Após confirmação da própria Microsoft que falha existente no navegador Internet Explorer (em todas as suas versões em uso) colaborou para os ataques lançados contra o Google, Adobe e várias outras empresas recentemente (e ainda continua sem correção, apesar da receita de exploração estar disponível na Internet), o governo alemão pediu que usuários do país selecionem e utilizem um navegador diferente.
A Microsoft rejeita o alerta dizendo que os riscos para o usuário são baixos e que configurações especiais de segurança podem tornar o navegador mais seguro (apesar da redução de funcionalidades, o que impediria o acesso normal a vários sites).
No entanto as autoridades alemãs afirmam que nem mesmo isso faz do IE um navegador realmente confiável.
Conforme informa Alan Stevens (consultor entrevistado pela BBC) trata-se de um fato sem precedentes pois é a primeira vez que um governo pede aos cidadãos que "não utilizem produtos da Microsoft por questões de segurança". Ainda segundo Stevens, isso demonstra a real seriedade desse incidente.
Vale lembrar que qualquer software pode apresentar problemas de segurança. Por isso é importante manter-se bem informado (para não cair em golpes), utilizar versões atualizadas e dar preferências a softwares com boa reputação e histórico de segurança. Infelizmente o IE não se encaixa nessa última categoria, de nenhuma forma possível.
Leia mais sobre o assunto no site da BBC: German government warns against using MS Explorer - BBC
Atualização em 18/01/2010:
Leia também matérias que sairam hoje no site IDG Now!:
Código de ataque que usou IE para invadir Google cai na rede - IDG Now!
Crackers invadem contas de GMail de jornalistas estrangeiros na China - IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário