quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Linux virou mainstream e ultrapassou o Windows

Bem, pelo menos em uma plataforma diferente do desktop. Na área de smartphones essa é a realidade incontestável.

Por mais de uma vez previ aqui no blog que esse seria o desdobramento natural dos fatos, que em um curto espaço de tempo a plataforma Android do Google faria do Linux um sistema tão popular quanto o Windows, transformando-o no mainstream.

Isso aconteceu e agora se torna aparente para o mundo todo através do recente Mobile World Congress.

A profusão de modelos de aparelhos e soluções baseadas em Android apresentadas é enorme porém o mais interessante é que a esmagadora maioria dos usuários nem sequer sabe que está usando um sistema baseado em Linux (que tantas vezes foi taxado de complexo demais para cair no gosto popular).

Vale ressaltar que a adoção de um sistema livre como o Android permitiu aos fabricantes economia em licenciamento do software e a capacidade de aplicar modificações necessárias à diferenciação competitiva. Enfim, é a materialização de um conceito à muito conhecido por nós, o pontencial do software livre para gerar ecossistemas saudáveis de inovação e bastante competitivos.

Microsoft esqueça o iPhone (essa guerra você já perdeu) se ainda existe alguma esperança de continuar viva no jogo o verdadeiro desafio será bater o Android e os demais sistemas livres que surgirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário