quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Haiku, é pura poesia

haiku"Na segunda mentade do anos 90, uma empresa chamada Be surpreendeu o mercado de computação pessoal com um sistema operacional diferente de tudo que existia. O BeOS era altamente modular e ágil, carregava em questão de segundos, fazia uso intensivo de threads, proporcionava uma rica API C++ aos desenvolvedores, possuía um sistema de arquivos de 64 bits com recursos de banco de dados, suporte a journaling, indexação e metadados. BeOS já oferecia tudo enquanto a Microsoft ainda comercializava o Windows 95 e a Apple lutava para fornecer recursos como multitarefa preemptiva."

Hands-on: Haiku, the future of BeOS, is pure poetry, Ars Technica

Haiku é uma implementação open source do BeOS original. E caso você não saiba foi por muito pouco que o BeOS não se tornou o sistema operacional oficial do Mac.

No entanto com o retorno de Steve Jobs à Apple outro sistema foi selecionado para servir de base para a construção do atual Mac OS X. Este sistema era o Nextstep que foi desenvolvido pela NeXT, uma empresa fundada por Jobs nos anos em que ele ficou afastado do comando da Apple, Inc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário