Veja como seus hábitos de uso com o Apple iPhone podem estar sendo coletados sem o seu consentimento ou notificação a esse respeito:
EXCLUSIVE: Apple Secretly Tracking iPhone IMEI and Usage (with proof)
Mesmo se tratando de uma invasão a sua privacidade esse não é um caso isolado e a Apple não é única empresa que faz uso de estratégias como essa.
A maioria dos produtos eletrônicos, de comunicação e softwares que você utiliza atualmente podem estar coletando seus dados pessoais, preferências e hábitos de uso e fornecendo essas informações sem o seu consentimento a fabricantes e prestadores de serviço.
Esse tipo de abuso precisa ser combatido e as empresas realmente éticas devem informar ao usuário sobre qualquer coleta de informação que ocorra, sobre o tipo de informação que será coletada e sobre o uso que será dado a essa informação. O ideal inclusive é que proporcionem ao usuário/cliente condições para que ele tenha a escolha de consentir ou não com a prática.
É claro que as empresas também tem o direito de restringir o acesso a serviços ou reduzir funcionalidades de seus produtos para usuários/clientes que optem por "não colaborar". Mas reitero, acredito que essa deve ser uma escolha transparente e simples.
Infelizmente por falta de informação e conhecimento está cada vez mais difícil garantir a privacidade das pessoas.
Para finalizar uma dica: ainda existe um bastião bastante confiável quando o assunto é segurança e privacidade, trata-se das soluções tecnológicas baseadas em software livre ou de código aberto. Portanto se o sigilo e a confiabilidade são exigências essenciais para você, lembre-se disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário