terça-feira, 16 de setembro de 2008

E logo, logo a temperatura pode aumentar ainda mais

Finalmente foi apresentada na última LinuxWorld uma versão acabada da ACCESS Linux Platform (ALP) - também conhecida como a próxima geração do PalmOS.



Leia uma análise na matéria do Ars Technica.

A próxima semana será bem quente...

... e eu não estou falando da previsão do tempo!

Hoje foi confirmado pela T-Mobile que o primeiro "Google Phone" será anunciado oficialmente na próxima terça-feira, dia 23 de setembro.

Por aqui finalmente também parece confirmado o início da comercialização do Apple iPhone, através da Claro e Vivo.

Parabéns Nerdson!


Vida longa ao Nerdson, Beta Bitsy, Lilo, Amigoogle e até mesmo ao Bozo*!


* não fosse ele quem nos divertiria e irritaria tanto?

Lançado VMware Fusion 2

Às vesperas da VMworld 2008, com anúncio de iniciativas como Virtual Datacenter OS e VMware View (e em meio à intrigas e picardias de bastidores), a VMware libera a versão final do excelente VMware Fusion 2.

Indispensável!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Apple libera o update 10.5.5 para Mac OS X

Apple acaba de liberar nesta segunda-feira o update 10.5.5 para o Mac OS X Leopard.

Com centenas de melhorias e correções de bugs, esta provavelmente deve ser a última grande atualização do sistema antes do Mac OS X Snow Leopard.

Leia uma descrição completa no AppleInsider.

OpenOffice.org 3.0 Release Candidate 1

Disponível o RC1 do OO.org 3.0. Inclusive com interface Acqua para o Mac OS X, no release principal.

Dica do Simon Phipps (SunMink). No mesmo post também há uma outra dica que nos obriga a refletir sobre o futuro com DRM.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

E não é que deu certo?



A estratégia de Bin e Page (Chrome somente para o Windows por enquanto) parece que está mesmo surtindo efeito:
Segundo informações da Net Applications, uma empresa especializada no monitoramento de tendências na internet, observou que os usuários do Internet Explorer tem migrado em maior número para o novo navegador do Google.

Em comparação com outros navegadores, o Internet Explorer teria apresentado uma queda de 1,4 em seu total de 71% do segmento de mercado. No entanto, os navegadores Opera, Firefox e Safari apresentaram crescimento neste mesmo período. - Google Discovery

Agora resta-nos aguardar pela liberação do IE8 e observar a contra-medida que será adotada pela Microsoft.

Internet Explorer 8 empurrado novamente como atualização de segurança para Windows? Ou quem sabe algo mais criativo ou eficaz?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Tem coisas que só a Microsoft faz por você

Segundo uma notícia da Reuters, as negociações na bolsa de valores de Londres tiveram de ser paralizadas durante sete horas na última segunda-feira em decorrência de problemas em computadores. - Linux Magazine

A mesma notícia, nas "palavras" do pessoal do Notícias Linux:

"A TradElect, plataforma de comércio para a bolsa de valores de Londres, baseada em Microsoft .Net, esteve fora do ar por 7 horas, significando que seus acordos de níveis de serviço (SLAs) de 99.999% de disponibilidade já foram 'gastos' para aproximadamente os próximos 100 anos. O TradElect foi lançado em junho de 2007 e foi projetado para aumento de velocidade e capacidade do sistema."

Já não aguento mais escrever sobre as mancadas da Microsoft aqui no blog!. Puxa vida, quando será que esses caras de Redmond tomarão jeito?

Você pode ler mais sobre o assunto em:

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

VMware Fusion, Mac e Linux no LHC

"O VMware Fusion permite que Macs baseados em processador Intel executem aplicações para Linux sem a necessidade de reboot, em máquinas virtuais. Estas aplicações interconectam os Macs ao grid de computadores do LHC - uma rede com 40.000 CPUs." -- Macworld

Reflexão: Depois do assalto da Microsoft a VMware será que as coisas vão mudar? Quando isso acontecer será que o pessoal do LHC vai ser forçado a vivenciar o mesmos dissabores da turma da ISS?

Hum, isso não me parece nada bom... [medo]

Se a gente não consegue fazer bem em casa...

... a gente compra. Se não pode comprar, a gente toma!

Esse parece ser mesmo o mote por trás dos negócios da gigante de Redmond. Eis que surge mais um exemplo desse modus operandi da Microsoft:

Segundo matéria publicada no NYT a Microsoft vem se movimentando pelas sombras para tomar de assalto a líder incontestável no milionário segmento de soluções de virtualização, a VMware.

E parece que conseguiu, pois acabam de deixar a companhia dois de seus fundadores e junto com eles uma leva de engenheiros.

Tudo começou com a demissão de Diane Greene (CEO) em julho último, substituída por Paul Maritz (do círculo fechado da Microsoft). E agora quem se despede da empresa é o marido dela, Mendel Rosenblum que ocupava o cargo de chief scientist na VMware. Ambos foram idealizadores e fundadores da companhia.

A VMware detém hoje 86% do mercado de virtualização e fechou o último ano com uma receita de $2 bilhões, enquanto sua principal rival a Citrix Systems (sabidamente reduto da Microsoft e empresa responsável pelos esforços em torno da construção de uma tecnologia de virtualização para o Windows, Viridian) posiciona-se com apenas 3% do mercado e receitas de $3 e $4 milhões para software de virtualização em servidores e desktop.

Rosenblum agora se dedicará em tempo integral às suas aulas na Universidade de Stanford.

O mais irônico de tudo é que antes de criar a VMware, Resenblum e seus estudantes de graduação na Stanford fizeram uma demonstração da tecnologia de virtualização para altos executivos da Microsoft, e estes a classificaram como "uma idéia idiota".

E o maior "microscópio" já criado pelo homem entrou em funcionamento

Dica de leitura: Scientists Activate Particle Collider - NYT

Junto com a sensação de euforia é claro, fica também um certo gosto amargo para a comunidade de físicos norte-americanos uma vez que o LHC ultrapassa em 5 vezes a capacidade do Tevatron instalado no Fermilab e até então o maior acelerador de particulas em funcinamento.

Isso é especialmente triste, segundo o NYT, porque em 1993 o congresso norte-americano cancelou os planos para a construção de uma máquina equivalente chamada Superconducting Supercollider, que custaria aproximadamente $11 bilhões (o LHC custou $8 bilhões e 14 anos de trabalho), forçando toda uma geração de jovens físicos a escolher outros campos de pesquisa, tais como a astrofísica e a cosmologia para conseguir produzirem resultados mais imediatos.

Não bastasse isso, houve também um recente corte no orçamento que obrigou o Fermilab a extinguir 100 postos de trabalho e a cancelar importantes pesquisas em andamento.

No entanto, por ter contribuído com um orçamento de $531 milhões (e mais algum lobby) para a construção do LHC no CERN, os EU disporão de uma sala de controle remoto no Fermilab equipada para monitorar diretamente os experimentos realizados no CERN.

Portanto apesar da dianteira assumida pelo consórcio internacional controlado pelos europeus, ainda existe a esperança e a possibilidade de que a partícula "sagrada" venha a ser encontrada no Fermilab.

Leia também: O fim do mundo está próximo...

Design, experiência do usuário e desenvolvimento na Canonical

A Canonical está contratando designers e especialistas em interface com o usuário e os colocará trabalhando em projetos como o X, OpenGL, Gtk, Qt, Gnome e KDE. A iniciativa se alinhada com a meta estabelecida por Mark Shuttleworth, na útlima OSCON: "disponibilizar em dois anos uma experiencia de usuário equivalente aquela oferecida hoje pela Apple".

Para se informar sobre todos os detalhes do anúncio leia "Design, user experience and development at Canonical", no blog do Shuttleworth.

O desafio é enorme, mas em linhas gerais concordo com o pensamento do Mark Shuttleworth.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Uma campanha sobre o nada

Uma reflexão sob a forma de 4 perguntas:

Microsoft Windows Vista Ultimate Jerry Seinfeld Signature Edition (Ricardo Bánffy)

O fim do mundo está próximo...

... e segundo previsto ele acontece, amanhã! Isso mesmo, no dia 10 de setembro de 2008 aproximadamente logo após nossos amigos do CERN colocarem para funcionar completamente o Darth LHC.

Bem, pelo menos é o que acredita um grupo de moradores do Havaí.

Agora voltando ao mundo real, amanhã entrará em funcionamento total o LHC (Large Hadron Collider). Trata-se de um enorme instrumento científico instalado próximo a Genebra, na Suíça, e que tem como principal missão confirmar a existência de nada menos que (nas palavras do pessoal do Gizmodo) A Força.

Fãs de Star Wars, é dessa Força mesmo que eu estou falando!

Ou como os físicos preferem chamá-la, Boson Higgs. A partícula responsável pelo campo que interage com todas as demais partículas existentes no universo.
Most physicists believe that there must be a Higgs field that pervades all space; the Higgs particle would be the carrier of the field and would interact with other particles, sort of the way a Jedi knight in Star Wars is the carrier of the "force." The Higgs is a crucial part of the standard model of particle physics—but no one's ever found it. -- Gizmodo

E olha que tem gente de peso apostando grana (não tão grande assim) que os cientístas no CERN não conseguirão atingir seu principal intento com o experimento.

Por via das dúvidas, lembre-se que você ainda tem pelo menos algumas horas sobre este planeta!

Brincadeirinha. ;-)

domingo, 7 de setembro de 2008

Let's Rock September 9


Enquanto isso aumentam as expectativas em torno dos anúncios para a próxima terça, dia 9!

The Switcher Guide: From Mac OS X to Windows

Piada? Nada disso.

O Paul Thurrott's (já fazia muito, muito tempo que não visitava o WinSuperSite) parece estar levando tudo muito a sério:

The SuperSite Switcher Guide: From Mac OS X to Windows iTunes Migration 101: iTunes to iTunes

Eu realmente respeito um cara que não tem vergonha de assumir que pensa diferente da maioria! Mesmo achando que nesse caso ele definitivamente perdeu juízo.

PS: Isso também deve fazer parte do tal esforço (uma contribuição modesta certamente) para tentar levantar o moral do Windows.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Dell Inspiron Mini 9

Hoje finalmente a Dell lançou o netbook que eu realmente compraria. Com vocês o Dell Inspiron Mini 9:







Para ser sincreo venho aguardando por esse lançamento com uma certa ansiedade.

Para os gringos a empresa preparou uma promoção imperdível para o lançamento do equipamento. Na compra de um Dell Studio 15, XPS M1530 ou XPS M1330, no período de 5 à 9 de setembro, é possível levar junto um Inspiron Mini 9 por módicos $99!

Fonte: Direct2Dell.com

Novos SONY Vaio

Olha que bacana:



O que mata é o SO!

Eu quero ser a nuvem

Fazendo uso da metáfora futebolística... "dessa vez o Paulo Vasconcellos acertou na veia":

Aquela Nuvem que Passa lá em Cima sou Eu, Google - Graffiti

PS: eu não sou o Lula, mas também sou brasileiro ora bolas.

A Guerra dos Navegadores

Em tempo de reaquecimento nas chamas "browser wars", nada mais apropriado do que dar uma espiada no opisódio homônimo, da série "The True Story of The Internet" do Discovery Channel:

A Guerra dos Navegadores - Discovery Channel (assista ao vídeo)


Dica da Luciana Schmoeler, no Blog.Macmagazine.

Reflexões sobre a indústria de software em 2020

Não minhas. São as reflexões do Cezar Taurion, leia:

Como será a indústria de software em 2020?

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

É por isso que eu "adoro" o Windows Mobile

Quem já usou (ou usa) sabe bem do que eu estou falando. Mas se você não acredita veja com os seus próprios olhos um exemplo do que ele é capaz!

Samsung Omnia Isn't Going to Kill iAnything - Gizmodo

(nesse caso em particular, trata-se do Windows Mobile em todo o seu explendor ajudando a Samsung a vender seu iPhone killer)



É por isso que eu realmente "adoro" essa plataforma. Afinal não é nenhum daqueles códigos bugados do open source, não é mesmo Minerbo?

'Baboo Fud'

O Google acaba de liberar o Chrome e o pessoal ligado a Microsoft parece já estar em polvorosa (a despeito das negativas através dos canais 'oficiais'). Olha só esse FUD infantil publicado pelo Aurélio Minerbo no site Baboo:

Google Chrome já apresenta falha crítica - baboo (reparem no comentário do Minerbo)

Alguém esqueceu de avisar ao Aurélio que se trata de um software novo, revolucionário, ainda em versão beta, executando em Windows e que justamente por ser open source é possível depurá-lo de forma tão ágil.

Esqueci de mais alguma coisa?

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Assinado o Protocolo de Brasília

Na semana passada durante o Consegi (Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico) foi assinado o chamado Protocolo de Brasília, documento que formaliza o comprometimento público de diversas empresas e órgãos do governo brasileiro para adoção do ODF como padrão oficial para troca de documentos entre os órgãos federais.

Leia mais sobre o assunto no blog do Cezar Taurion.

Google Chrome confirmado!

Agora temos a confirmação oficial sobre o Google Chrome (após anos de especulações a esse respeito).

Eu gostaria de tecer algumas considerações:

É interessante notar como o pessoal da Google parece ter feito tudo certinho, no timing perfeito!

Eles aguardaram o lançamento do FF 3 sabendo que a Microsoft faria o mesmo para conseguir copiar as funcionalidades mais interessantes para o seu IE8.

Esperaram também pelo anúncio da versão beta do navegador da Microsoft, o que praticamente inviabiliza mudanças radicais no código do IE8, só então anunciaram o Chrome.

E antes do anúncio do Chrome ainda se preocuparam em divulgar a renovação do investimento que fazem na Fundação Mozilla. Isso permitirá que os desenvolvedores do FF (e de outros ótimos softwares open source também) possam trabalhar com tranquilidade por mais alguns anos fazendo o que sabem fazer melhor, inovar.

Saem fortalecidos dessa o FF e o Safari. Ambos, navegadores com abordagens modernas e dotados de ótimos recursos. Dentre eles engines JavaScript velocíssimos e projetos para permitir conteúdo off-line e aplicações web auto-contidas (webapps).

Perde a Microsoft que lançará um navegador (praticamento o último navegador totalmente proprietário) novo porém obsoleto.

- Quem mandou se isolar tanto? (meu comentário desnecessário) -

Uma especulação: basta uma rápida olhada na arquitetura anunciada para o Chrome para perceber que ela revela que estamos diante de mais uma peça na construção de um futuro onde os sistemas operacionais, como hoje conhecemos, se tornarão irrelevantes.

Agora nos resta aguardar para finalmente por as mãos em uma cópia da versão beta.

Salvem o Vista!

"Tudo bem que o Vista é uma piada, mas pagar o Seinfeld para contá-la não a tornará mais engraçada." (Glauber Rodrigues, na lista do PSL-Brasil).

Nada contra o Seinfeld, muito pelo contrário. Dez milhões de dólares! Se eu fosse ele pediria bem mais para a Microsoft: vinte, trinta... ainda é pouco para tentar o impossível.

Além disso a escolha de Jerry Seinfeld não parece mesmo a mais acertada. Que assistiu ao engraçadíssimo sitcom que levava o seu nome, bem sabe que o computador utilizado por Seinfeld não era exatamente um PC. :-)

Achei interessante e também resolvi compartilhar aqui a matéria do Crave com os comentários bem-humorados dos leitores sobre quem seria a melhor escolha para assumir esse fardo!