Todos sabem que o iPhone 4 foi lançado no Brasil no último dia 17 de setembro com alguma repercussão.
Infelizmente por aqui essa celebração, que acontece a cada novo smartphone da Apple lançado, não chega nem próximo da comoção que ela provoca em outras praças. Especialmente nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Mas eu não escrevo esse post para comentar sobre o lançamento do iPhone 4, o motivo é outro. Aqui eu vou ensinar como ativar o recurso FaceTime para os usuários da operadora Vivo que estão enfrentando problemas em utilizá-lo.
O FaceTime é um dos recursos mais legais disponíveis no iPhone 4 e permite a realização de videoconferências de iPhone 4 para iPhone 4 através de redes WiFi.
O FaceTime utiliza a rede da operadora apenas para estabelecer a conexão entre os dois iPhone 4. Após estabelecer o contato inicial a comunicação passa a ser realizada apenas através da rede WiFi onde os aparelhos estiverem conectados (você precisa de uma rede WiFi para utilizar o FaceTime), sem qualquer tarifação da operadora para os usuários independente do tempo de conversação.
Para usá-lo bastaria acessar Ajustes > Telefone e ativar o FaceTime. Ocorre que aqui no Brasil, nossas queridas operadoras de telefonia, parecem estar sempre de plantão, prontas para complicar as nossas vidas, não é mesmo?
A ativação do FaceTime se dá através do envio automático de uma mensagem SMS para um provedor de serviços na Inglaterra contratado pela Apple para essa finalidade. No Brasil todas as operadoras enfrentaram problemas para permitir que essa ativação ocorresse de maneira simples e transparente para o usuário, como havia sido planejado pela Apple.
Todas as operadoras no entanto já se manifestaram a respeito do problema, informando inclusive que não cobrarão pelo envio do SMS, exceto a Vivo que ainda não assumiu uma postura muito clara a respeito da ativação do FaceTime (ela apenas informa que resolverá o problema em tempo hábil).
Para piorar as coisas para os clientes da Vivo, ao sincronizar o iPhone 4 pela primeira vez com o iTunes, para a necessária ativação do aparelho (nada diretamente relacionado com o FaceTime), a Vivo baixa um arquivo de atualização de ajustes da operadora que simplesmente bloqueia a ativação do Face Time.
O arquivo em questão é um recurso plenamente legítimo e necessário para manter o iPhone atualizado para utilizar os recursos de qualquer operadora. Os arquivos de atualização deveriam conter apenas ajustes importantes para o correto funcionamento do seu telefone. No entanto, no caso da atualização disponibilizada pela Vivo, ocorre o bloqueio da possibilidade de envio da mensagem SMS necessária a ativação do Face Time para o iPhone 4.
E como eu já disse, a respeito disso a Vivo limita-se a informar que está trabalhando em uma solução para o problema.
Mas saiba que você não precisa esperar pela solução da Vivo para ter a solução.
Se você é cliente da operadora, comprou um iPhone 4 e deseja utilizar hoje mesmo o FaceTime existe uma solução bastante simples e segura para a ativação do FaceTime. E eu vou ensinar como fazer isso aqui:
Se você está lendo esse post e ainda não fez a primeira sincronização do iPhone 4 com o iTunes, ao iniciar a sincronização e receber a notificação sobre as atualizações da operadora, simplesmente as desconsidere (não permita a instalação) e siga com a sincronização normalmente.
Agora para ativar o Face Time basta acessar: Ajustes > Telefone e selecionar a ativação do Face Time. Se tudo correr bem, o recurso será ativado e permanecerá assim, sem nenhum problema (você pode desativá-lo e reativá-lo a qualquer tempo e a seu critério, bastando para isso virar a "chave" do software).
Mas se no seu caso você já sincronizou o iPhone 4 previamente com o computador utilizando o iTunes e instalou a atualização da operadora (atenção: ela que é responsável pelo bloqueio da ativação do Face Time), não se preocupe.
Parta ativar o FaceTime a essa altura primeiro você deve realizar um backup completo dos dados armazenados no seu iPhone 4 utilizando a sincronização do iTunes. Proceda com uma sincronização completa.
Após a sincronização desconecte o cabo USB do iPhone 4 e selecione: Ajustes > Geral > Redefinir. Agora toque na segunda opção, chamada "Apagar Todo o Conteúdo e Ajutes".
Pronto, seu iPhone 4 foi restaurado para as configurações de fábrica! Mas ainda não acabou.
Agora reconecte o cabo USB e proceda com uma sincronização do iTunes para ativar o telefone.
Atenção: quando solicitada a instalação da atualização de ajustes da operadora, recuse-a e siga em frente.
Após a sincronização, no iPhone 4 vá em Ajustes > Telefone e ative o FaceTime. A ativação deve ocorrer sem nenhum problema (e você pode mantê-la ativada ou desativá-la a qualquer tempo, bastando para isso virar a "chave" do software).
Para encerrar o processo, faça uma nova sincronização com o iTunes e desse vez permita a instalação das atualizações da operadora.
Como o serviço já está ativado, você não enfrentará qualquer problema para utilizar o FaceTime daqui por diante (a atualização da Vivo apenas bloqueia a ativação do FaceTime, não a sua utilização).
Não tenho certeza se a Vivo provocou esse transtorno todo a seus clientes que possuem o iPhone 4 apenas por barbeiragem.
O fato é que você não precisa ficar refém da equipe de suporte da operadora para utilizar o FaceTime no seu novíssimo e lindo iPhone 4, ainda hoje mesmo!
(atenção: não garanto que esse procedimento funcionará para todo mundo, siga o que descrevo aqui por sua conta e risco).
Atualização em 30/09/2010:
Ontem encerrou o prazo dado pela Vivo para solucionar o problema da ativação do FaceTime e a operadora parecer ter cumprido com a promessa. Alguém que estava enfrentando o problema, e não conseguiu solucioná-lo mesmo com a dica aqui do blog, pode confirmar a normalização informada pela Vivo?
Atualização em 01/10/2010:
Continuam os relatos sobre problemas com a ativação do FaceTime através das operadoras brasileiras. Leia mais sobre o assunto no post "Diversos usuários continuam sem conseguir ativar FaceTime em iPhones 4 comprados no Brasil" do blog MacMagazine.
Dica de App em 20/11/2010:
Curtiu o Apple FaceTime? Experimente então o Tango, com ele é possível utilizar além do WiFi, também a rede 3G para vídeo chamadas.
Boa tarde, tudo bem!!! Eu já tinha procedido este tutorial no dia 19 agora e obtive exito, usei de monte este excelnte recurso, com chamadas internacionais inclusive, pois bem, fiz um novo restaure no meu iphone ontem e pinba, cadê meu FaceTime ativado. Já restaurei via itunes, apaguei todo conteudo, apaguei configuracoes de rede, sempre negando a atualizacao do perfil da operadora 8.1 e nada, ja repeti isto umas 30 vezes na ultima hora, rs. A Vivo nem faz nada pois há uma previsão para amanha dia 29 as 23h45, ou seja, esperar ou esperar. Maldita hora que fui fazer um restaure. Outra coisa, outro amigo meu que tinha o FT ativado de boa tb da vivo, simplesmente desabilitou para reabilitar logo em seguida, e adivinha "ESPERANDO ATIVAÇÃO" tb.
ResponderExcluirFrancisco, por aqui funcionou.
ResponderExcluirVocê fez o "reset" completo? Ativou o telefone e não instalou mais nada (podes inclusive interromper a primeira sincronização no meio)? Entrou na rede WiFi, ativou o Face Time em Ajustes > Telefone? E tentou ligar para outro iPhone 4 (também conectado em rede WiFi) para realizar o teste?
Se quiseres realizar um teste comigo envia uma mensagem para antonio.fonseca -at- gmail.com.
Amigo, o meu ativou muito obrigado pla dica.
ResponderExcluirVoce tem o dom, foi o primeiro Brasileiro que deu uma dica que funciona para Vivo.
Abracos
Esse procedimento é muito antigo. Já fiz isso várias vezes e nada!!
ResponderExcluirSou da Vivo não portado.
Isso daí já fiz umas trocentas vezes, nunca deu certo.
Guilherme, certifique-se de que está seguindo à risca cada um dos passos descritos na ordem correta. Leia também minha resposta ao Francisco logo acima. Um abraço.
ResponderExcluirParece que existe um problema nos servidores no UK onde é feita a bendita ativação,que não reconhece alguns números do Brasil. Já havia tentado isso em duas linhas,dois telefones sem sucesso. Cheguei a editar o arquivo IPCC 8.1 da operadora(Vivo)que faz que ele mande o SMS para o numero errado,isso o tranforma no 8.0,mas, nada! Enquanto não corrigirem o problema com todos os números,alguns como o meu e de outros, não vāo ativar! O problema não é tāo simples assim,infelizmente.
ResponderExcluirOlá Sérgio, obrigado pelas informações. Certamente quanto mais informação melhor para ajudar a esclarecer essa situação desagradável para nós usuários dos serviços das operadoras brasileiras.
ResponderExcluirQuanto a problemas nos servidores no UK eu não estou completamente convencido disso, mesmo porque os números são gerados pelas operadoras brasileiras para eles, não é mesmo?
Mas é claro que não podemos isentar completamente a responsabilidade da Apple nesse problema. Afinal de contas para lançar o produto no Brasil ela deveria certificar-se de que tudo estaria em ordem previamente.
O fato é que o procedimento descrito aqui no blog parece funcionar para alguns, mas infelizmente ainda não soluciona o problema em definitivo.
Olá Antonio. Sim, precisamos trocar informações e nos unir. Parabenizo-o pelo blog.
ResponderExcluirQuanto ao problema dos servidores no UK,não posso garantir que seja esse o culpado,apenas, repassei o que li em outro lugar por uma pessoa que entende bem do assunto,mas que pode estar errada,claro.
Agora,um absurdo o descaso da Apple viu? Para que tanta palhaçada? As operadoras brasileiras não são oficiais para eles? Para que ter que ser no Uk ?! Ativei o FT do ipod touch em segundos através de email!
fiz sim, tudo como está ai
ResponderExcluirnão vai nem com reza brava
Bom dia, obrigado pela resposta. Acabei de refazer tudinho, passo a passo, reset geral pelo aparelho, ativaçao via itunes, negando a atualizacao 8.1 da vivo. Nem sincronizei ou restaurei o backup do aparelho, ejetei do itunes assim que ativou, deixei meu iphone cru, com recem saido da caixa. Agora o que fiz de diferente foi conectar no wifi antes de tentar ligar o face time, porem nada, ainda na bendita ESPERANDO ATIVAÇAO. Reforço que ja tinha feito este procedimento dia 19 e de fato de certo, ele realmente funciona, ja testei. Acredito então que este procedimento só funciona uma vez, pois estou tentando fazer de novo e nao ta dando certo. Bom hoje as 23h45 termino o 5 prazo que a Vivo deu para regularizar o serviço, Sao longuinho, Sao longuinho, se a vivo nao prorrogar o prazo dou 3 pulinhos... abraços
ResponderExcluirO meu ativou, mto obrigado pela dica.
ResponderExcluirA vivo vendia (talvez ainda venda) celular com bluetooth bloqueado "por segurança". Que diabos! Se o fabricante colocou o recurso porque bloquear?
ResponderExcluirSimples: com bluetooth as pessoas podem copiar conteúdo sem pagar sms. A Vivo é inimiga dos smartphones. É uma porcaria...
Hoje, dia 30 de setembro, ativei o Facetime pela Vivo e, MILAGRE, ativou. Saiu da maldita mensagem "esperando ativação". Agora aparece "seu no. de telefone será visto por quem receber sua ligação do Facetime".
ResponderExcluirNada !! Já fiz de tudo.. e nada do facetime funcionar.. pelo visto o jeito vai ser trocar de operadora... e como a vivo insiste em dizer que está arrumado.. imagino se alguém de lá sequer tem iphone pra saber do que está falando...
ResponderExcluirLuciano, recomendo que você faça um backup completo do seu iPhone e um reset. E depois tente a ativação. Inclusive não existe mais motivo para usar o passo-a-passo descrito aqui no blog uma vez que a Vivo informa que já normalizou o processo de ativação do Face Time na rede.
ResponderExcluirJá fiz backup... já restaurei ... já apaguei tudo... e nada de facetime.. continua na mesma "Esperando por Ativação..."
ResponderExcluirJá escrevi no blog da vivo também.. e nada.. ou sou o usuário de iPhone mais azarado do mundo.. ou ... a Vivo está dizendo que normalizou só da boca pra fora... aqui em casa temos 2 e nenhum deles está conseguindo ativar o facetime...
Abraços
Mais uma ligação para o atendimento de smartphone da vivo.. mais uma decepção.. o atendente nem sequer saber que o blog da vivo (vivoblog) existe… não sabe nada sobre como resolver o facetime … e não tem nenhuma “tratativa” pra poder me passar… sempre bom saber q podemos contar com a vivo… e ainda me ligaram de volta e deixaram na musica em hold… comecaram a usar de tortura tb vivo??
ResponderExcluirParece que existem alguns números com prefixo que ainda apresentam problema. Se mudar de número for uma possibilidade pra você e você estiver realmente com pressa para ativar o Face Time, passa em uma loja da Vivo e pede a mudança do número, quem sabe você testa na loja mesmo e resolve o problema.
ResponderExcluirExperimenta então perguntar a eles sobre o Visual Voice Mail do iPhone e você verá ouvirá uma expressão de espanto e surpresa do atendente. Esses call centers terceirados estão muito longe de prestar um serviço de pós-venda decente amigo.
ResponderExcluirEsse voicemail é uma palhaçada da Vivo! Como prometarm em 2008 e 2009 e não cumpriram, acionei o MP, e um promotor já instaurou inquérito civil para apurar tudo isso! Vamos aguardar. Em breve, vāo ter que explicar o FT. Se todo mundo acionasse os órgãos competentes, talvez estivéssemos melhor...
ResponderExcluirNão ligo mais pra Vivo. Tanta burrice que fiquei até doente!
Sergio, se possível deixe-nos informado sobre essa ação contra a operadora.
ResponderExcluirSabes que eu era cliente da Claro e precisei ligar um sem número de vezes para a operadora para que eles entendem-se do que se tratava o Visual Voice Mail e o ativassem para a minha linha e aparelho.
Faz pouco tempo eu fui praticamente forçado a migrar para a Vivo porque a Claro em minha cidade não está mais oferecendo um sinal com o mínimo de qualidade sequer para realizar e receber ligações.
No momento eu ainda não tive saúde suficiente para encarar em contato com a Vivo e encarar o desafio será a ativação do Visual Voice Mail no iPhone 4 com a nova operadora. Quem sabe mais adiante.
ASF,claro, informo sim.
ResponderExcluirTambém vim da Claro, e o VVM funcionava perfeitamente. Tive que migrar para a Vivo pois o sinal aqui em casa era péssimo e eles nada fizeram para melhorar,simplesmente, falaram que os "técnicos" haviam checado a antena mais próxima e estava tudo ok. Fora, as faturas todo mês erradas, a mais, claro, me estressei muito! Agora, essa Vivo...Na verdade,é quase tudo a mesma porcaria. Por isso, acho que temos que cobrar tudo funcionando deles,perfeitinho,porque cobrar eles sabem muito bem!
