quinta-feira, 19 de novembro de 2009

5 razões para admirar a Microsoft



  1. A criação de uma indústria de software em grande parte é invenção do co-fundador da companhia, Bill Gates;

  2. A popularização do microcomputador deve-se em grande medida ao trabalho da Microsoft com o desenvolvimento dos sistemas operacionais MS-DOS e Windows;

  3. Antes da Microsoft interface gráfica, impressão em cores, digitalização de imagens e interconexão em rede eram coisas muito mais distantes dos "simples mortais";

  4. A padronização de formatos de arquivos sempre foi uma bandeira defendida pela Microsoft;

  5. Assim como a simplificação da atividade de desenvolvimento de software.



Fanboys, regozijem-se!

6 comentários:

  1. Pelo menos em uma coisa vou discordar radicalmente: Padronização de formatos não é uma coisa defendida pela microsoft, simplesmente porque padrões para existirem tem que ser mantidos por órgãos independentes como é o caso do html mantido pela w3c, veja o caso do odt que aprovado como padrão internacional para documentos de texto. O que a Microsoft fez? Inventou outro "padrão". Veja também o caso do formato doc, um arquivo gerado no word 2007 não pode ser aberto pelo mais antigo, ou seja o tal do doc não é um padrão e sim um nome para uma coisa que muda a toda hora. Pra terminar eu gostaria de lembrar também que no começo da Internet a microsoft quiz impor um "padrão" seu no lugar do tcp/ip, se isto tivesse se concretizado para cada acesso meu e seu estaria-mos com certeza pagando royalts. O fato de ela fingir que apoia padrões não esconde o fato de ela mesma abraçar novas tecnologias e inserir modificações para que somente seus programas funcionem. Pesquisando a história da Microsoft a fundo, lendo muitos artigos ao longo de mais de uma década eu tenho muito mais de 5 motivos para detestar a microsoft.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sérgio,

    Você está correto em sua crítica, no entanto precisamos contextualizar as coisas. Permita-me transcrever aqui o item 4:

    2. A padronização de formatos de arquivos sempre foi uma bandeira defendida pela Microsoft;

    Trata-se de uma verdade incontestável, quem acompanha a Microsoft faz tempo sabe disso. Mas também é razoável afirmar que as escolhas feitas pela Microsoft para conduzir esse processo deixam margem para muitas críticas.

    Quase sempre a empresa trabalhou para impor seus padrões em detrimento de todo o resto. E quase sempre também as custas da incompatibilidade forçada com as soluções de terceiros.

    Mas isso é assunto para outro post.

    ResponderExcluir
  3. Como outras antes dela, a M$ já foi vanguarda, JÁ FOI, agora (até que se prove o contrário) está mais para entrave. Bill Gates inovou porque foi além do mercado, NÃO SEGUIU, o mercado.

    ResponderExcluir
  4. Agora outra coisa que devemos saber é que se não fosse a microsoft seria outra empresa, de certo! ;)

    ResponderExcluir
  5. Sem sombra de dúvida. Isso me leva a deduzir também que ela não faria qualquer falta.

    ResponderExcluir
  6. http://www.youtube.com/watch?v=G4LNA6VCipg&feature=fvw

    ResponderExcluir