terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Revisão da atual Lei de Direitos Autorais

“Revisão da atual Lei de Direitos Autorais, em vigor desde 1998, é a reivindicação de um grupo de artistas, professores universitários e representantes da sociedade civil que elaborou o documento 'Carta de São Paulo pelo acesso a bens culturais'.

A idéia é adequar a lei ao novo mundo digital, uma vez que ela foi reformulada há dez anos, quando a internet ainda era incipiente e não havia o uso em larga escala de iPods, CDs e DVDs para armazenamento de cópias de obras, assim como o uso de redes P2P, de download e compartilhamento de arquivos.

A Carta, que lista dez tópicos que precisam de reformas urgentes, começou a ser redigida em agosto deste ano, num seminário realizado na USP. Há alguns meses, o Ministério da Cultura tem feito consultas públicas visando a colher informações sobre o que pode vir a mudar e conta com o apoio da sociedade civil na elaboração de propostas. De acordo com o professor da USP Pablo Ortellado, um dos autores da Carta, a Lei está defasada em relação às novas práticas sociais e precisa ser revista em caráter de urgência.

No documento foram definidos dez pontos primordiais que tratam da forma como autores e consumidores se relacionam com as obras.

Há conflitos sobre o que a lei prevê e o que as pessoas fazem. A lei proíbe coisas banais, como a possibilidade de um usuário copiar um CD que adquiriu para um dispositivo qualquer. São muitos empecilhos num momento em que o uso desses bens culturais está amplamente difundido. São barreiras desnecessárias, tanto para consumidores quanto para autores - diz Pablo.

Na esfera tecnológica, a Carta pede o fim do uso de bloqueios do tipo DRM (Digital Right Management), dispositivos inseridos em CDs e DVDs que impedem a cópia integral de arquivos - só é possível, em alguns casos, copiar pequenos trechos das obras. …”

Fonte: O Globo

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Linux 2.6.28

santa_penguin"It doesn't really matter what day it is, or what holiday (if any) you're celebrating, because even if you sit at home, alone in your dank basement, without any holidays or friends, I bring you a tiding of great cheer: you can now download Linux-2.6.28, and compile it to your hearts content, (...) In fact, even _if_ you have friends or family, leave them to their endless toil over that christmas ham or turkey, and during the night, when they're asleep, you can give them that magical present of a newly updated computer. When they wake up tomorrow morning, tell them how you saw Santa crawl down the chimney with his USB stick in hand, updating the OS of all good boys and girls." (Linus Torvalds, in the kernel mailing list)

Leia uma rápida avaliação sobre o kernel 2.6.28 no Ars Technica.

Uma das melhores novidades na versão 2.6.28 é marcação do Ext4 como estável.

Tag Galaxy

taggalaxy

Experimente um jeito novo de buscar imagens no Flickr.



Fonte: Tux Vermelho

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A tal Anatel serve mesmo pra quê?

Anatel lançará em 2009 plano de celular para baixa renda (Estadão)

Não me recordo de conhecer qualquer pessoa hoje me dia que não possua pelo menos um telefone celular. Isso independente da faixa de renda.

Então qual a verdadeira vantagem nesse tal plano popular?

Seria mais interessante para todo mundo que a Anatel realizasse um trabalho sério em fiscalizar as teles e exigir destas o mínimo de respeito e compromisso com o consumidor brasileiro.

E todo o resto não passa de populismo desavergonhado.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

FUD Natalino: Microsoft, ODF e Papai Noel Azul (cuidado)

Mais uma da empresa comédia, Microsoft Corporation:
"Em primeiro lugar, eu gostaria de avisar a todos que o extenso documento publicado nada mais é do que a especificação 1.1 do ODF (OASIS ODF v1.1), que foi publicado por eles violando o copyright do OASIS."

Leia o texto completo no void life (do homembit).

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Cuidado com o que você anda lendo na Web

Não, não estou falando de conteúdo impróprio para menores, mas é quase isso.

Recentemente a obscura Bit9 publicou um estudo afirmando que o navegador Mozilla Firefox pode ser considerado o aplicativo mais vulneráveis de 2008 (somente a versão para a plataforma Windows foi coberta pelo estudo).

Ocorre que a principal premissa do teste realizado pela Bit9 é no mínimo inconsistente. Pode-se até mesmo considerá-la mal-intecionada.

Eu explico:

A avaliação da Bit9 considera apenas o número de vulnareabilidades relatadas para os softwares avalidados. Não leva em conta quantas delas foram corrigidas e nem mesmo a velocidade com que isso ocorreu (a correção).

Sendo assim penaliza quem adotou um processo mais transparente de desenvolvimento do software. Baseado nessa premissa equivocada projetos open source seriam potencialmente mais vulneráveis que software de código-fonte fechado e ponto final. Bobagem não é mesmo?

Mas quem será que está por trás do tal estudo? Quem o financiou?

Infelizmente mais uma vez quem mordeu a isca lançou o hoax na Internet foi o jornalista Carlos Machado da Info.

Leia aqui como a Mozilla se manifestou oficialmente a esse respeito.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Mac OS X 10.5.6 liberado (2)

Infelizmente o update em questão não corrigiu o irritante bug com o MIME no Leopard, introduzido com o iTunes 8 e Quicktime 7.5.5.

O problema se manifesta quando o usuário tenta acessar algum vídeo Quicktime embutido em páginas da web, como por exemplo estes encontrados aqui.

Existe um workaround para o Safari, você pode manter o sistema em português do Brasil, mas deve desativar o suporte a ele especificamente para o Safari. A configuração é simples:

1- Abra o Finder e acesse a pasta Aplicativos;

2- Clique com o botão do direito do mouse no ícone do Safari (ou mantenha a tecla control pressionada enquanto clica no ícone). Selecione a opção Obter Informações e na seção Idiomas da caixa de diálogo que será exibida, localize a opção português e desmarque-a. Não é necessário desmarcar português (Portugal);

3- Feche a caixa de diálogo.

Pronto, agora ao executar o Safari (se você estiver usando as configurações default para o português do Brasil) o navegador será lançado em inglês e os vídeos Quicktime embutidos nas páginas web funcionarão sem problemas. Essa dica me foi repassada pelo Sérgio Miranda, da ótima (recomendo) Mac+.

Infelizmente ainda não consegui uma solução para os demais navegadores. No caso do Firefox, tanto faz português ou inglês, o problema sempre ocorre.

Quem chegar a uma solução por favor compartilhe-a aqui conosco.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Mac OS X 10.5.6 liberado

softwareupdateCom vários aprimoramentos, especialmente com relação a performance e sincronização através do MobileMe, Apple liberou hoje o update para Mac OS X 10.5.6.

Leia mais sobre esse update no Ars Technica e na KB da Apple.

À espera de um milagre

Aumentam os rumores de que a combalida Palm estaria preparando alguma coisa realmente quente. E possivelmente não será apenas mais um novo aparelho.

Ao que tudo indica trata-se na verdade de uma nova plataforma de dispositivos móveis e serviços. Ela seria composta por dispositivos especializados, adequados ao perfil específico de diversos tipos de usuários, segundo especula-se.

E realmente existem alguns bons indícios de que a Palm está desenvolvendo a tal plataforma, dentre eles a contratação de 150 engenheiros. Na equipe profissionais como Jeff Devine, ex-alto executivo da área de operações da Nokia e Way Ting, o guru dos sistemas operacionais na Silicon Graphics. Também faz parte do time Dan Walker, ex-Apple (chief talent officer na companhia de Steve Jobs, no período de 2000 a 2004), hoje responsável pelo recrutamento de talentes na Palm.

Só espero que a empresa consiga produzir algo realmente extraordinário como fez anos atrás ao criar a família Palm a partir do Palm Pilot original (da US Robotics). Como fã assumido da Palm eu não suportaria de ver outros fiascos no estilo dos recentes LifeDrive e Foleo.

Referências: BusinessWeek / Ars Technica

domingo, 30 de novembro de 2008

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Hotmail, o serviço de correio eletrônico oficial (oficial mesmo!) do Brasil

Prezado(a)s,

Boa noite.

É com profunda tristeza que informo:

"O governo do Estado do Pará assinou o protocolo de intenções com a
Microsoft Brasil, na tarde desta terça-feira (25), no Palácio dos
Despachos, com o objetivo de fornecer serviço gratuito de e-mail para
2,5 milhões de usuários do Programa NAVEGAPARÁ, entre eles
infocentristas, estudantes e professores da rede pública de ensino.

O protocolo foi assinado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento,
Ciência e Tecnologia (Sedect), Maurílio Monteiro - que na ocasião
representou a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa – pelo
presidente da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará
(Prodepa), Renato Francês e pelo diretor-geral de Assuntos Jurídicos e
Corpoorativos da Microsoft Brasil, Rinaldo César Zangirolami."

Fonte: http://www.pa.gov.br/noticias/materia.asp?id_ver=35851

Eles (MS) querem fazer um verdadeiro monopólio privado com as contas
estatais dos programas governamentais de Inclusão Digital e da rede
pública de ensino.

Vide aqui:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u456051.shtml

http://samadeu.blogspot.com/2008/10/ballmer-enrola-serra.html

E já foi assinado algo assim na Bahia também.

A meta é assinar tais protocolos em 13 Estados até o final do ano.

Para aqueles que discordam de tal monopólio:

http://www.petitiononline.com/mnp2008/petition.html

Acredito que está virando uma questão nacional. Ou melhor, já virou.

Além de discordar, o quê podemos fazer de concreto?

Aqui no Pará vamos ao MPE e à Assembléia Legislativa.

Abraços.

Ézyo Lamarca da Silva.
Visite: http://www.cabanagemdigital.blog.br

Ballmer é um idiota, mas quando ele aparece em entrevista no Jornal da Globo dizendo que o Brasil é muito importante para a Microsoft, aí tem coisa. Ballmer está muito bem assessorado e a Microsoft deseja explorar nosso notório e histórico complexo de vira-lata. E com isso eles esperam nos fazer trabalhar em favor dos interesses da empresa comandada por Ballmer, nos oferecendo bem pouca coisa em troca.

Na prática a Microsoft massageia nosso ego terceiro-mundista, subdesenvolvido e quase sempre desprovido de qualquer senso crítico. Na realida faz isso através da falta de caráter, do despreparo e da ganância da maioria de nossos representantes eleitos e dos gestores das empresas públicas brasileiras. Isso não é generalização, existem excessões, mas elas ainda não são muitas.

Como já foi dito, o imediatismo egoísta e carreirista de alguns está impedindo a aplicação de uma visão estratégica e realização de um plano de longo prazo para o país.

Nesse caso da Microsoft, eles estão essencialmente comprando a preço de banana uma melhoria para os números envolvidos em seus serviços web na tentativa de recuperar terreno perdido para empresas mais antenadas e inovadoras, como por exemplo a Google.

No fim das contas a Microsoft descobriu um novo formato de offshore, não se trata mais de mão-de-obra, a Microsoft descobriu que é possível alugar a nação alheia, baratinho, baratinho!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O dilema da pirataria

Depois de ler o livro "The Pirate's Dilemma", do jornalista Matt Mason, Felipe Zmoginski (Revista INFO) voltou a dormir tranquilo. Quer entender o motivo? Leia aqui.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Novell comemora resultados financeiros de seu acordo com a Microsoft

Dois anos se passaram e a Novell está comemorando um aumento de 250% no número de clientes após seu acordo cavalo de tróia com a Microsoft.

A Microsoft não demonstra qualquer entusiasmo com os resultados financeiros obtidos, prefere falar sobre "produtos" e benefícios para seus clientes. O próximo passo da estratégia parece mirar diretamente os negócios da Red Hat.

Mas o que parece mesmo é que a Novell assumiu confortavelmente o papel de peixe-piloto e econtrou uma fórmula de se manter rentável, ainda que pequenininha. É melhor do que nada. Alguém pode culpá-la por isso?

Quanto a evolução do Suse e do Linux, tudo indica que pelo menos por enquanto vai ficar em segundo plano.

Leia mais sobre o assunto em: Microsoft, Novell See Profits in Partnership - InterNews

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Matrix Windows Edition





Parece que o Google acerta até quando erra

googleEm entrevista recente ao NYT, Eric Smith (CEO) da Google, foi cobrado sobre medidas de austeridade diante da crise financeira que assola os mercados e especialmente os Estados Unidos. A resposta do CEO foi bem aquela esperada, principalmente se levarmos em conta a tradição da empresa de geralmente investir em projetos com retorno a longo prazo:
"It is interesting you use the word austerity. It doesn’t feel very austere. I think it is better to use the word focus. We are clearly going to be more careful with potential large expense streams, which are of uncertain return. But we are also going to continue to invest certainly in small teams to do wacky things."

Hoje comenta-se através da blogosfera que a Google estaria descontinuando projetos como o Searchmash e Lively. É interessante notar como o impacto dessas decisões pode elevar a confiança dos investidores sem representar na prática prejuízo de nenhuma natureza para a empresa.

Já o mesmo talvez não possa ser dito sobre esta decisão aqui. Provavelmente porque uma boa grana já foi torrada só com essa brincadeira.

Brasil, um país pra lá de pitoresco

Dica de leitura: Um país virado do avesso - blog da Lucia Hippolito

Os notebooks atuais com tela multi-touch







Continuo achando idiota precipitada a idéia de equipar os notebooks atuais com telas multi-touch (mesmo aqueles com telas do tipo convertible, ao estilo Tablet PC).

Passado o encantamento inicial logo deve cair a ficha e ficará evidente que as interfaces gráficas dos sistemas operacionais atuais não foram projetadas para utilização com os dedos.

É preciso repensar totalmente o paradigma da interface e construir algo novo, realmente confortável e funcional para o usuário. Semelhante ao que já ocorre com os smartphones modernos (ex: Apple iPhone, Google/HTC G1, etc).

Aliás toda essa tecnologia foi aperfeiçoada pensando no uso dado a esse tipo de dispositivo.

Uma exceção interessante e que merece ser citada é o trabalho que está sendo desenvolvido pela Apple (novamente ela) ao adaptar o trackpoint dos seus portáteis para que reconheçam gestos mais complexos realizados pelos dedos do usuário. Há fortes indícios também, inclusive através do registro de algumas patentes, de que a empresa de Cupertino está desenvolvedo novos paradigmas de interface que deverão ser incorporados em seus equipamentos. Isso poderá permitir em um futuro próximo a operação confortável e produtiva de equipamentos do tipo notebook, por exemplo, através de gestos na tela.

Hoje, na minha modesta opinião, operar um notebook com tela sensível ao toque é apenas uma estravagância e pouco trará em ganhos de produtividade para a esmagadora maioria dos usuários e aplicações.

Isso para não falar na aflição que algumas pessoas poderão sentir ao perceber que a tela do seu equipamento balança freneticamente para frente e para trás, a cada toque dos dedos. E que após algumas horas de uso o aspecto geral da tela curiosamente fará lembrar o banheiro público da estação rodoviária.

Microsoft desiste do 'One Care'

Dica de Leitura: Microsoft desiste de competir no mercado de antivírus - Blog.MacMagazine, Nelson Biagio

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Uma importante página da história está sendo virada neste exato momento

PC MagazineUma importante página na história das publicações especializadas em tecnologia, e do mercado editorial de uma forma geral, está sendo virada neste exato momento: PC Magazine não será mais editada nos EUA - Plantão Info

Músicas sem DRM na Apple iTunes Store

É bastante curioso que exatamente na mesma semana em que surgem críticas quanto a adoção de DRM na porta de vídeo dos novos modelos de MacBook e MacBook Pro, volta-se a comentar sobre rumores de negociações da Apple com grandes selos para a liberação do DRM das músicas comercializadas através da iTunes Store.

Atualização em 19/11 às 19h50

Leia também: MacBook Pro users getting bitten by HDCP - TUAW

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Só para descontrair

poker-camaleoes-jb

Uma vaia sonora para a Apple

macbookNem tudo são flores para o lançamento dos novos MacBook e MacBook Pro. Está parecendo que a Apple cedeu à pressão dos barões da mídia e equipou sua nova linha de portáteis com a infame HDCP (High-Bandwidth Digital Content Protection).

Trata-se de uma tecnologia que implementa DRM nas novas portas de vídeo da família MacBook. É o tipo de tecnologia que penaliza mais quem paga pelo conteúdo do que o usuário da cópia ilegal, ao estilo vexame recente da Electronic Arts com o game Spore.

Estúpido e dispensável.

Mais um motivo para que eu continue usando o meu atual e ótimo MacBook.

Leia também: New MacBooks Have HDCP, Gives iTunes Purchases Less Freedo - Gizmodo

A espera está quase chegando ao fim

Novo Star Trek de JJ Abrams está quase pronto e estréia em maio de 2009. Assista ao novo teaser trailer.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Mac OS X 10.5.6 poderá estar disponível na sexta

Mac OS X 10.5.6Rumores indicam que o update para a versão 10.5.6 do Mac OS X deverá estar disponível já na próxima sexta-feira, dia 21/11. Vamos aguardar.

Fonte: TUAW

Por que o Windows é menos seguro do que o Linux?

Inspirado no post "Visualizando o boot do Linux" (do Nelson Biagio para o Blog.MacMagazine) resolvi resgatar duas imagens igualmente interessantes.

São os mapas completos das chamadas do sistema necessárias para a carga de uma única página HTML contendo uma única figura, tanto em Linux quanto em Windows.

Confira:

syscallapache
Linux executando Apache

syscalliis
Windows Server executanto IIS.

De uma maneira geral quanto maior o número de chamadas do sistema, maior o potencial de vulnerabilidades e maior o esforço para torna a aplicação segura.



Obs: As imagens são um pouco antigas e infelizmente não conseguir identificar as versões dos softwares utilizandos.

sábado, 15 de novembro de 2008

Tecnologia do filme Minority Report pronta para uso

A tecnologia de interface homem máquina apresentada ao grande público através do filme Minority Report chama-se g-speak e está finalmente pronta e disponível para uso. Leia mais sobre o assunto aqui.

E o que parece ser ainda mais bacana: "O site - da empresa - diz ainda que o kit de desenvolvimento para o g-speak roda tanto em Linux quanto em Mac OS X e oferece contato para parcerias."

Fonte: Plantão Info

Já chega de insensatez. Abaixo a censura do Azeredo!

contra_azevedo

Este blog apóia incondicionalmente a manisfestação contra a insensatez proposta contra a liberdade expressão na internet pelo ilustre senador Eduardo Azeredo, por Minas Gerais.

Talvez por falta do que fazer, saiba mais...

Essa é uma batalha que não pode ser perdida pela sociedade, sob pena de sofrermos um duro golpe não apenas em nossas liberdades civis mas também na viabilidade da adoção de novas tecnologias no futuro.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Imagem do dia

25780142

Definitivamente pesam sobre os ombros do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, uma enorme espectativa e responsabilidade maior ainda.

Referência: The New York Times

sábado, 8 de novembro de 2008

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Dell lança Studio Hybrid no Brasil

studiohybrid


Dell colocou à venda no Brasil o compacto e elegante Studio Hybrid.


Vale a penas dar uma olhada nesse PCzinho.

Um dia para ficar marcado na história

voteusApós uma campanha acirradíssima chegou a hora da verdade, nas urnas.

Você pode acompanhar o desenlace das eleições norte-americanas neste interessante agregador: Alltop - Politcs.

domingo, 2 de novembro de 2008

Adeus Stan Winston

Somente nesta semana tomei conhecimento que perdemos para o câncer o mago Stan Winston, em junho último.

Fica aqui portanto (bastante atrasada) a minha sincera homenagem a esse gênio que tanto estimulou a minha imaginação, assim como a de milhares de outros garotos e garotas ao redor do planeta, com suas fantásticas criaturas!

