domingo, 31 de dezembro de 2006

Um Feliz 2007

Neste meu último post de 2006 gostaria de desejar a todos, sem exceção, um ano novo cheio de vida, esperança, muito sucesso e felicidade.

Que as agruras do ano que se encerra tenham produzido em nós maior força e determinação para a busca de nossos objetivos. E que as conquistas alcançadas sirvam para pavimentar um futuro cada vez mais brilhante.

Um Feliz Ano Novo para todos nós!

Fogos

quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

iPod nada, eu quero mesmo é um Sansa

Sansa

Sansa e200

Talvez não tenha a mesma alta qualidade, charme ou estilo do iPod. Mas está sendo bastante elogiado e certamente apresenta uma ótima relação custo/benefício.

Avaliação do c|net: SanDisk Sansa e270 (6GB)

quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

CRAP in Vista

Alerta publicado pelo Miguel de Icaza em seu blog pessoal:

"O novo subsistema CRAP (Content, Restriction, Annulment and Protection a.k.a. DRM) construído no Vista é mai uma razão para se manter afastado dele.

Deixando de lado as questões políticas do CRAP, é assim que os usuários do Vista serão tratados:
Sumário do Sumário Executivo

A especificação de Proteção de Conteúdo do Vista podem significar a mais longa nota de suicídio da história.

...

Esse documento analisa somente o ponto de vista do custo da parte técnica da proteção de conteúdo do Vista. [...] Entretanto um importante pontodeve permanecer em mente quando se lê o este documento, para funcionar adequadamente a proteção de conteúdo do Vista deve ser capaz de violar as leis da física, e isso é algo que não deve ser possível, não importa o quanto a indústria de conteúdo assim deseje.

Leia o conteúdo integralmente, é hilário.

O capacidade de "remote shutdown" para os drivers de dispositivo se verdadeira, é razão suficiente para não comprar o Vista de maneira nenhuma e em nenhuma de suas encarnações.

Microsoft: atirando no próprio pé. Um dedo de cada vez."

Fonte: CRAP in Vista - Miguel de Icaza's web log

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Há mais coisas entre o céu e a terra...

Segue como dica de leitura esse ótimo texto do Olival Júnior:

"Microsoft, Inovações de Ruptura e o Software Livre"

Olival analisa as movimentações de bastidores da Microsoft nesse início de século (para responder aos desafios impostos pelo movimento do software de código aberto) fazendo uso das teorias de inovação de ruptura de Clayton Christensen ("O Dilema da Inovação" , "Crescimento pela Inovação" , "Seeing What's Next").

Minha opinião a esse respeito é de que Olival pode estar certo, porém ainda não temos todos os indícios ou elementos necessários para a comprovação disso. Concordamos no entanto que em um prazo aproximado de 5 anos (ciclo de vida habitual dos produtos da Microsoft) é possível que tenhamos tais informações.

Por enquanto ao observar os fatos ainda me parece mais seguro assumir uma postura de reservas em relação as ações da Microsoft quanto ao FOSS.

Iniciativas como o pacto entre Novell e Microsoft ainda, estranhamente, se assemelham bastante com o "livro de receitas" dos alienígenas de um episódio de 1962 do famoso seriado televisivo "The Twilight Zone" (idéia original do Ricardo Bánffy).

É um pássaro... é um avião? Não é o boot do Edgy

Post do Yuri Malheiros:
Enquanto o Vista demora 2 minutos para iniciar, o Ubuntu...

Boot chart do Dapper:

Dapper Boot

Boot chart do Edgy:

Edgy Boot

É isso mesmo que você viu, o Edgy inicia em cerca de 17 segundos e olhe que o computador no qual foi feito o teste é um computador mediano com 2Ghz.

O Ubuntu dá uma lição em matéria de boot mostrando que não precisa ficar mais pesado e degavar em novas versões. Ponto pro pinguim sul-africano.

Eu complemento comentando esse último parágrafo do post do Yuri.

Parece que a maioria das pessoas esqueceu mesmo que a nova versão de um software deveria ser sinônimo pelo menos de código otimizado, melhor qualidade e maior performance.

Fonte: Boot ainda mais rápido - yLog

Enquanto isso no Brasil... (infelizmente)

Natal2006-1

Natal2006-2

Natal2006-3

Natal2006-6

Natal2006-7

Natal2006-4

Super Lula

Natal2006-5

Um Feliz Natal para todos... e os meus sinceros votos de que tenhamos um 2007 bem melhor!

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Face Browser Login - Login Manager com OpenGL no Ubuntu

Fazendo parte do processo de especificações para futuras versões do Ubuntu, foi proposto login manager (gdm) com suporte a OpenGL.

fbl1fbl2

Leia mais sobre isso [aqui].

Fonte: NotíciasLinux.com.br

A discussão está quente e em alto nível no Webinsider

Quando Ricardo Bánffy escreveu e publicou o ótimo e honesto "Pirataria" no Webinsider é claro que ele tinha certeza de que não agradaria aos defensores do monopólio do mercado de software. Mas acho que ele não previu o tamanho da repercussão que o texto causaria.

A lista de cometários cresce a cada hora e já conta com a participação de figuras conhecidas, principalmente do lado negro da força! ;-)


Em paralelo, na lista do PSL-Brasil sob o tópico "[PSL-Brasil] Eu sei que é feio", pode-se acompanhar alguns saboros e reveladores comentários sobre o tema.

Dando credibilidade ao Pacto

Microsoft trombeteia seus 3 primeiros clientes de suporte a Linux“Não basta botar o ovo, tem que cacarejar. Esta é a visão da Microsoft, que trombeteou em todos os seus canais de divulgação que 2 bancos e uma empresa de seguros aceitaram a sua oferta e fizeram O Pacto. A Microsoft vai prestar suporte ao SUSE Enterprise Linux, da Novell, para o Credit Suisse Group, o Deutsche Bank AG e a AIG Technologies, parte da seguradora American International Group. O primeiro deles ainda não usa o Suse Linux, disse um porta-voz para as duas empresas. Rumores não confirmados informam que um dos outros 2 está trocando Red Hat por SUSE, impulsionado pela força do Pacto.O comunicado também deixa claro que a Microsoft já ativou 16.000 subscrições do SUSE nestas empresas, e que nenhuma delas substituiu alguma licença do Windows.”

Curioso não? Empresas do setor financeiro e logo no continente europeu onde os negócios e a imagem da Microsoft estão sendo torpedeados. E uma da empresas sequer é usuária do Suse Linux! ;-)

Isso me lembra da primeira metade da década 1990 quando a Microsoft iniciou seu esforço para promover o Windows NT como sistema confiável para uso corporativo, adivinhem quem foi o principal early adopter do sistema no mercado brasileiro? O Banco Bradesco!

Naquele momento, creio eu, ele já ocupava a posição de maior banco privado do país e vinha construindo uma sólida reputação como um banco moderno e arrojado na adoção da tecnologia.

A contribuição do Bradesco para o sucesso da Microsoft é tão grande que ele mereceu referência e elogios em ambos os livros lançados por Bill Gates ("The Road Ahead" e "Business @ the Speed of Thought"). No segundo livro, foi destinado praticamente um capítulo inteiro para o case do banco brasileiro.

Fica aqui a lição, se você quer dar credibilidade a um produto ou serviço promova-o com notícias de adoção por instituições do mercado financeiro.

Referência: Br-Linux.org

TSE avalia troca de Windows por software livre em urnas eletrônicas

Saiu no Convergência Digital:

"O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda a substituição do Windows pelo software livre (Linux) nas urnas eletrônicas. Segundo informação divulgada nesta quinta-feira, 21/12, pelo jornal DCI, a análise foi motivada pela necessidade de redução de custos com o sistema eleitoral, que hoje já alcança alta eficiência.

O estudo em curso elevará em conta, no entanto, a preservação da atual segurança e eficácia do sistema. O TSE também irá investir em treinamento, qualidade de serviços e novos procedimentos para aumentar a economia do sistema.

As eleições deste ano contaram com 361,4 mil urnas eletrônicas."

Certamente uma ótima notícia nesse fim de ano!

Referência: Convergência Digital

quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

O original

VistaBSOD

Sim, em nova versão, mas continua sendo único... nobody does it better!

Referência: Tux Vermelho

terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Se não dá para inovar tudo bem, mas a cópia nunca será tão boa quanto o original













Fico imaginando o cenário: máquinas da Apple instaladas para servir como referência para o time de desenvolvimento. Será possível?

Comerciais produzidos pelos fãs do Firefox começam a ser exibidos na TV norte-americana

Começaram a ser exibidos na TV norte-americana (EUA), desde o dia 11/12/2006, quatro comerciais criados pelos fãs do navegador web Mozilla Firefox.

Os quatro são uma amostra dos 300 comerciais que foram enviados para a Fundação Mozilla em resposta ao Firefox Flicks. Incialmente os comerciais serão exibidos nas regiões de São Francisco e Boston, depois no resto do país.

A temática desses quatro é: Firefox "a maneira mais segura, rápida e agradável de experimentar a Web" (Firefox is "the safest, fastest and most enjoyable way to experience the Web").

A exibição está sendo financiada em parte por fãs do navegador que terão seus nomes exibidos no final de cada comercial.

Os quatro são:

- Web for All
- Billy's Browser
- DareDevil
- This is Hot

Porém, definitivamente o vídeo mais popular continua sendo: Weee....Ahahahah aaauuuuwweeeee :-)

Fonte: Read/WritWeb

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

MySQL não suportará mais o Debian? Não, apenas os nervos andam à flor da pele

É, parece mesmo que os nervos andam à flor da pele!

Recentemente foi publicado no Slashdot (em notícia intitulada “MySQL silenciosamente abandona suporte para Debian Linux”) um post relatando o seguinte:

“MySQL silenciosamente deixou de suportar a maioria das distribuições Linux a partir de 16 de outubro quando seu plano de suporte “MySQL Network” foi substituido por “MySQL Enterprise”. MySQL agora oferece suporte apenas para duas distribuições Linux – Red Hat Enterprise Linux e SUSE Linux Enterprise Server. Nós tomamos conhecimento disso quando MySQL declinou em nos dar suporte para alguns servidores novos baseados em Debian. Nosso representante de vendas 'foi informado pela engenharia que a oferta atual para o enterprise não suportaria mais o SO Debian.' Nós formos informados de que 'Generic Linux' na lista de plataformas suportadas pelo MySQL significava 'versões genéricas das implementações listada acima'; não suporte para Linux em geral.”

Mas é claro que tudo não passou de um susto, de um mal entendido por falta de informação e de uma certa dose precipitação (e de sei lá mais do que).

Ainda no mesmo dia a informação foi atualizada com o seguinte comentário:

“O diretor de arquitetura da MySQL AB (ex-programador do Slash) Brian Aker corrigiu uma aparente falha de comunicação em post de blog: “nós estamos apenas começando a liberar binários [Enterprise]... nós não produzimos os binários para o Debian em parte porque a comunidade Debian já realiza um ótimo trabalho sozinha... Se você chamar a MySQL e você possuir suporte nós lhe ofereceremos suporte se você usar Debian (o mesmo para Suse, RHEL, Fedora, Ubuntu e outras)... alguém em Vendas estava com a informação errada”.

Fonte: MySQL Quietly Drops Support For Debian Linux [UPDATED] - Slashdot

Vista não é uma cópia descarada do Mac OS X e Microsoft continua na dianteira no quesito inovação

David Pogue do The New York Times consegue provar, sem sombra de dúvida e em definitivo, que o Microsoft Windows Vista não é uma cópia descarada do Mac OS X.







Assista ao vídeo [aqui].

Inclusive para ser realmente justo, no quesito inovação, eu acho importante ressaltar que há certos recursos no Microsoft Windows que permanecem exclusivos até hoje. Portanto não são coisas fáceis de clonar para outros sistemas. Veja esse exemplo:

Blue Screen Mac 1

Blue Screen Mac 2

Não dá para reproduzí-lo nativamente no Mac OS X (ou mesmo no Linux, BSD, Solaris, etc). No exemplo acima foi necessário utilizar além do Boot Camp uma cópia do próprio Microsoft Windows XP.

Referência: Está provado: Windows Vista não é cópia do Mac OS X - André Noel

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Nada além da padronização do formato de documentos para os seus próprios produtos

Como todos sabem o formato de documentos OpenXML da Microsoft foi aprovado como padrão ECMA 376 no último dia 7 de dezembro com apenas um voto contra, o da IBM representada por Robert Sutor (vice-president for open-ource and standards).

Em uma reunião com a imprensa britânica ontem pela manhã (11/12) foi a vez da Sun, nas palavras de Simon Phillips (chief open source officer), afirmar que duvida da viabilidade do OpenXML como padrão aberto.

Simon Phillips inclusive colocou em xeque a credibilidade da ECMA.

Leia mais em:

Lei tambem:

Eu compraria um Mac se não trabalhasse para a Microsoft

Não, a frase não é minha. É de Jim Allchin, um dos responsáveis diretos pelo desenvolvimento do Windows.

“Acredito que perdemos o caminho" (Jim Allchin)

Seria uma crise de meia idade?

Leia mais [aqui].

Fonte: IDG Now!

