terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Um desktop livre (Linux) na prática

Assista a esse vídeo (em português) com uma demonstração do GNU/Linux.

No caso específico trata-se do Fedora, porém exatamente os mesmos recursos estão disponíveis em qualquer distribuição Linux moderna (ex: Ubuntu, Gentoo, etc).

Ou seja, a escolha é toda sua.







Assista ao vídeo [aqui].

No post da dica original (no Tux Vermelho) o autor faz uma provocação afirmando: "Receio que o tal Windows Vienna venha agora copiar estas 'features' para depois dizer que são inovações suas, como nos tem habituado a todos ao longo de muitos anos..."

E por que não? Se considerarmos que "alvo" para o Vista foi o Mac OSX... ;-)

Fonte: Linux na prática - Tux Vermelho

7 comentários:

  1. Olá Antonio, meu nome é Franco, faço parte de um grupo de estudo aqui na Unesp de Araraquara e um de nossos objetos de estudo é o software livre. Instalei primeiramente o Ubuntu, depois o debian, o Kurumim, mas foi com o Mandiva que me identifiquei mais. No seu vídeo, do qual está de parabéns, você usou dois softwares do qual estou quebrando a cabeça para achar, o 3ddesktop e o software de gravação do que você fez no desktop. Já fui nos foruns do viva o linux, guia do hardware e não conseguir instala-los.
    Você pode indicar algum link para que eu possa realizar o download desses softwares?

    Desde já agradeço

    PS.: se me permite, você só esqueceu de falar sobre o recursos de aba no firefox. :)

    ResponderExcluir
  2. Boas Franco

    Na verdade não foi o Antonio Fonseca que fez o video, nem eu, mas um linuxer brasileiro usando o Fedora com o AIGLX ou o Beryl (efeitos 3D). No seu caso que usa o Mandriva, porque não experimenta o Metisse que não é bem 3D mas tem efeitos tambem espectaculares, confira o link e delicie-se!
    http://tuxvermelho.blogspot.com/2007/01/deliciem-se-com-o-metisse.html
    Quanto ao software de gravação, não deverá ter problema em encontrar o aplicativo K3B para Mandriva, veja nos repositórios da Mandriva...

    Um abraço para si e para o António Fonseca

    RedTuxer

    ResponderExcluir
  3. Olá "RedTuxer",

    Obrigado pela visita e colaboração. Acho que o Franco, ao falar em programa de gravação, não estava se referindo ao K3B (programa de gravação de CD/DVD) e sim ao software que foi usado para capturar o vídeo do funcionamento do desktop, um 'screencast'.

    Abraço,

    ASF

    ResponderExcluir
  4. Tem toda a razão, ASF e fez bem em corrigir.
    E deu uma explicação bem completa!
    Quanto aos screencasts, fiz tambem já um pequeno artigo falando de vários programas para screencast em Linux, pode ser que seja util ao Franco:
    http://tuxvermelho.blogspot.com/2006/08/screencasts-valem-mais-que-muitas.html

    Um abraço

    RedTuxer

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem,

    Muito bom o video postado do Felipe, apesar de eu focar mais em soluções, interessante para quem não tem contato com o pinguim e ver o carinha rodando.

    Um abraço.

    Sergio ReOli.

    ResponderExcluir
  6. A fantastic site, and brilliant effort. A great piece of work.
    ;)

    ResponderExcluir