Abraços.
Agora.. não sei se fico contente ou ainda mais bravo... Minha linha nasceu da Vivo, tem mais de dois anos. A linha da minha esposa foi migrada da TIM há 3 dias.. e adivinha? O dela está com facetime ativo e o meu não... Qual seria a explicação da Vivo pra isso? :)
ResponderExcluirConcordo plenamente.
ResponderExcluirA situação que você enfrenta parece estar relacionada com os relatos de que alguns números realmente continuam apresentando problemas e outros não. Leia acima a minha resposta ao comentário do Luciano.
ResponderExcluirFiz isto com o meu telefone da VIVO e não funcionou, só perdi um tempo para repor tudo de volta no celular.
ResponderExcluirClaudio,
ResponderExcluirSinto muito. Infelizmente não posso dar garantias de que o procedimento funcione para todos como já deixei claro.
Entre em contato com a Vivo e exija seus direitos como cliente.
Pessoal, o gerente da loja da Vivo me disse que o problema era com alguns números da Vivo (o meu começava com 92) e sugeriu, como solução imediata para o problema do facetime, a troca do número. Troquei o número e deu certo.
ResponderExcluirPatrícia, você tem toda razão.
ResponderExcluirAinda nessa linha recomendo também a leitura do post: Ainda com problemas no FaceTime? Seu número pode não ser compatível - Blog do iPhone.
Minha linha da Vivo começa com 92 e espero há mais de 2 meses a ativação do Facetime sem sucesso. Também já fiz de tudo e nadaaaaaaaaaa! Será que a Vivo vai mesmo solucionar esse problema? Já estou duvidando.
ResponderExcluirMinha sugestão: solicite a mudança do seu número se quiser usar o Facetime.
ResponderExcluirExperimente também o Tango na App Store.
ResponderExcluirCaro amigos proprietários do iPhone 4 acho que depois de muita luta achamos o problema da operadora vivo para ativacao do face time. Todos nos sabemos através de vários depoimentos que a msg de texto que pela qual ativa o serviço ainda passa por anormalidades, a questão êh que alguns números novos ainda não estão formatados para mandar a msg internacional de ativacao. 1 passo se o seu iPhone não ativa o face time de jeito nenhum tente entrar em Ajustes depois Telefone entre no seu número e edite da seguinte forma ex: 011 99990000 mude para +55(11)99990000 esta êh uma das alternativas que funcionou em um de meus iphones porém no outro iPhone tive que trocar por um número antigo da vivo pois este a msg já vem pre configurada e não ocorre o problema se funcionar para alguém favor postar boa sorte.
ResponderExcluirOla! tenho um iphone4 da vivo, fui tentar fazer o procedimento aqui descrito e meu telefone ficou todo travado. fica somente na tela inicial que aparece o simbolo da apple. Alguma dica?? não sei oque fazer.
ResponderExcluiragradeço a atençao.
É muito improvável que isso tenha relação com o procedimento aqui descrito. Tente fazer um reset completo no iPhone: pressione o botão frontal e de liga/desliga simultaneamente até o telefone reinicializar.
ResponderExcluirOLA GALERA TENHO UM IPHONE 4 OPERADORA VIVO..
ResponderExcluirMUITO ENGRACADO O QUE ACONTECEU COMIGO NA COMPRA DO IPHONE NADA DO FACE TIME ATIVAR VOLTEI A OPERADORA E TROCARAM MEU IPHONE POR OUTRO E NADA BOM M BELO DIA LENDO OS BLOGS PEGUEI MEU TELEFONE PARA RESTAURAR MAS ANES DISSO ATIVEI O WI-FI NO IPHONE DEPOIS FUI ATE AJUSTE TELEFONE ATIVEI O FACE TIME APAREU ESPERANDO ATIVACAO MAS NA MESMA HORA FUI NO MEU NUMERO DE TELEFONE E TIREI O 55-65 DO MEU NUMERO DEIXANDO SO O
NUMERO 9202-XXXX E QUANDO OLHEI TINHA ATIVADO O FACE TIME NAO ACREDITEI NO QUE ESTAVA VENDO UM MILAGRE...
