domingo, 27 de setembro de 2009

Apple e Intel unidas no desenvolvimento da Light Peak?

Na semana que passou a Intel apresentou ao mundo a tecnologia Light Peak, trata-se de um uma interface de conexão óptica de alta velocidade e multiprotocolo que em um futuro próximo pode unificar vários tipos de interface existentes nos computadores como USB, FireWire, vários tipos de interface de vídeo, rede, etc.

Tudo indica que o projeto nasceu na Apple em 2007 e que discussões sigilosas para o desenvolvimento da tecnologia vem ocorrendo desde então no mais alto escalão destas empresas.

An official Apple HackintoshNa semana que passou a Intel apresentou ao mundo a tecnologia Light Peak, trata-se de um uma interface de conexão óptica de alta velocidade e multiprotocolo que em um futuro próximo pode unificar vários tipos de interface existentes nos computadores como USB, FireWire, vários tipos de interface de vídeo, rede, etc.

Tudo indica que o projeto nasceu na Apple em 2007 e que discussões sigilosas para o desenvolvimento da tecnologia vem ocorrendo desde então no mais alto escalão destas empresas.

Atualização em 30/09:

Sources: 'Light Peak' technology not Apple idea, CNet News

Leia também: Why Apple is betting on Light Peak with Intel: a love story, Apple Insider

[via: OS News]

sábado, 26 de setembro de 2009

O Windows 7 vem aí!

Estamos também às portas do lançamento oficial do Microsoft Windows 7 e eu tenho certeza de que a nova versão do sistema vai enterrar de uma vez por todas o Windows Vista.

Mas transformar o Vista em uma lembrança ruim do dia para noite não dá para considerar como um feito digno de mérito. Alguém discorda?

O alvo real é Windows XP.

E eu vou dar o braço a torcer: também acredito que o Windows 7 será capaz de substituir gradualmente o XP nas máquinas das pobres almas que ainda estão aprisionadas ao mundo Windows.

Agora difícil é me convencer de que o Windows é cool o bastante para ainda gerar algum entusiasmo ou grande expectativa para esse lançamento.

Pior ainda é tentar estimular isso com publicidade desse tipo: Microsoft's new Windows 7 ads try to be cool, CNET News

Um 'embrace and extend' do bem

O pessoal do Google anunciou esta semana o 'Google Chrome Frame'.

Trata-se de um plug-in para ser instalado no Microsoft IE que dará suporte ao padrão aberto HTML 5, não abraçado pela Microsoft até o momento.

A Google vem trabalhando em conjunto com Apple, Mozilla e Opera para suportar o HTML 5 e proporcionar a melhor experiência possível aos desenvolvedores que adotarem esse padrão da indústria. Com ele será possível criar aplicações ricas para a Internet sem a necessidade de middlewares proprietários como o Adobe Flash e Microsoft Silverlight.

chromewave092409

Mas é claro que a iniciativa da Google não é completamente desprovida de interesse, a ausência do suporte a HMTL 5 no IE estava tornando cada vez mais complicado o desenvolvimento do Google Wave, a plataforma de colaboração revolucionária que a Google lançará em breve.

Em um post recente no blog do Google, desenvolvedores do Wave explicam:
"Google Wave depends on strong JS and DOM rendering performance to provide a desktop-like experience in the browser. HTML5's offline storage and web workers will enable us to add great features without having to compromise on performance. Unfortunately, Internet Explorer, still used by the majority of the Web's users, has not kept up with such fairly recent developments in Web technology. Compared with other browsers, the JavaScript performance is many times slower and HTML5 support is still far behind. Likewise, the many different versions of IE still in use -- each with its own set of CSS quirks and layout limitations -- further complicates building rich Web applications."


"In the past, the Google Wave team has spent countless hours solely on improving the experience of running Google Wave in Internet Explorer. We could continue in this fashion, but using Google Chrome Frame instead lets us invest all that engineering time in more features for all our users, without leaving Internet Explorer users behind."

"In the past, the Google Wave team has spent countless hours solely on improving the experience of running Google Wave in Internet Explorer. We could continue in this fashion, but using Google Chrome Frame instead lets us invest all that engineering time in more features for all our users, without leaving Internet Explorer users behind."

Como os desenvolvedores ressaltaram, com o 'Google Chrome Frame' os usuários que por alguma razão estão presos ao IE e não podem migrar para browsers como Firefox, Safari ou Opera agora não serão deixados para trás.

A Microsoft respondeu ao anúncio do plug-in do Google afirmando que "trata-se de um risco que não recomendamos".

Porém, a despeito dos esforços da Microsoft em reputar o IE 8 como o navegador mais seguro existente via publicação de pesquisas patrocinadas (estas pesquisas referem-se basicamente aos recursos de proteção contra ataques do tipo phishing implementandos no IE 8 - URLs forjadas), muitos usuários ainda utilizam IE 6 e IE 7, e ambos reconhecidamente expõem os usuários a muito mais problemas de segurança do que seus concorrentes modernos.

Portanto a maioria dos usuários do IE experimentarão uma segurança relativa superior se decidirem instalar o Google Chrome Frame ou migrar para Chrome 3, Safari 4, Firefox 3/4 e Opera 10.

Já o usuários do IE 8 deverão avaliar o real valor dos mecanismos de segurança implementados pela Microsoft para protegê-los basicamente contra ataques de phishing, em relação aos benefícios do HTML 5 e da performance de JavaScript 10 vezes superior proporcionada pelo Chrome Frame.

Eu particularmente recomendo a migração de IE para um dos navegadores modernos citados.

Para finalizar, é bom não esquecer que o HTML 5 foi projetado para substituir Flash e Silverlight e que grande parte das vulnerabilidades em navegadores web na atualidade referem-se exatamente a bugs encontrados em plug-ins propreitários.

[via: Apple Insider]

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O lince lúcido

The Lucid Lynx

Já que nos encontramos às portas do lançamento do Ubuntu 9.10 Karmic Koala é portanto chegada a hora também do anúncio de seu substituto, mas estamos falando de nada mais, nada menos, que um LTS.

Ele será o Ubuntu 10.4 LTS: The Lucid Lynx.

Leia mais sobre o assunto no post do Jono Bacon:

ANNOUNCING UBUNTU 10.04 LTS: THE LUCID LYNX

Um felino, hein!? Quem sabe isso é representativo.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A realidade aumentada do Bradesco no iPhone 3G S

Lembram da realidade aumentada? Já falamos sobre ela aqui no blog (em agosto/09).

O banco Bradesco saiu na frente ao lançar uma das primeiras aplicações brasileiras (talvez a primeira) que faz uso da tecnologia no iPhone 3G S.





O kernel Linux está inchado, porém não necessariamente do jeito que parece

Linus recetemente disse que o Linux está "inchado e enorme", mas o que isso realmente significa? Certamente ele se referiu ao código do kernel, não necessariamente ao sistema completo para desktop. Ainda assim, o Linux realmente precisa ser consertado, isso seria possível?

Linux is Bloated, Just Not How You Think (Linux Magazine)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Push para Gmail no iPhone

Google libera recurso push para sincronizar contas de e-mail, contatos e calendário no iPhone. Agora você pode utilizar o push com as contas do Gmail, Yahoo!, MobileMe e Exchange Server no smartphone da Apple.

Push Gmail for iPhone and Windows Mobile (Gmail Blog)

Para instruções de configuração visite: http://m.google.com/sync

Google pretende consertar IE para a Microsoft

"Google Chrome Frame é um plugin open-source que adiciona suporte a HTML5, Canvas, e um motor Javascript rápido e mais ao Internet Explorer, substituindo o Trident com Webkit!" (Notícias Linux)

É meus caros, trata-se de um "embrace and extend" às avessas, e do bem!

Veja mais em:

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Haiku, é pura poesia

haiku"Na segunda mentade do anos 90, uma empresa chamada Be surpreendeu o mercado de computação pessoal com um sistema operacional diferente de tudo que existia. O BeOS era altamente modular e ágil, carregava em questão de segundos, fazia uso intensivo de threads, proporcionava uma rica API C++ aos desenvolvedores, possuía um sistema de arquivos de 64 bits com recursos de banco de dados, suporte a journaling, indexação e metadados. BeOS já oferecia tudo enquanto a Microsoft ainda comercializava o Windows 95 e a Apple lutava para fornecer recursos como multitarefa preemptiva."

Hands-on: Haiku, the future of BeOS, is pure poetry, Ars Technica

Haiku é uma implementação open source do BeOS original. E caso você não saiba foi por muito pouco que o BeOS não se tornou o sistema operacional oficial do Mac.

No entanto com o retorno de Steve Jobs à Apple outro sistema foi selecionado para servir de base para a construção do atual Mac OS X. Este sistema era o Nextstep que foi desenvolvido pela NeXT, uma empresa fundada por Jobs nos anos em que ele ficou afastado do comando da Apple, Inc.

Microsoft libera material de apoio ao Windows 7 atacando Linux e Mac

Como parte da preparação para o lançamento do Windows 7 a Microsoft criou uma linha de treinamentos para revendas (nos EU) chamada ExpertZone. O material contém orientações aos vendedores sobre como dissuadir vendas de PCs com Linux e Mac, além de "fatos" para serem utilizados como argumento de vendas de PCs com Windows acompanhados de planos de serviços mais dispendiosos.

Microsoft unleashes retail talking points attacking Linux, Macs (Apple Insider)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Apple libera Grand Central Dispatch através de licença open source

22-gcd-256x176A Apple Inc. acaba de liberar a libdispatch sob licença Apache versão 2.0. Trata-se de uma implementação da API do Grand Central Dispatch em user space.

O GCD é uma das tecnologias mais interessantes implementadas pela Apple no Snow Leopard.

sábado, 5 de setembro de 2009

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Segurança e a Microsoft

Dica de leituraSegurança e Microsoft (Linux Magazine)

Tire as suas próprias conclusões. Eu por exemplo sugiro alterar a última frase de:

"Ou migre para Linux! É mais fácil e custa menos."

Para:

Ou migre para alguma plataforma que não apresente problemas crônicos que beiram a inviabilidade. Duas opções excelentes são o Mac ou o PC com Linux.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

No país da piada pronta o senador tucano mete novamente o bico onde não é chamado

Não sei se esta é para rir ou se é para chorar? Será que o senador Azeredo realmente não entende nada de Internet ou apenas está mal intencionado?
Senado adia votação da reforma eleitoral e relator vai propor mudanças sobre web

Eduardo Azeredo (PSDB-MG) quer liberar parte 'jornal' da internet.

Para senador, sites como o YouTube continuariam com restrições. - G1

Senado adia votação da reforma eleitoral e relator vai propor mudanças sobre web
Eduardo Azeredo (PSDB-MG) quer liberar parte 'jornal' da internet. Para senador, sites como o YouTube continuariam com restrições. - G1


Ô pessoal de Minas, vocês não acham que está na hora de dar um descanso para o senador Azeredo?

Da próxima vez, na época da eleição, que tal pensar um pouquinho sobre o assunto?

Atualização em 4/9/2009 - 19h50

OAB questiona projeto de lei que proibe crítica a candidatos na Internet  - info plantão