quinta-feira, 19 de julho de 2007

Como fugir do OOXML

Dica de leitura:
"A posição da Microsoft sobre os formatos standard é mais que conhecida e nem vale a pena estar a esgrimir argumentos pois os mesmos já foram amplamente expostos, no entanto, também não podemos deixar os utilizadores do pacote MS Office estarem nas trevas e sem possibilidade de ter uma interoperabilidade com o formato standard por excelência, o ODF.

Assim, existem disponíveis para quem estiver interessado conversores entre o ODF e o OpenXML, por exemplo este (MS/Novell) e este (Sun). Como o nome destes projectos deixa transparecer, permitem interoperabilidade entre o standard genuíno e o "desvio".

Diremos que estes conversores são apenas um inicio, pois a fuga só ficará completa quando realmente se estiver a usar a 100% um pacote office baseado no ODF (OpenOffice, StarOffice, KOffice). Por isso e aproveitando a embalagem, deixo aqui 3 cases studies sobre migrações de Microsoft Office para OpenOffice. E já agora, um guia de migração."

Fonte: Tux Vermelho

2 comentários:

  1. Oi cara, estava passando pelo seu blog e cheguei neste post. Dá uma conferida no programa BotecoNet (www.4linux.com.br/boteconet). É um programa ao vivo sobre software livre. No próximo programa, representantes da Microsoft irão falar sobre OOXML e interoperabilidade.

    No primeiro programa (ao qual você pode baixar em www.4linux.com.br/boteconet/edicoes/odf_versus_ooxml), Pedro Rezende (professor da UnB) e Jomar Silva (da ODF Alliance Brasil) discutiram as vantagens do padrão ODF.

    Spread the word!

    ResponderExcluir
  2. Olá Erik,

    Estou ciente da programação do Boteconet, inclusive já realizei alguma divulgação no "corpo a corpo".

    Prometo que logo farei uma referência a isso aqui no blog.

    Obrigado pela visita e espero que você volte sempre.

    Abraço,

    ASF

    ResponderExcluir