quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Não se parece com Linux, com Windows e nem mesmo com Apple

OLPC 2

Como já deve ser de conhecimento de todos o Laptop XO da organização OLPC (também conhecido como laptop de $100 ou Children's Machine) usará como interface gráfica o Sugar. Essa interface foi escrita em Python, é baseada em Gnome e roda sobre um X Window System.

Sugar OLPCEla não faz uso da metáfora convencional para desktop encontrada em outros computadores pessoais, mas de um enfoque bastante original. E se propõe a estimular uma interação direta entre cada criança usuária do computador através de um ambiente de colaboração em rede local (sem fios). Ela materializa também o esforço em tornar o equipamento o mais funcional possível com o consumo mínimo (ou mais eficiente possível) do hardware disponível.

Você pode ler mais sobre o Sugar aqui:

OLPC News: OLPC Sugar UI: Not Linux, Not Windows, Not Apple
CNN: Novel software drives '$100 laptop'
IDG Now!: OLPC revela Sugar, interface de código aberto feita para o laptop de US$ 100
Eugenia's: OLPC, Again

E como era de se esperar um mudança tão radical de paradigma não poderia mesmo agradar a todos.

Que pesem nesta análise os objetivos do projeto do OLPC e o fato de que esta é uma oportunidade precisosa para se construir algo realmente novo, a partir do zero.

Assista o vídeo "Slightly better demo of the OLPC User Interface"








E você o que pensa a respeito? O que está achando do Sugar?

Eu gostaria de conhecer a sua opinião.

8 comentários:

  1. Olá! Não sabia que tinha vídeo... estava lendo através de um leitor de feeds. Dica: deixe um link ou nota para o vídeo.

    Quanto ao Sugar, é importante ressaltar que ele é voltado para crianças e roda em um hardware limitado, mas que atende ao propósito. Achei a interface bastante interessante! Aproveita bem a tela (7,5'')!

    ResponderExcluir
  2. Olá semente,

    Obrigado por sua visita e pela opinião. Agradeço também pela dica, bastante oportuna.

    Um abraço,

    ASF

    ResponderExcluir
  3. Como você disse, não agradou a todos, inclusive eu. Pessoalmente esperava mais, porém acho que tem que ser nesses moldes, pois não devemos esquecer que o destino final desse equipamento é uma criança que nunca operou um computador logo deve ser o mais simples possível e auto explicativo. Não pode ser algo lento, pois se a criança clicar e nada acontecer pode ser frustante, além disso, tudo se pode fazer com um pouco de criatividade. Quem sabe uma criança que recebeu uma dessas máquinas resolva ir a fundo mesmo, se fascinar pelo sistema, e que, como eu, resolva saber como ele funciona? Ou que então veja no equipamento um estimulo para o aprendizado? Sendo assim, entendo que está de bom tamanho o Laptop XO

    Abraço Antônio!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de saber como é que a criança poderia mudar de website?? apenas buscando pelo google pode não ser a melhor solução.

    Para uma empreitada, digamos, sem fins lucrativos, o google esta muito bem relacionado, heim.

    E o editor me parece muito mais com o gedit do que com o abiword.

    ResponderExcluir
  5. Caro helder,

    O navegador do XO é o Mozilla Firefox e até onde sei não há qualquer impedimento para mudar de website através da digitação de uma URL na barra de endereços (pelo menos foi o que pude experimentar com a imagem do SO que testei).

    A barra inclusive aparece nesse vídeo, só que está preenchida com a seqüência que é digitada na caixa de texto do mecanismo de busca (Google). Portanto a informação de que não há a barra de endereço não me parece correta.

    Talvez a intenção do vídeo tenha sido a de demonstrar um exemplo onde a criança não precisa se preocupar com a digitação de "complicados" endereços para acessar websites. Mas é claro que eu posso estar errado também.

    Obrigado por sua visita e pela opinião.

    Abraço,

    ASF

    ResponderExcluir
  6. Gostaria mais se fosse Linux,mas só em não ser Win,já tá bom ^^

    ResponderExcluir
  7. Caro Daniel,

    Mas é Linux! :-)

    Abraço,

    ASF

    ResponderExcluir
  8. Daniel, o sistema é basedado em LINUX. Der....

    ResponderExcluir