quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Os notebooks atuais com tela multi-touch







Continuo achando idiota precipitada a idéia de equipar os notebooks atuais com telas multi-touch (mesmo aqueles com telas do tipo convertible, ao estilo Tablet PC).

Passado o encantamento inicial logo deve cair a ficha e ficará evidente que as interfaces gráficas dos sistemas operacionais atuais não foram projetadas para utilização com os dedos.

É preciso repensar totalmente o paradigma da interface e construir algo novo, realmente confortável e funcional para o usuário. Semelhante ao que já ocorre com os smartphones modernos (ex: Apple iPhone, Google/HTC G1, etc).

Aliás toda essa tecnologia foi aperfeiçoada pensando no uso dado a esse tipo de dispositivo.

Uma exceção interessante e que merece ser citada é o trabalho que está sendo desenvolvido pela Apple (novamente ela) ao adaptar o trackpoint dos seus portáteis para que reconheçam gestos mais complexos realizados pelos dedos do usuário. Há fortes indícios também, inclusive através do registro de algumas patentes, de que a empresa de Cupertino está desenvolvedo novos paradigmas de interface que deverão ser incorporados em seus equipamentos. Isso poderá permitir em um futuro próximo a operação confortável e produtiva de equipamentos do tipo notebook, por exemplo, através de gestos na tela.

Hoje, na minha modesta opinião, operar um notebook com tela sensível ao toque é apenas uma estravagância e pouco trará em ganhos de produtividade para a esmagadora maioria dos usuários e aplicações.

Isso para não falar na aflição que algumas pessoas poderão sentir ao perceber que a tela do seu equipamento balança freneticamente para frente e para trás, a cada toque dos dedos. E que após algumas horas de uso o aspecto geral da tela curiosamente fará lembrar o banheiro público da estação rodoviária.

Um comentário: