segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Outros fornecedores realmente podem implementar o OOXML?

A resposta é simples: Não completamente!

E ainda existe o risco de expor-se a processos por infração de patentes e copyright.

Em um artigo curto e direto Jamie McCracken expõe as armadilhas com patentes, as falhas, emissões e a natureza semi-proprietária do formato OOXML da Microsoft.

3 comentários:

  1. Sem querer defender o OXML, mas queria adicionar um ponto relevante:

    Recentemente fui a um curso de OXML para desenvolvedores e observei que o padrão de 6000 páginas basicamente menos da metade das páginas de recomendações e arquitetura e o resto é simplesmente referência de atributos e elementos.

    Na boa, vc leu toda a referência do Python? Eu não li toda a referência do Java, mas ela está lá para quem quiser ver, e ela não é pequena também, e ninguem reclama por isso.

    Não acho que OXML seja o máximo, mas também não é esse montro que se pinta.

    Outra, a Apple já implementou o padrão.

    ResponderExcluir
  2. Aliás, vamos ser francos. É lógico que nunca nem a microsoft vai implementar o padrão completamente. A especificação não é feita para ser implementada completamente, ela é feita para que haja interoperabilidade entre sistemas (de escritório no caso).

    Se eu quiser fazer relatório usando openXML, então eu vai usar apenas parte do padrão (wordprocessorML) ou o SpreadsheetML. Sempre vai ser parte do padrão.

    Sobre as patentes, mas uma vez, eu não acredito que haja patentes que impeçam a implementação do padrão em cima do que a epecificação compreende, e mesmo se tivesse, isso é problema apenas dentro do território americano, e não brasileiro. O INPI não realiza esse tipo de patente.

    ResponderExcluir
  3. [...] Parabéns ABNT pela decisão! Não tem como aceitarmos um padrão que não segue um padrão ou que nem todos poderão implementar… [...]

    ResponderExcluir