ficar atento para o crescente número de imagens de pessoas usando os computadores da Apple que são exibidas diariamente na mídia.

No caso do Linux essa mudança já ocorreu de forma profunda nos datacenters (servidores) com a migração em massa de Windows para Linux, especialmente onde a segurança é um fator crítico para a continuidade dos negócios.

Agora só falta o desktop, uma vez que na plataforma emergente dos smartphones o Linux já ocupa a segunda posição (justamente com o software do Google, o Android) atrás apenas do BlackBerry da RIM. Superando recentemente, com uma pequena margem de vantagem, inclusive o iPhone da Apple.

Leia mais sobre isso no post do MacMagazine.