"Will It be possibile to see mobile device with Ubuntu preinstalled?
Are you talking with hardware manufacturer?
Absolutely, we expect to see mobile devices based on Ubuntu next year."
O Ubuntu Mobile rodará em diferentes tipos de dispositivos como tablet pc, Intel MDI, UMPC, dentre outros.
Fonte: Matt Zimmerman on Ubuntu Mobile
Uma versão mobile é complicada, veja o iphone por exemplo, ele roda o Mac OSX dentro dele, então poderiamos dizer que é uma versão mobile do osx, mas a solução que a apple encontrou para não comprometer o sistema foi apena liberar para desenvolvimento de terceiros aplicativos web.
ResponderExcluirCom o Linux é mais complicado ainda, pois a uma filosofia de que tudo deve ser livre, ai se a Cannonical entrar em acordo com a motorola eles vão ter de restringir igual a apple fez para não comprometer o sistema... ou então fica tudo liberado e o linux fica como marginal na história toda.
salvadorcamino,
ResponderExcluirNão concordo completamente com sua observação sobre o Linux no contexto da mobilidade. Existem sim alguns desafios consideráveis a serem superados, mas muita coisa já está sendo feita para enfrentá-los.
Veja por exemplo o anúncio de uma API estável para drivers na userspace, é uma ótima solução técnica para o problema do kernel atrelado a uma arquitetura/plataforma de hardware em dispositivos móveis.
Quanto ao compromisso com a liberdade, na minha opinião, o Ubuntu tem crédito de sobra nesse quesito, você não concorda?
Eu prefiro esperar para ver como a Canonical vai nos surpreender dessa vez.
Abraço,
ASF
Referência: http://liquidat.wordpress.com/2007/07/21/linux-kernel-2623-to-have-stable-userspace-driver-api/