quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Design, experiência do usuário e desenvolvimento na Canonical

A Canonical está contratando designers e especialistas em interface com o usuário e os colocará trabalhando em projetos como o X, OpenGL, Gtk, Qt, Gnome e KDE. A iniciativa se alinhada com a meta estabelecida por Mark Shuttleworth, na útlima OSCON: "disponibilizar em dois anos uma experiencia de usuário equivalente aquela oferecida hoje pela Apple".

Para se informar sobre todos os detalhes do anúncio leia "Design, user experience and development at Canonical", no blog do Shuttleworth.

O desafio é enorme, mas em linhas gerais concordo com o pensamento do Mark Shuttleworth.

4 comentários:

  1. A interface do Linux sem esforço algum consegue tranquilamente botar a do Apple no chinelo. Basta apenas uma customização ;D

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente ainda não é bem assim. Principalmente se cosiderarmos algo além do eye candy, se levarmos em conta integração e consistência de APIs, etc.

    Mas quem sabe o FLOSS ainda chega lá e eu torço para que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  3. Eu também concordo. Não se trata de temas, ícones e cores apenas. Interface consistente é tudo, principalmente infraestrutura consistente. Hoje se você abre um aplicativo GTK no Kde ele tem uma aparência, se você abre um aplicativo Qt no Gnome idem. Cada aplicativo tem seus ícones e fontes independentes.
    Fazer isso ter uma cara só e tudo isso funcionando integrado com o sistema... vai dar muito trabalho!
    Meu sonho de consumo é que esse dia "um dia" chegue! Nem precisa ser em dois anos...
    Mas eu acho que alguém precisa fazer isso. Sempre sugeri essa integração para melhorar a experiência com o usuário, mas sempre vem aqueles comentários que software livre te dá liberdade e cada um escolhe o que quer... inclusive escolhe não escolher não é?
    É muito importante que essa integração ocorra. E quando isso ocorrer, as outras distros ou vão pelo mesmo caminho ou vão ter que mudar o seu público alvo, porque DESKTOP já está sendo todo dominado pelo UBUNTU... e com isso será impossível batê-lo nesse ambiente.

    ResponderExcluir