Urnas eletrônicas americanas apresentam falhas

"Ao tocar a foto de Obama, a máquina entende que o toque foi, na verdade, mais à direita e computa voto para McCain" -- Urnas touch screen falham em eleição nos EUA - Plantão Info

Mas exatamente, onde, onde? Ora no condado de Harris, Texas!

Depois do fiasco daquela fatídica eleição que conduziu Goerge W. Bush à Casa Branca, mais essa.

Atualizado em 4/11 às 12h55:

Mais ou menos isso?





Humor: Nerdson e o imponderável



Fonte: (o ótimo) Nerdson não vai à escola

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Se a gente não consegue fazer bem em casa... (2)

Microsoft está copiando se inspirando descaradamente no KDE para a interface do Windows 7. Duvida?


Windows 7



KDE 4


Como já estão comentando por aí, o pessoal de Redmond está tentando conduzir discretamente a substituição do taskbar (ainda contemporâneo do Windows 95) para uma abordagem de dock a la Mac OS X.


Leia também:



quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex disponível


Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex disponível para download.

Daqui a pouco teremos o Intrepid Ibex

Em tempo, segue como dica de leitura um post do Mark Shuttleworth sobre uma das novidades (em usabilidade) da nova versão, o "user switching, presence and session termination".

sábado, 25 de outubro de 2008

Novo comercial bacana do HTC G1





Receita, lucro e dinheiro em caixa da Apple devem embaraçar Microsoft

Apple earnings, profits, and cash embarrass Microsoft - RoughlyDrafted Magazine
"While Microsoft executives like to talk about Apple as an insignificant company with less than 5% of the worldwide market share of all PCs and servers sold, the company now has more cash than Microsoft and earns more than half of its profits and over three fourths Microsoft’s revenues."

Leia também: Vista agora começa a cobrar a conta para a Microsoft - asf@web

Entrevista com Guy Kawasaki

Guy Kawasaki, brilhante e bem-humorado como sempre: The Care and Feeding of Entrepreneurs - NYT

Somos a Microsoft e queremos também ser a líder em virtualização

Custe o que custar! Não importa se para isso é necessário maquear a realidade, jogar com os número ou mesmo comprometer a reputação do IDC:

VMware, IDC play virtualization hardball - CNet News

Como diria aquela personagem de um certo programa humorístico global: "Pergunta quem assina o cheque?"

Leia também: Se a gente não consegue fazer bem em casa… - asf@web

The real (Apple) magic








... and it continues to happen, even today.

Vista agora começa a cobrar a conta para a Microsoft

Graças ao baixo desempenho do Windows Vista no mercado os resultados financeiros anunciados recentemente (do último quadrimestre) pela Microsoft decepcionam.

A grande divisão de sistemas operacionais (responsável pelo Windows) apresentou um crescimento pífio de 2% e uma queda de receita operacional na ordem de 4%. Isso é muito abaixo do que a Microsoft está acostumada para o seu lucrativo negócio de sistemas operacionas e bem abaixo da performance em software para servidores (20%) e do Office (23%).

Possivelmente por isso começam a ser espalhados rumores de que o tal Windows 7 será lançado ainda em 2009. Porém inacreditavelmente segundo o próprio Ballmer, o sistema não passa de um Windows Vista mais polido e livre de problemas de interface com usuário e performance.

Um depoimento no mínimo irresponsável, especialmente quando proferido pelo próprio CEO da Microsoft.

Permitam-me destilar um pouco de veneno: A concorrência agradece e torce para que Ballmer fique para sempre no comando - e também deve ser por isso que Gates está em busca de novos empreendimentos.

Referência: NYT

Descoberta primeira falha grave de segurança no Google Android



Descoberta a primeira falha grave de segurança no Google Android.

Porém devido a maneira como o sistema foi construído, onde cada aplicação é executada em sua própria sandbox (diferente do que ocorre com outros smartphones modernos como iPhone, por exemplo), há limitações quanto a possibilidade de estrago em caso de invasão ao sistema. Ou seja, o invasor está limitado ao espaço de uma única aplicação.

Porém algumas aplicações são pontencialmente sensíveis no quesito segurança, uma delas é o navegador da web.

Também devido ao modelo de desenvolvimento adotado a versão open source foi rapidamente corrigida. Agora a Google trabalha em conjunto com os parceiros HTC e T-Mobile para corrigir a falha no G1.

Leia mais sobre o assunto no artigo do John Markoff para o NYT.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Help fix Vista!

Sensacional é o mínimo que pode ser dito sobre estas duas peças publicitárias da campanha Get a Mac.













Como disse FSB: off course this means war!

E por falar nele, leia aqui algumas frases de efeito do nosso CEO preferido.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sobre a crise econômica mundial e empresas de TI

"Ballmer fala e fala e fala. Num momento em que tudo o que se espera é ação. E silêncio." - Paulo Vaconcellos

Dica de leitura: Marolinha é na Google - Graffiti

Samsung SSD vs HDD







Um vídeo que vale ser visto.

Trata-se de um comparativo entre o funcionamento de um HDD (disco rígido) e uma unidade SDD (disco de estado sólido). Os discos de estado sólido provavelmente estarão presentes em 9 de cada 10 computadores pessoais em um futuro próximo.

Fonte: Blog.Macmagazine

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Quer ficar por dentro dos lançamentos que a Apple fará hoje?

Saiba como e onde:

10/14 Apple Event: Who's providing live coverage? - TUAW

Hot, hot, hot!

Informações de última hora sobre os lançamentos da Apple que serão anunciados daqui a pouco. Incluindo novo monitor de 24" com LED por $899, preços e características novas para MacBooks, MacBooks Pro e Air.

Leia aqui no AppleInsider.

Leia também: Palpite para os anúncios da Apple - asf@web

O que é ODF?

O que é ODF? - IT Web
Por Jomar Silva (Diretor Geral da ODF Alliance Chapter Brasil)

Um ótimo texto introdutório sobre o formato ODF. Leitura recomendada a todos.

Erro de tradução na tela de boas-vindas do BrOffice.org 3



Acabo de instalar o BrOffice.org 3 e logo salta aos olhos o erro de grafia da palavra composta (adjetivo) bem-vindo.

'Bemvindo', como aparece escrita no BrOffice.org, é nome de pessoa.

Pega mal para um software que será utilizado como ferramenta para produzir textos.

Palpite para os anúncios da Apple


Meu palpite (desejo) para o 'one more thing' do Steve Jobs no evento de hoje (14/10): novos iWork e iLife!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Faça o download do OpenOffice.org 3

Como já foi noticiado Internet a fora, está liberado para donwload a versão 3.0 do OpenOffice.org. Porém durante boa parte do dia de hoje a página do projeto esteve inacessível por causa do aumento no tráfego.

Agora a pouco consegui acesso a ela que está disponível através de uma versão simplificada.

Esse episódio me deixou intrigado com duas coisas:

1- Como propor a adoção em larga escala (globalmente) de uma suíte de escritório e não preparar um esquema especial para o dia do lançamento de uma versão tão aguardada?

2- Por que a demora em liberar uma versão em português do Brasil? Justamente o idioma do país onde existe um dos maiores potenciais para sua adoção?

Ok, ok, aqui nós temos o problema com o nome OpenOffice.org. Mas porque o BrOffice.org não ficou pronto ao mesmo tempo?

Também acho importante lembrar que estamos falando de um projeto tocado com mão de ferro pela Sun Microsystems.

É meus caros, talk is cheap!

Uma rápida olhada na interface customizada feita pela Dell para o Ubuntu







Entrevista em vídeo com Doug Anso, Office CTO e Linux Technology Strategist da Dell.

Anso é o responsável pela interface customizada do Ubuntu que acompanha o Dell Inspiron Mini 9.

Trata-se de uma opção interessante além da já famosa Ubuntu Netbook Remix.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Migrando de RH para Ubuntu

A LinuxWorld.com.au publicou uma matéria (dica do NoticiasLinux.com.br) sobre a migração de servidores RH para Ubuntu na Wikipedia.

E um bate-papo recente com uma fonte privigeliada, fiquei sabendo que o mesmo está ocorrendo com os servidores do Google., inclusive no Brasil.

Sem dúvida uma comprovação da credibilidade do excelente sistema operacional desenvolvido pela Canonical com o apoio de uma vibrante comunidade.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

MacBook Brick

Você não sabe do que se trata? Então leia este artigo do 9to5Mac e surpreenda-se com mais uma inovação da empresa de Steve Jobs.
"Apple's competitors won't be able to match"
Peter Oppenheimer - Apple CFO

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Cuidado! Conheça a nossa longa jornada para conseguir acesso à rede 3G da Claro. (Parte 2)

Dando continuidade ao relato da nossa "aventura" com o plano corporativo de acesso 3G da Claro. Agora virá a pior parte:

No dia 30/09 recebemos o "kit de acesso". Quase que de imediato o meu aborrecimento com os sucessivos adiamentos para a entrega do material desapareceu.

Abro a embalagem e está tudo lá: a caixinha com o modem, cabos, CD de instalação e manual do usuário, além do SIM card Claro (me perdoem o trocadilho).

Realizo os procedimentos adequados de instalação e para minha surpresa não consigo conexão à rede. Tento uma segunda e uma terceira vez.

Repasso todos os procedimentos, verifico a qualidade do sinal e aparentemente está tudo 100% correto.

Decido então ligar para o telefone de atendimento da Claro (1052) e solicitar suporte. Após selecionar as opções adequadas na URA (Unidade de Resposta Audível) finalmente consigo contato com um atendente do suporte para a rede 3G.

Em conjunto repassamos mais uma vez todos os procedimentos (clássico suporte de primeiro nível) e após minunciosa análise chegamos a conclusão de que pode haver alguma coisa errada ou com meu equipamento (computador + sistema operacional) ou com o modem 3G. É aberto um protocolo de atendimento no sistema da Claro, que compromete-se a dar uma resposta a minha solicitação de suporte com alguma orientação a mais (suporte de segundo nível) em até 72h.

Decido que não vou esperar e me dirijo a única loja oficial da própria Claro em Belém, que fica localizada no Shopping Iguatemi (as demais são apenas franquias).

Ao chegar na loja solicito uma senha e aguardo pelo atendimento.

Durante o tempo em que permaneco na loja, aguardando para ser atendido, acompanho algumas situações pitorescas e uma particulamente hilária:

Chegam algumas pessoas informando estarem interessadas no Apple iPhone, o atendente informa que não há mais nenhuma unidade disponível para venda e elas vão embora.

Eu puxo conversa com o segurança da loja e ele me informa que ainda existem sim, são poucas e por isso estão guardadas para o caso de ser necessário substituir algum aparelho já vendido e que apresente defeito.

No entanto passados mais alguns minutos chegam outras pessoas interessadas (3 pessoas para ser preciso), simplesmente informam que fizeram reserva para o aparelho e sem qualquer verificação aparente são atendidas e saem da loja provavelmente com o seu sonho de consumo da vez.

Porém o acontecimento mais pitoresco que presencio é uma conversa entre uma senhora na faixa dos seus trinta e poucos anos e um senhor idoso (uma pessoa simples, dá para notar) que estava sentando em uma das poltronas da loja aguardando enquanto sua filha era atendida. O senhor foi quem tomou a iniciativa de iniciar a conversa, com um casual:

- Qualquer dia desses só haverá telefone sem fio, você não acha?

A moça responde, sem muita certeza:

- Acho que sim.

Ele emenda:

- É melhor sem fio, porque não tem o fio para atrapalhar.

Ela concorda.

Ele ao observar que algumas pessoas estão saindo da loja com os modens 3G, dispara"

- E aquilo? O que é?

A moça responde:

- É um modem.

E ele:

- Para que serve?

Ela:

- Para acessar a Internet!

Ele:

- O que é Internet?

Imediatamente o ritmo rápido e casual da conversa é interrompido e ela olha para ele com um ar incredulidade:

- O senhor não sabe o que é Internet?

Ele sem esboçar nenhum constrangimento e com toda a naturalidade do mundo responde com um simples:

- O que é Internet?

Agora a sua interlocutora assume uma expressão de espanto ainda maior e gasta algum tempo pensando no que responder. Ela se sai o seguinte:

- Ora, é a rede mundial de computadores!

Depois ela finge interesse em outro ponto da loja certamente para encerrar aquela conversa o mais rápido possível.

Confesso que acompanhar esse diálogo serviu para me fazer relaxar e certamente me ajudou a passar o tempo.

Chamam o meu nome. Me dirijo ao balcão de atendimento. Explico a situação e para minha surpresa a funcionária da loja me diz calmamente que não há nada que ela possa fazer.

Penso que não compreendi direito o que ela está me dizendo e novamente explico a situação. Ela confirma que não há nada que ela possa fazer e explica que só poderia me atender se meu plano fosse pessoa física.

Peço a ela que pelo menos o modem seja testado. Um outro atendente se aproxima e solicita que façamos primeiro um teste no meu computador. Realizamos todos os testes que eu já havia feito anteriormente por conta própria e com o auxílio do atendende da Claro por telefone. Novamente sem qualquer sucesso.

Então ela pega o modem e o conecta a um PC da loja que já estava acessando a Internet através da rede 3G. Ela realiza alguns testes e vaticina: o problema realmente está no seu modem - antes ela já havia verificado a condição da minha "linha" junto a Claro (através de teste no SIM Card).

Pergunto a ela o que devo fazer então? Ele não sabe o que dizer!

Tomo a iniciativa de ligar para consultora de vendas na frente da funcionária da loja e ela, a consultora, me orienta a ligar novamente para a Claro (1052) e informar tudo o que está acontecendo, onde estou, etc e tal.

É o que faço.

Uma atendende do outro lado da linha tenta me convencer de que eu deveria procurar uma assistência ténica do fabricante do modem. Nesse momento quase esqueço que sou uma pessoa civilizada, sou forçado a para tudo o que estou fazendo por uns poucos segundos, respiro fundo e informo calmamente que não sou nenhum palhaço, que não estou pendido favores a ela ou a Claro e que somente sairei da loja com essa situação absurda devidamente resolvida.

Ela me pede para aguardar pois precisa consultar alguém, retorna e me informa que vai abrir uma solicitação para substituição do aparelho.

Informa ainda que acionará a "logística" e que estarei com um equipamento novo em um prazo máximo de 72h - supeito que já ouvi isso antes.

Hoje são 07/10, portanto já se passaram 168h desde que ela acionou a logística e até o momento nada aconteceu...

Agora eu começo a acreditar que a Claro está realmente me tratando como um palhaço.

(continua)

sábado, 4 de outubro de 2008

PI: O cerco está se fechando

Dica de leitura:

Estrelas da música britânica se unem contra gravadoras - Folha Online

iPhone no Brasil

Vivo demonstra em seu site que não conhece nada de iPhone (atualizado) - blog do iPhone.com

Vamos ver até onde chega a aventura da operadoras brasileiras com o telefone de grife da Apple.

