terça-feira, 10 de outubro de 2006

Adeus Ray Noorda

Ray NoordaRaymond John Noorda faleceu ontem (9 de outubro) aos 82 anos em sua residência no estado de Utah (Estados Unidos), após uma longa batalha contra o mal de Alzheimer.

Ray Noorda, como era mais conhecido, nos deixa um incrível legado!

Como CEO da Novell no período entre 1982 e 1994, foi o responsável pela aquisição do UNIX e do USL (Unix Systems Laboratories) da AT&T e decidiu pôr um fim à batalha judicial que se arrastava contra a BSDI (Berkley Software Design Inc.), pela possível violação da propriedade intelectual do UNIX pelo BSD/OS.

Foi ele também quem conduziu a Novell ao seu enorme sucesso entre os anos de 1980 e 1990, praticamente tornando o nome da empresa sinônimo de LAN (Local Area Network).

É dele a concepção da abordagem em três camadas aplicada ao mercado das revendas de tecnologia. Foi Noorda quem decidiu que treinamento e certificação seriam o melhor caminho para garantir que seus parceiros poderiam prestar suporte aos produtos da Novell. O programa Novell CNE (Certified NetWare Engineer) fez tanto sucesso que influenciou praticamente qualquer grande fornecedor de tecnologia atual a oferecer um programa de certificação.

Durante a competição com a Microsoft Noorda previu, muito antes de qualquer outro, o potencial da empresa para o completo domínio do mercado de desktop.

Visionário, com sua empresa de investimentos The Canopy Group, financiou empresas como por exemplo a PartnerAxis (concebida para realizar a ligação entre provedores de soluções Linux e revendas).

Seu afastamento da Novell (após 1996) se deu justamente por Noorda acreditar que Linux seria o futuro enquanto a Novell, sob a direção de Bob Frankenberg, decidia finalizar os trabalhos internos com a plataforma. Logo em seguida Noorda cortou seus laços com a Novell e decidiu investir na Caldera Systems, umas das primeiras empresas de Linux.

Devido aos problemas saúde afastou-se progressivamente dos negócios.

Foi então que recetemente a Caldera, já conhecida como SCO, decidiu voltar-se contra o Linux e a Novell voltou-se para o sistema do pinguim de braços abertos - suprema ironia!

Quem conheceu Ray Noorda diz que com ele a frente dos negócios a SCO nunca teria se envolvido no infame processo contra a IBM e é possível inclusive que a Novell tivesse adquirido a SCO em vez da SuSE, para entrar no jogo do Linux.

Nossa indústria perde um grande homem de negócios, determinado, daqueles que fazem as coisas realmente acontecerem.

Mas o seu legado permanece. Nas palavras de Steven J. Vaughan-Nichols (colunista do eWeek Channel Insider): "a despeito do que ocorra com as empresas que ele ajudou a fundar, ele tanto quanto Scott McNealy da Sun e John Chambers da Cisco, criaram o mundo interconectado em que vivemos hoje. E mais do que qualquer um, ele é o responsável pelas revendas e integradoras modernas de tecnologia das quais tantos de nós tiram o sustento."

O obituário de Ray Noorda pode ser lido em The Canopy Group

Nenhum comentário:

Postar um comentário