quarta-feira, 14 de julho de 2010

Apple convoca conferência sobre o iPhone 4 para a próxima sexta-feira

Apple convidou um seleto grupo de jornalistas para uma conferência na próxima sexta-feira, dia 16/07.

O evento ocorrerá no Campus da empresa, em Cupertino, California, às 14h (horário de Brasília).

Maiores detalhes não estão disponíveis, também não existe qualquer confirmação sobre a presença de Steve Jobs. O anúncio apenas informa que o assunto a ser tratado refere-se ao iPhone 4.

Dada a enorme repercussão negativa que os  problemas com recepção de sinal da antena do iPhone 4 vêm causando (que inclusive fizeram cair o valor das ações da empresa), especula-se que a Apple anunciará uma correção ou fornecerá os detalhes de um plano para superar a crise.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Apple publica comunicado oficial sobre os problemas de recepção com o iPhone 4

A Apple acaba de publicar um comunicado intitulado "Letter from Apple Regarding iPhone 4" onde expõe sua posição oficial a respeito do problema com a recepção do sinal das redes GSM/UMTS (rede da operadora) no iPhone 4.

Segundo a empresa o problema estaria relacionado com um erro na fórmula adotada para o cálculo da intensidade do sinal exibido na tela do iPhone 4. Por conta desse suposto erro de cálculo as barras que exibem a intensidade do sinal não se comportam como deveriam, exibindo mais intensidade do sinal em locais onde, de fato, o sinal não seria tão bom assim.

A correção para isso, segunda a Apple, virá na forma de uma atualização de software a ser liberada nas próximas semanas. E como a mesma fórmula é utilizada desde o lançamento do primeiro iPhone, trata-se de uma atualização a ser aplicada em aparelhos de todas as gerações do iPhone.

Na minha opinião essa explicação além de pouco precisa também deixa de fora alguns aspectos importantes, o problema informado pelos usuários não se limita a um simples feedback de interface. Parecem ocorrer nitidamente problemas de performance no acesso à Internet e até a queda das ligações quando as mãos do usuário tocam especificamente a faixa preta na lateral esquerda inferior do iPhone 4 (onde fica a separação entre as antenas Bluetooth/GPS/WiFi e GSM/UMTS).

Outra questão importante é, por que somente agora com o lançamento do iPhone 4 esse problema ficou tão aparente? Tudo leva a crer que sim, pode existir de fato uma falha no projeto do posicionamento e funcionamento das antenas no aparelho.

Bem, muito se tem especulado a respeito. Eu recomendo a leitura dos seguintes textos sobre o assunto:

Agora resta aguardar a liberação da tal atualização para conferir se a Apple realmente tem razão.