quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Parece mesmo que a Microsoft vai vender "câncer"

Acabo de ler no The Register uma notícia "bizarra" sobre um negócio envolvendo Microsoft e Novell.

Isso mesmo!

Ao que tudo indica a Microsoft está pronta para anunciar um acordo sobre suporte e desenvolvimento de software para o SuSE Linux da Novell. Em troca a Microsoft concorda em abrir mão de qualquer direito sobre a propriedade intelectual de software incorporado ao SuSE.

O CEO Steve Ballmer agendou uma coletiva de imprensa para esta tarde em São Francisco onde ele deve passar maiores detalhes sobre o negócio.

"Se for verdade esse será o mais recente acerto da Microsoft com uma empresa de open source e o reconhecimento tácito de que o Linux está se tornando uma força que não pode ser ignorada. Nos últimos dois anos a Microsoft já fez acordos com MySQL, JBoss, SugarCRM e Zend para aprimorar a execução dessas tecnologias no Windows, também anunciou suporte ao Linux para o Windows Virtual Server 2005 e um abrangente relacionamento com a XenSource, importante player na área de virtualização em open source" informa o The Register.

Ainda segundo o site de notícias "o relacionamento com a Microsoft é significante para a Novell que luta para transformar o Linux na história de sucesso que ela planejou ao adquirir a SuSE".

O mercado parece já ter reagido ao possível apoio dado por Redmond elevando em 20% o valor das ações da Novell assim que a notícia se espalhou. "Talvez a Microsoft possa vender Linux melhor do que o pessoal de Utah" brinca Gavin Clarke, autor da matéria. E continua, "Red Hat certamente ficará ciente desse acordo".

A matéria encerra com seguinte: "Na semana passada, a Oracle avançou sobre a fornecedora de Linux e agora outro grande fornecedor de software proprietário também partiu pra cima."

Leia a notícia na íntegra [aqui].

Nenhum comentário:

Postar um comentário