terça-feira, 15 de maio de 2007

Uma mentira repetida mil vezes pode tornar-se uma verdade

Desde novembro do ano passo, após o polêmico acordo entre Novell e Microsoft, uma dúvida persistia na cabeça de muita gente: Será mesmo que a Microsoft está adotando uma postura favorável ao Software Livre?

Com todo aquele discurso de interoperabilidade, licenças de código aberto, Porta 25, participação em eventos da comunidade (FISL 7) e etc, houve quem comemorasse e começasse a acreditar que um novo tempo estava apenas começando. Eu devo admitir que desde o princípio achei tudo muito improvável.

Já são mais de dez anos que me interesso por acompanhar de perto o desenvolvimento da indústria e com particular interesse e atenção pelas estratégias da gigante de Redmond.

Portanto não foi nenhuma surpresa para mim quando no último final de semana, duas manifestações públicas de executivos da Microsoft acabaram com as esperanças de muita gente. Você não sabe do eu que estou falando? Então leia estas duas matérias:

Não há qualquer interesse da Microsoft em colaborar com o Software Livre.

Finalmente reconheci a boa e velha empresa monopolista e de práticas pouco ortodoxas.

Exatamente como disse Simon Phipps da Sun Microsystems: "Não surpreende que tantos desenvolvedores os odeiem".

Agora ficou claro que a Microsoft está apenas aplicando a sua historicamente conhecida estratégia "Embrace, extend and extinguish" contra o Software Livre.

A abordagem gira basicamente em torno dos chamados acordos de cross-licensing, como aqueles firmados com Novell, Samsung e o novo que estão tentando "enfiar goela abaixo" da Red Hat. Tudo muito bem orquestrado.

Para a turma de Redmond vale também qualquer esforço para convencer as pessoas de que o movimento do Software Livre não existe, deve ser algum tipo de loucura, as pessoas devem estar experimentando alguma forma de histeria ou de alucinação coletiva.

Convencer as pessoas de que elas desejam mesmo é utilizar "open source" sobre Windows.

É claro que tudo não passa de uma reação natural (para a Microsoft) aos incríveis avanços que vêm sendo obtidos pelo FOSS e principalmente pelas distribuições GNU/Linux como o Ubuntu.

Para ser sincero acho que nem demorou tanto assim para deixar a máscara cair!

11 comentários:

  1. É muita canalhice tentar minar a força que o Software Livre conquistou na área empresarial (com esforço e jogando limpo) usambo um mero blefe. Pobres os que não viram o lobo em pele de cordeiro... A jogada agora? Vamos investir na GPLv3! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a única coisa que a M$ entende são $$$ e acha que todos do mundo só vivem de $$$.
    A micro$oft deveria procurar um froid da vida pra ve se consegue curar essa sua loucura estérica por $$$.

    ResponderExcluir
  3. Microsoft o nome já diz (Software pequeno), software vago, vulnerável, literalmente pequeno no sentido de capacidade.

    Microsoft nada mais é do que um conjunto de péssimos softwares cheios de bugs, super lentos, todavia, vestidos com uma camisa anticoncorrência, que é o Marketing.

    Slogan: "Microsoft, pequena em software e grande em marketing!"

    -> Verdadeiramente gigante no quesito: enrolar pessoas e corporações.

    www.digix.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vou ser sincero, até tive esperanças de a Microsoft estar mudando de postura, mas eu estava enganado!

    ResponderExcluir
  5. A última é querer vende o sistema operacional e office por US$ 3,00 a um determinado programa do governo federal....
    Parabéns pelo blog
    marcelo lisboa
    www.marcelolisboa.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Meu caro, quando puder dê uma passadinha por aqui.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Vale ressaltar o link: http://br-linux.org/linux/executivo-da-ms-informa-que-a-empresa-nao-ira-processar-usuarios-de-linux

    Belo post, mas despulpem, não acho que isto fará grande diferença. Tenho lido frequentemente em varios links e varias fontes, a microsoft está morrendo, perdendo clientes a cada dia. E digo mais, os maiores clientes dela (governos) do mundo todo estão passando a usar sistema livre. O que resta esperar para a grandes desenvolvedoras como adobe (softwares), EA (games), e outras tantas começem a desenvolver sistema livre. Mas vou dizer mais uma coisa. Eu tenho certeza de que quando não restar alternativas a microsoft vai vender o sistema operacional e seu pacote office a preço de banana. Neste momento que não sei o que vai acontecer realmente.

    ResponderExcluir
  8. É como o refrão daquela música da banda Chumbawamba, que talvez você nem saiba quem são, mas já ouviu a música! (Tubthumping)

    http://www.youtube.com/watch?v=_lJIjdajBww

    "Truth is, I thought it mattered. I thought that music mattered. But does it? Bullocks! Not compared to how people matter...
    We'll be singing when we're winning
    We'll be singing
    I get knocked down but I get up again
    You're never gonna keep me down"

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente, eles querem que as pessoas usem "open source" em ambientes windows, porém aí falta um ingrediente principal, a liberdade!

    ResponderExcluir
  10. Por falar em mentiras...

    http://www.geocities.com/soflivre/

    ResponderExcluir