segunda-feira, 2 de março de 2009

Mais vaporware da Microsoft. Se não dá pra desenvolver um novo, invente alguma coisa

Não passou nem 24h e a INFO se saiu com essa:

"A raposa que se cuide, pois a gazela da Microsoft vem aí" - Plantão Info

Repercutindo o mais recente vaporware da gigante. A intenção da Microsoft é justamente fabricar notícia para não sair da mídia.

Me fez lembrar da recente fanfarra em torno do tal Singularity.

Maurício Greco, Machadinho e cia, lá na redação da Info, tentaram a todo custo transformar algo que não passava de uma experimentação acadêmica, no "futuro e revolucionário" sistema operacional da Microsoft.

O que Singularity e Gazelle tem em comum é justamente o fato de que não são produtos em desenvolvimento, são apenas experimentações em torno de algumas idéias interessantes.

Enquanto isso Apple (Safari), Mozilla (Firefox) e Google (Chrome) seguem inovando ao lançar novas versões reais de seus excelentes navegadores, erodindo cada vez mais a fatia de mercado do já combalido Internet Explorer.

6 comentários:

  1. Como comentei no www.profissionaisti.com.br, para mascote poderiam criar uma gazela com fogo no rabo e nomear o produto como FireGazelle, aí fechava o caixa.

    Acho interessante estarem experimentando algo novo, mas creio que já possam estar um tanto quanto atrasadinhos.

    Obrigado por ter linkado o PTI aqui no seu blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Jackson,

    O problema está justamente em experimentarem muitas coisas novas e simplesmente continuarem fazendo o mesmo.

    Vou copiar aqui um comentário que fiz sobre esse assunto num grupo de discussões do qual faço parte, acho que deixa bem claro o meu ponto de vista:

    "A Microsoft virou uma empresa anacrônica.

    Ela consegue reunir boa parte da nata dos pesquisadores de ciência da computação mas simplesmente não consegue capitalizar de fato em cima disso.

    E segue se afundando cada vez mais num emaranhado de software ruim e estratégias inconsistentes.

    Estou convencido de que é preciso tirar o pessoal de vendas (Ballmer) do comando da empresa e colocar no lugar dessa gente alguém que realmente entenda a tecnologia (não necessariamente um cientista da computação ou engenheiro) e saiba como aplicá-la de maneira a criar produtos realmente bons e cativantes.

    Só dessa forma haverá alguma chance de recuperação. Só assim realmente surgirá uma Microsoft renovada e capaz de fazer frente à concorrência sem recorrer ao jogo sujo.

    Hoje entramos em uma era pós-Internet e pós-Open Source. Duas tecnologias que simplesmente se transformaram nos blocos fundamentais para a construção de uma nova realidade em toda a indústria de TI, a excessão da Microsoft.

    E a Microsoft reluta e segue sem conseguir a sua inserção nessa nova realidade, desperdiçando uma enorme vantagem que dispõem por ter conseguido posicionar o Windows como plataforma dominante. Joga pela janela uma quantidade fabulosa de dinheiro em campanhas de marketing milionárias na esperança de mudar a imagem ruim que os consumidores estão fazendo de seus produtos e da empresa. Seria muito mais interessante que ela investisse esse dinheiro na correção daquilo que realmente está quebrado.

    Uma pequena curiosidade, a Microsoft gastou com a campanha publicitária para lançamento do Windows Vista uma quantidade de dinheiro superior ao que Apple investou para o desenvolvimento do iPhone."

    E nossa imprensa? Que vendida, hein!?

    Quando será que tomarão coragem (ou vergonha na cara) para criticar alguma coisa venha da Microsoft?

    ResponderExcluir
  3. Antonio,

    Gostei do seu comentário. Pode ser polêmico (se algum microsoftiano lê-lo), mas falando a realidade.

    Até mesmo, gostaria convidá-lo a aumentar (ou não) este comentário e torná-lo um post do PTI.

    Se por acaso tiveres interesse, me avise.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Jackson,

    Fique à vontade para citá-lo, sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  5. Olá Antonio,

    Para seu conhecimento.

    http://www.profissionaisti.com.br/2009/03/a-microsoft-virou-uma-empresa-anacronica/

    Se tiveres alguma sugestão a mais ou se não gostar de algo, me avise.

    Caso tenha algum comentário, peço a gentileza de me ajudar...hehehe.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Jackson,

    Não há do que reclamar.

    Abraço,

    ASF

    ResponderExcluir