"A posição da Microsoft sobre os formatos standard é mais que conhecida e nem vale a pena estar a esgrimir argumentos pois os mesmos já foram amplamente expostos, no entanto, também não podemos deixar os utilizadores do pacote MS Office estarem nas trevas e sem possibilidade de ter uma interoperabilidade com o formato standard por excelência, o ODF.
Assim, existem disponíveis para quem estiver interessado conversores entre o ODF e o OpenXML, por exemplo este (MS/Novell) e este (Sun). Como o nome destes projectos deixa transparecer, permitem interoperabilidade entre o standard genuíno e o "desvio".
Diremos que estes conversores são apenas um inicio, pois a fuga só ficará completa quando realmente se estiver a usar a 100% um pacote office baseado no ODF (OpenOffice, StarOffice, KOffice). Por isso e aproveitando a embalagem, deixo aqui 3 cases studies sobre migrações de Microsoft Office para OpenOffice. E já agora, um guia de migração."
Fonte: Tux Vermelho
Oi cara, estava passando pelo seu blog e cheguei neste post. Dá uma conferida no programa BotecoNet (www.4linux.com.br/boteconet). É um programa ao vivo sobre software livre. No próximo programa, representantes da Microsoft irão falar sobre OOXML e interoperabilidade.
ResponderExcluirNo primeiro programa (ao qual você pode baixar em www.4linux.com.br/boteconet/edicoes/odf_versus_ooxml), Pedro Rezende (professor da UnB) e Jomar Silva (da ODF Alliance Brasil) discutiram as vantagens do padrão ODF.
Spread the word!
Olá Erik,
ResponderExcluirEstou ciente da programação do Boteconet, inclusive já realizei alguma divulgação no "corpo a corpo".
Prometo que logo farei uma referência a isso aqui no blog.
Obrigado pela visita e espero que você volte sempre.
Abraço,
ASF