TENTE FAZER ISSO ESPERO QUE CONSIGAM...
Olá a todos!
ResponderExcluirASF sei que esta postagem é sobre o iphone, mas gostaria de uma ajuda, por favor qualquer pessoa que souber, me ajude.
Comprei um celular bloqueado da vivo, mas não sabia que o bluetooth também fosse bloqueado. Tentei conectar via bluetooth ao computado, mas não consegui. Não sei se de fato é bloqueado, mas tenho quase certeza pelos comentários na net, porque já fiz atualização pela sony, já ativei para visivel e nada. Como devo proceder para desbloquear?
Muito grata.
Bela, não saberia como ajudá-la, especialmente porque não disponho de maiores informações sobre o modelo do seu aparelho.
ResponderExcluirRecomendo uma visita a loja onde você comprou o aparelho e uma pesquisa no Google informando o modelo e descrição do que você deseja fazer usando o Bluetooth.
Bela, os iPhones tem o bluetooth bloqueados pela Apple. Você só consegue se comunicar com outro iPhone,iPod, iPad ou um computador Mac. Talvez, por jailbreak seja possível mas como não uso, não posso ajudar mais. Boa sorte!
ResponderExcluirSergio, acho que a Bela não está se referindo ao iPhone. Suponho que o aparelho dela é do fabricante Sony.
ResponderExcluirRapaz,acho que você está certo mesmo! Não tinha prestado atenção! Fui pela lógica e não reparei que ela se refere à Sony. Abraço.
ResponderExcluirPessoal emu caso é ainda pior, nemme aparece a solicitação de a instalação da atualização de ajustes da vivo. Já deixei meu iphone cru tb e nada de ativação nem o Face Time e nem do Imessage. É brincadeira só consigo receber ligações face time de alguem não consigo fazer. Se tiveres como auxiliar o burrinho aqui passo a passo após fazer o restaure do iphone eu agradeço.Outra coisa, se eu mudar de operadora é possível eu conseguir? Possuo um chip da Tim. Se eu colocar o chip antes de fazer a reinstalação será que consigo na boa?
ResponderExcluirRenato, esse problema de ativação do FT já foi solucionado faz tempo.
ResponderExcluirVerifique se você está usando um Apple ID válido para ativar o serviço e se o seu iPhone está com o iOS na versão mais recente e sem jailbreak.
Pessoal emu caso é ainda pior, nemme aparece a solicitação de a instalação da atualização de ajustes da vivo. Já deixei meu iphone cru tb e nada de ativação nem o Face Time e nem do Imessage. É brincadeira só consigo receber ligações face time de alguem não consigo fazer. Se tiveres como auxiliar o burrinho aqui passo a passo após fazer o restaure do iphone eu agradeço.Outra coisa, se eu mudar de operadora é possível eu conseguir? Possuo um chip da Tim. Se eu colocar o chip antes de fazer a reinstalação será que consigo na boa?
ResponderExcluirPodem me ajudar?
Senhores, comprei um iPhone 4S e pretendo ativá-lo na VIVO...esse problema do Face to face já foi solucionado pela VIVO. Tenho uma prima que usa sem problemas na operadora TIM. Agora, estou indeciso se vou para TIM ou ativo na VIVO....
ResponderExcluirSenhores, comprei um iPhone 4S e pretendo ativá-lo na VIVO…esse problema do Face to face já foi solucionado pela VIVO??? Tenho uma prima que usa sem problemas na operadora TIM. Agora, estou indeciso se vou para TIM ou ativo na VIVO….
ResponderExcluirRsrsrs, faltou a interrogação...."esse problema do Face to face já foi solucionado pela VIVO??? "
Abraços, galera.