terça-feira, 29 de maio de 2007

Mudanças no Serpro

Sérgio RosaSérgio Rosa deixa a presidência do Serpro, mas os avanços obtidos pela empresa, uma importante apoiadora e verdadeira aliada do software livre, devem-se em grande medida a condução competente dada por ele.

Essa grande figura da comunidade do software livre nacional despede-se com uma tocante e singela mensagem, leia aqui.

Obrigado, Sérgio Rosa!

segunda-feira, 28 de maio de 2007

domingo, 20 de maio de 2007

I COEIP

I COEIP

Acontecerá nos dias 22 e 23/05, no Hangar Centro de Exposições e Feiras da Amazônia, o I COEIP (Congresso Estadual de Informática Pública).

O objetivo é compartilhar informações, definições e metas para o setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) do Estado do Pará. O evento é uma iniciativa da PRODEPA (Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará) e reunirá representantes dos órgãos governamentais e da sociedade civil organizada.

A programação do evento demonstra a condução estratégica do atual governo no apoio às iniciativas de Inclusão Digital, Cidadania e adoção do Software Livre.

Certamente será uma excelente oportunidade para o alinhamento das ações que já vêm ocorrendo no estado desde a realização, em março deste ano, do I FETIC (Fórum Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação).

Humor

Dólar Nani

sábado, 19 de maio de 2007

Dell anuncia modelos (e data) para Ubuntu

Dell e UbuntuCircula na blogosfera que a Dell já teria definido os modelos e a data de lançamento para as máquinas com o Ubuntu pré-instalado.

A data seria na próxima quinta-feira, 25/05. E os modelos: "E520, 1505 e XPS 410". É claro que essa informação refere-se a gringolândia.

Tem mais, a informação estaria em um e-mail enviado por um funcionário da Dell que também informa: "Esperamos que estes sistemas representem menos de 1% do nosso mix para o ano inteiro, que é de ~20.000 ano".

Eu concordo com Martin Albisetti do [Ubuntu and random stuff], também desejo que o funcionário em questão esteja redondamente enganado sobre os números. :-)

Por aqui na terra brasilis ainda não vi qualquer manifestação oficial da Dell a esse respeito.

Fonte: [Ubuntu and random stuff]

Com dois padrões não há padrão algum

DocumentsSimon Phipps fala no SunMink sobre o caso de adoção do formato de documentos padrão na Dinamarca.

Semelhante ao que ocorre em outros países, inclusive no Brasil, por lá também a Microsoft parece estar exercendo enorme pressão para deter o avanço do ODF.

Perdem com isso os países. Perdemos com isso todos nós, os usuários.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Implementação "fácil" com OOXML

"Seems OOXML is a pig to implement, even for its authors. I do hope people are paying attention." (Simon Phipps - Sun Microsystems)

Referências:

Linus, Eben Moglen e o FUD da Microsoft

Dica de Leitura: Linus Torvalds diz que falar sobre patentes é fácil, mas cadê a lista das violações?

Mask Linus Tux


"It's certainly a lot more likely that Microsoft violates patents than Linux does," said Torvalds, holder of the Linux trademark. If the source code for Windows could be subjected to the same critical review that Linux has been, Microsoft would find itself in violation of patents held by other companies, said Torvalds.


"Basic operating system theory was pretty much done by the end of the 1960s. IBM probably owned thousands of really 'fundamental' patents," Torvalds said in a response to questions submitted by InformationWeek. But he doesn't like any form of patent saber rattling. "The fundamental stuff was done about half a century ago and has long, long since lost any patent protection," he wrote.



(Linus Torvalds Responds To Microsoft Patent Claims - Information Week)


Fonte: BR-Linux.org

Microsoft continua tentando deter o avanço do ODF

A Microsoft continua preocupada com o avanço dos padrões abertos, com a ameaça que eles representam para o seu modelo de negócios monopolista e parece estar disposta a tudo para não ser destronada.

Na área de formatos de documentos ocorre o "embate" entre o padrão ISO, representado pelo ODF, e a proposta do OOXML da Microsoft.

Um capítulo especial dessa saga ocorre agora em terras brasileiras, trata-se da tradução da norma ISO/IEC 26300 (ODF) para o português brasileiro para que ela possa ser publicada nos próximos meses como uma norma ABNT (NBR) e da discussão sobre o voto ao pedido de aprovação na ISO do OOXML como padrão internacional (processo ISO DIS29500), feito pela Microsoft.

Transcrevo aqui dois importantes depoimentos sobre o assunto.

O primeiro é de Jomar Silva, Diretor Geral da ODF Alliance - Chapter Brasil. É um relato sobre o trabalho da ODF Alliance para dar sustentabilidade ao avanço do formato ODF no país.

"O a atuação da ODF Alliance no Brasil neste momento está centrada na ABNT em duas iniciativas que darão a sustentabilidade necessária ao avanço do ODF em nosso país.A primeira delas é a tradução da norma ISO/IEC 26300 (ODF) para o português do Brasil para que possa ser publicada nos próximos meses como uma norma ABNT (NBR), permitindo assim a sua utilização legal no Brasil para projetos legislativos, decretos e licitações públicas entre outras. O grupo que está trabalhando na tradução da norma é coordenado por mim como representante da ODF Alliance e conta com a participação de diversas empresas públicas e privadas. Este trabalho está sendo acompanhando pelo governo.A segunda é a dicussão sobre o voto brasileiro ao pedido de aprovação na ISO do OpenXML como padrão internacional (processo ISO DIS29500). Este pedido foi protocolado na ISO em dezembro e temos até o dia 2 de setembro para enviar o voto brasileiro que está sendo discutido na ABNT mas que na verdade representara a MINHA e a SUA opinião sobre o tema. O pedido está sendo analisado via processo de FastTrack na ISO e foi protocolado pelo ECMA, pois o OpenXML é um padrão ECMA (ECMA376). Este comitê do qual participo na ABNT já empreendeu os esforços necessários para tornar o Brasil um membro "P" do JTC1 da ISO o que nos dá o direito (na verdade a obrigação) de votar.

A participação na ABNT está aberta a qualquer empresa ou entidade de classe que esteja disposta a contribuir tecnicamente para a análise das mais de 6.000 páginas da especificação do OpenXML. As discussões estão sendo feitas no Grupo de Trabalho 2 (GT2) da CE 21:034 da ABNT e as orientações sobre a participação no processo podem ser solicitadas diretamente á ABNT (www.abnt.org.br). Lembro-lhes apenas de que a decisão do voto brasileiro é uma decisão técnica e não política e portanto seja ela qual for terá que ter embasamento técnico.

A ODF Alliance está ainda em contato com diversas empresas e entidades de governo com o intuito de explicar a todos os processos que estão em andamento na ABNT e convidá-los a participar das duas iniciativas. Estamos também participando de palestras e eventos organizados por universidades, empresas e entidades (públicas e privadas) para a difusão do ODF. O trabalho da ODF Alliance no mundo pode ser acompanhado através do nosso site (www.odfalliance.org) e da nossa newsletter disponível lá.

Estou á disposição para qualquer esclarecimento necessário,

Jomar Silva
Diretor Geral
ODF Alliance - Chapter Brasil"

(fonte: Lista do PSL Brasil)


O segundo é um alerta de Sérgio Amadeu sobre as manobras de bastidores e lobby que estariam sendo feitos pela Microsoft para tumultuar o processo e privilegiar a sua proposta em detrimento do ODF, ele pode ser lido aqui: ALERTA: ABNT ESTÁ PRESTES A APROVAR PADRÃO DEFENDIDO PELA MICRO$OFT.

Bem, eu sugiro que você tire as suas próprias conclusões.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Na mosca!

Mais uma certeira do Paulo Vasconcellos no Graffiti:

E o quico?

Eu concordo, muitas coisas ainda precisam ser completamente esclarecidas. E quem tem medo da verdade?

Leitura indispensável.

Liberdade x Aprisionamento

Um ótimo post do Hamaker: O que Microsoft, Linux e patentes tem a ver com Santos Dumont?
"Uma coisa nós sabemos, uma hora ou outra, a Microsoft terá de aparecer com suas patentes e provar com A+B onde o Linux infringe as tais 42 patentes."

Merece ser lido.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Uma mentira repetida mil vezes pode tornar-se uma verdade

Desde novembro do ano passo, após o polêmico acordo entre Novell e Microsoft, uma dúvida persistia na cabeça de muita gente: Será mesmo que a Microsoft está adotando uma postura favorável ao Software Livre?

Com todo aquele discurso de interoperabilidade, licenças de código aberto, Porta 25, participação em eventos da comunidade (FISL 7) e etc, houve quem comemorasse e começasse a acreditar que um novo tempo estava apenas começando. Eu devo admitir que desde o princípio achei tudo muito improvável.

Já são mais de dez anos que me interesso por acompanhar de perto o desenvolvimento da indústria e com particular interesse e atenção pelas estratégias da gigante de Redmond.

Portanto não foi nenhuma surpresa para mim quando no último final de semana, duas manifestações públicas de executivos da Microsoft acabaram com as esperanças de muita gente. Você não sabe do eu que estou falando? Então leia estas duas matérias:

Não há qualquer interesse da Microsoft em colaborar com o Software Livre.

Finalmente reconheci a boa e velha empresa monopolista e de práticas pouco ortodoxas.

Exatamente como disse Simon Phipps da Sun Microsystems: "Não surpreende que tantos desenvolvedores os odeiem".

Agora ficou claro que a Microsoft está apenas aplicando a sua historicamente conhecida estratégia "Embrace, extend and extinguish" contra o Software Livre.

A abordagem gira basicamente em torno dos chamados acordos de cross-licensing, como aqueles firmados com Novell, Samsung e o novo que estão tentando "enfiar goela abaixo" da Red Hat. Tudo muito bem orquestrado.

Para a turma de Redmond vale também qualquer esforço para convencer as pessoas de que o movimento do Software Livre não existe, deve ser algum tipo de loucura, as pessoas devem estar experimentando alguma forma de histeria ou de alucinação coletiva.

Convencer as pessoas de que elas desejam mesmo é utilizar "open source" sobre Windows.

É claro que tudo não passa de uma reação natural (para a Microsoft) aos incríveis avanços que vêm sendo obtidos pelo FOSS e principalmente pelas distribuições GNU/Linux como o Ubuntu.

Para ser sincero acho que nem demorou tanto assim para deixar a máscara cair!

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Get a Mac

Uma nova leva de vídeos divertidos da campanha "Get a Mac" da Apple.

Choose Vista - Get Mac
Choose a Vista

Genius - Get Mac
Genius

Party is Over - Get a Mac
Party is Over

Citação

"Very sad that they can't work with the emerging paradigm like the rest of us instead of fighting it. No wonder so many developers hate them."

(Simon Phipps, SunMink - Microsoft takes on the free world)

domingo, 13 de maio de 2007

Dica de Leitura

Ótimo post do ótimo blog Graffiti:

Roadmaps Cruzados

"E pensar que tinha gente que falava que o Linux era ruim para o capitalismo, que ele acabaria com "concorrências". Que era coisa de "comunistas modernos"... tsc, tsc. Moderna é a LÓGICA!"

Leia na íntegra, vale a pena.

sábado, 12 de maio de 2007

Citação

"Microsoft is not afraid of Ubuntu, folks. They are afraid of the pretty green toy that will teach kids a fundamentally new way of using technology. They are afraid of online services, and the explosion of collaboration that those services will enable."

(Shadowman - Red Hat Magazine)

Windows Live Hotmail (Novo!)

 


Há dois dias migrei minha conta do Hotmail para o novo Windows Live Hotmail mas o novo serviço não me impressionou em absolutamente nada.


É como li em algum lugar e isso continua plenamente válido: “webmail divide-se em antes e depois do Gmail”.

Se utilizarmos o ‘novo’ Hotmail como parâmetro, definitivamente a Microsoft precisa de uma mãozinha para sua estratégia de serviços on-line.

Principalmente agora, porque as negociações com o Yahoo! não avançaram.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Red Hat exige padrões abertos para acordo com a Microsoft

A Microsoft continua ativamente assediando a Red Hat para que firmem um acordo nos moldes daquele assinado com a Novell.
"Somos fornecedores em um mesmo mercado. Nós deixamos claro que adoraríamos fazer um acordo similar em vários aspectos aquele que firmamos com a Novell. A Microsoft realmente adoraria fazer um acordo com a Red Hat"
(Tom Robertson, Gerente Geral de Padrões e Interoperabilidade da Microsoft)

Leia aqui a confirmação disso e as palavras dos executivos da Red Hat sobre o assunto:
Red Hat somente assinará um acordo de interoperabilidade com a Microsoft se este for inteiramente baseado em padrões abertos, afirmou o vice-presidente de engenharia Paul Cormier ao vnunet.com.

"Interoperabilidade feita com APIs fechadas não é interoperabilidade", disse Comier. "Nunca faremos interoperabilidade baseada em APIs fechadas".

Ele reconfirmou que a Red Hat vem mantendo ativamente conversas com a Microsoft para aperfeiçoar a interoperabilidade de sua distribuição GNU/Linux com o Windows.

Seus comentários no entanto indicam que a Red Hat não está interessada em um acordo similar ao que foi assinado entre Novell e Microsoft em novembro passado.

A Red Hat inclusive argumenta que não é necessário esse tipo de acordo simplesmente porque padrões abertos por si já garantem interoperabilidade.

Tom Sanders at Red Hat Summit in San Diego, vnunet.com, 10 May 2007

Fonte: Red Hat demands open standards in Microsoft deal - Computing.co.uk

terça-feira, 8 de maio de 2007

Em oito meses dobrou a participação do Mac OS X na Internet

De acordo com análises feitas pela WebSideStory e Net Applications, em oito meses dobrou número de Mac OSX conectados a Internet.

Segundo um analista da WebSideStory é a primeira vez que esse número realmente evolui desde que a empresa começou a fazer essa avaliação, em 1999.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Fonte: IDG Now!

Open Source como força niveladora em um mundo plano

"se quiserem diferenciar, os fabricantes de software comerciais têm de começar a atuar nos níveis mais altos dos softwares. Da infra-estrutura, quem está cuidando é primordialmente a comunidade de Open Source"

(Financial Times - junho de 2004)

Um ótimo texto do Cezar Taurion comentando o livro "O Mundo é Plano: uma breve história do século XXI", de Thomas L. Friedman: Open Source e o Mundo é Plano

Recomendo a leitura de ambos.

domingo, 6 de maio de 2007

Canonical e Intel anunciam o Ubuntu Mobile

Ubuntu logoMatt Zimmerman (Ubuntu CTO) informou que a Canonical vai anunciar durante o próximo Ubuntu Developer Summit que trabalhará em conjunto com a Intel no projeto denominado Ubuntu Mobile and Embedded.

O objetivo é desenvolver uma versão do Ubuntu para executar na recém anunciada plataforma MDI da Intel. O primeiro release deverá ser lançado com Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon (em outubro de 2007). Sem dúvida nenhuma essa é mais uma excelente notícia do projeto preferido de todos nós.

O Ubuntu Developer Summit começa hoje (06 de maio) e vai até o dia 11 de maio, em Sevilha na Espanha.

Leia aqui na íntegra a mensagem de Matt Zimmerman.

Referências:

Finalmente um telefone GSM dual SIM Card

Telefone GSM dual SIM

CoolPad 728GT é o primeiro telefone GSM capaz de utilizar dois cartões SIM simultaneamente. Leia mais sobre isso aqui.

Eu desejo um desses há muito tempo.

Fonte: TECHGURU

sábado, 5 de maio de 2007

Gates falando para seus "developers"

A inspiração para o Vista foi o Mac OSX. E agora? Será que é a vez do Ubuntu? :-)

Segundo o RedTuxer, sim!

Gates, developers e Ubuntu



"Bill: Reparem bem nisto!! É isto que eu quero que vocês copiem para o Vienna!!! Estou a ser claro??"

Fonte: Tux Vermelho

Será o fim o UMPC?

Intel’s MID

Sobre UMPC e MID (Intel), segundo o Slashdot: Death of the UMPC?
"Lembra do UMPC, aquele pequeno 'tablet' que a Microsoft já chamou de Origami? Bem, parece que a Intel desistiu da idéia de promover o UMPC em favor do bem menor (e mais simples) Mobile Internet Device (MID). O UMPC caminha agora para um nicho de mercado, onde deve substituir o tablet PC como o computador portátil para técnicos em campo. O MID assume o papel do conceito original do UMPC, mas ele não rodará Vista."

Leia também: Linux-powered Mobile Internet Device video walkthrough - Engadget

Com direito a vídeo de demonstração.

MID Walkthrough

Referências:

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Microsoft aumenta pressão para comprar o Yahoo!

A Microsoft continua tentando construir uma estratégia mais consistente para seus negócios e adequada a nova realidade do mercado nesse século 21. A bola da vez é o Yahoo!
Microsoft tenta acordo para comprar Yahoo, dizem jornais
Empresas teriam retomado conversações em meio ao forte crescimento do Google.
Em Nova York, ações da Microsoft caíam durante a manhã.

Fonte: G1 / Negócios

terça-feira, 1 de maio de 2007

Dell e Ubuntu: agora é oficial (2)

"Nós trabalhamos com a Dell para ter o Ubuntu completamente suportado e certificado para o hardware deles"

"Ubuntu possui completo endosso da Dell."

"Essa é uma ótima notícia para todo o ecossistema do open source"

(Jane Silber - Diretora de Operações da Canonical)

Isso soa como música para os meus ouvidos! :-)

Como disse Raven Zachary (analista sênior do 451 Group de Nova York), os usuários agora devem esperar também uma oferta da Dell para o Ubuntu no servidor.

E como cliente satisfeito da Dell gostaria de ressaltar a coerência em disponibilizar o vídeo com a entrevista do Mark em vários formatos (WMV MP4 OGG). ;-)

Dell e Ubuntu: agora é oficial

Anunciei ontem aqui: Aumentam os rumores sobre Dell e Ubuntu

Só que agora é oficial! :-)

Dell To Offer Ubuntu