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Microsoft responde aos questionamentos sobre Linux e sua propriedade intelectual

Em meados de novembro, Steve Ballmer disse "Linux usa nossa propriedade intelectual" e a "Microsoft Corp. quer obter o retorno econômico adequado para nossos acionistas por nossa inovação". Muita gente não entendeu o que ele realmente quis dizer com aquilo, assim como (nós) os editores do LXer (também não entendemos). Então o LXer enviou uma carta aberta para o Waggener Edstrom Rapid Response team, e duas semanas mais tarde, a resposta chegou (não extamente da pretendida). Leia a história completa das respostas que um porta-voz da Microsoft nos forneceu, quem sabe elas podem conter respostas para algumas de nossas dúvidas.

Leia aqui: Microsoft answers IP questions posed in LXer open letter

Isso me fez lembrar a melhor das definições da Microsoft que existem, a de que a empresa não passa de uma "máquina" de fazer dinheiro para seus acionistas. E este é um objetivo que parece prevalecer sobre qualquer outro valor corporativo.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Editorial do Br-Linux.org sobre o Computador para Todos e a pesquisa da ABES

Pode-se ler no Br-Linux.org um ótimo editorial discorrendo sobre quesões relacionadas ao programa de inclusão digital do governo (Computador para Todos) e a pesquisa encomendada pela ABES.

Infelizmente fica a impressão de que o governo brasileiro não possui a competência ou agilidade necessárias para defender seus próprios projetos ou mesmo conduzí-los da forma mais adequada.

Referência: Editorial: Computador para Todos - o que houve com essa criança sem pai? - Br-Linux.org

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

O professor Stephen Hawking recebe a Copley Medal

Stephen Hawking Copley Medal
O professor Stephen Hawking, o presidente da Royal Society, Martin Rees, e o administrador da NASA Michael Griffin

O professor Stephen Hawking recebeu a mais antiga premiação científica do mundo - a prestigiosa Copley Medal da Royal Society - por sua enorme contribuição a física e a cosmologia teóricas em 30 de novembro deste ano (2006).

A primeira premiação da Royal Society ocorreu qm 1731, portanto a Copley é mais antiga que o Prêmio Nobel em 170 anos. A premiação vem reconhecendo contribuições fundamentais para a ciência durante os últimos 275 anos, dentre os laureados estão outros importantes cientistas como Charles Darwin, Michael Faraday, Albert Einstein e Louis Pasteur.

A medalha Copleu foi entregue ao professor Hawking durante a comemoração pelo aniversário da fundação da Royal Society (fundada em 1660).

Fonte: Image of the Day Gallery - NASA

Referência: Stephen Hawking Receives Medal Flown on Space Shuttle - NASA

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

O novo que vem do velho, o velho que cria o novo - parte 2

E a França parece que continua determinada a se posicionar na liderança:
França planeja construir centro de excelência em software livre
Paris - Região próxima a Paris vai ser transformada em centro de excelência em código aberto, afirmou ministro da economia, Thierry Breton.

Leia também: O novo que vem do velho, o velho que cria o novo

Fonte:  IDG Now!

segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Um mundo tão complexo precisa de uma boa explicação

Material da bem-humorada campanha publicitária do Grupo Editorial Milenio (México).

Milenio 1

Milenio 2

Milenio 3

Milenio 4

Milenio 6

Fonte: Blog //celsojunior.net - Procurando por projetos e sonhos…

Firefox atinge 13,5% em novembro de 2006

Segundo pesquisa da NetApplications o navegador de código aberto Mozilla Firefox (software livre) aumentou sua participação de mercado para 13,5% (0,46 ponto percentual acima do mês anterior). Com um crescimento de 4 pontos percentuais entre janeiro a novembro deste ano (2006).

Fonte: Participação do browser Firefox aumenta para 13,5% em novembro - IDG Now!

Estudo do NIST alerta para a necessidade de registro do voto eletrônico em papel

Segundo notícia publicada pela Reuters cientístas trabalhando para o NIST (National Institute for Standards and Technology) alertaram sobre a necessidade de manter um registro em papel (hard copy) da votação eletrônica como forma de garantir uma apuração correta.

A recomendação dos especialistas norte-americanos não é uma novidade completa, leia meu post "A (in)Segurança da Votação Eletrônica".

Vamos aguardar que esse trabalho ecoe por aqui e que continuemos o processo de aprimoramento do nosso modelo de votação eletrônica. Um modelo pioneiro e coroado de enorme sucesso.

Referência: Voto eletrônico nos EUA precisa de rastro em papel, diz estudo - Yahoo! Notícias