Tenho observado que os anúncios comercais exibidos na TV estão sendo editados para finalizarem antes da exibição do logo da maçã, deixando apenas tempo suficiente para aprecer o logo das operadoras. E tem mais, tem anúncio comercial chamando o aparelho de iPhone da Claro ou iPhone da Vivo!

Impressão minha? Tirem suas próprias conclusões.

Depois o brasileiro reclama que a empresa de Steve Jobs não dá a mínima para o mercado local.

Microsoft OOXML continua fazendo vítimas

Dica de leitura: Para quem ainda não entendeu que é marmelada - Avi Alkalay

Nokia 5800 XpressMusic 'Tube'



Nokia Releases 5800 XpressMusic 'Tube' Full Video Tour - Gizmodo

Finalmente um concorrente à altura do Apple iPhone. E voltado para as massas - provavelmente devemos excluir o Brasil desse comentário ($$$$$...).

Enquanto isso tudo indica que a RIM também está se mexendo para entrar na briga de verdade.

-- Eu continuo acreditando no futuro da plataforma Android, infelizmente ainda não foi dessa vez.

Leia também: Amanhã deve ser anunciado o Nokia Tube

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cuidado! Conheça a nossa longa jornada para conseguir acesso à rede 3G da Claro.

Recentemente fomos procurados aqui na empresa por uma consultora de vendas de uma empresa terceirizada pela Claro. Fomos apresentados ao leque de serviços e produtos comercializados pela operadora, dentre eles pacotes de voz, modelos de aparelhos, pacotes de dados e etc.

Como possuímos em vigência um contrato de fidelidade com outra operadora declinamos da maioria das ofertas mas demonstramos interesse pela contratação (e aquisição do equipamento para conexão, o famoso 'modem' 3G) do serviço de acesso à Internet em banda larga.

Fomos muito bem atendidos pela consultora e após decidirmos pela contratação do serviço fomos prontamente informados de toda a papelada necessária para a contratação. Cumprimos todas a etapas solicitadas, inclusive com a assinatura de um contrato onde nos comprometemos a não utilizar a rede da Claro para prover serviços de Internet a terceiros - plenamente justificável em virtude de se tratar de uma contratação empresarial e em respeito às normas da Anatel (SCM).

Bem, até este ponto do processo tudo correu sem qualquer sobressalto e não havia qualquer indicação dos vários problemas que estariam por acontecer.

Nos foi informado que em torno de 7 dias úteis receberíamos o modem e o SIM Card habilitado para acesso à rede da Claro. Porém passados 15 dias de espera decidimos novamente entrar em contato com a consultora que se dispôs a verificar o porquê da demora e tentar acelerar o processo.

Foi então que ficamos sabendo que a empresa na qual ela trabalha foi vítima de um assalto e que eventualmente por essa razão ocorreu um atraso no envio dos nossos dados e da papelada necessários a formalização do contrato com a Claro. Mas não sem antes descobrirmos por conta própria (diretamente através do atendimento ao cliente da Claro) - da pior maneira possível (que susto!) - que apesar da assinatura do contrato e do fornecimento da papelada, ainda não constávamos no cadastro de clientes da operadora.

Em nossa conversa com a consultora de vendas solicitamos que ela nos colocasse em contato com seu supervisor, gerente ou responsável pela empresa. Este senhor, aparentemente nervoso e sem muita paciência, tentou desculpar-se pelo atraso usando como justificativa o referido assalto. E assumiu conosco um compromisso de atuar para acelerar o processo de entrega do material necessário para o acesso à rede da Claro em no máximo mais 5 dias.

Concordamos em aguardar por mais este novo prazo e informamos que estávamos preocupados com o rumo que as coisas estavam tomando.

Passaram-se os 5 dias e o compromisso assumido pelo responsável pela terceiriada da Claro não foi cumprido.

Eu, sendo o responsável pela contratação do serviço da Claro e sabendo que se aproximava a data em que precisaria me ausentar da cidade por 10 dias, entrei novamente em contato com a empresa terceirizada. Novamente para combrar a entrega do material e para informá-los do meu compromisso.

Acabei viajando e não recebemos o material.

Um dia após o meu retorno, no dia seguinte (30/09), exatamente 42 dias após a assinatura do contrato, a transportadora contratada pela Claro faz a entrega do "kit" de acesso!

Mas a pior parte ainda estaria por vir!

(continua)

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Intrepid Ibex (Ubuntu 8.10) já está a caminho

Com lançamento agendado para 30 de outubro próximo, já está na hora de começar a organizar a festa.

Veja a quantas anda a mobilização ao redor do mundo: Intrepid Ibex Release Parties

Ferramentas de idiomas no Google (pegadinha?)

Acesse a ferramenta de idomas do Google e solicite uma tradução, do português para o inglês, para a seguinte frase:

“USA é o país que mais polui no mundo.”

Veja só o resultado que é apresentado! :-)

Dica do Sedentário & Hiperativo

-- atualização em 02/10 às 16h

Graças a contribuição do leitor 'mario' (leia os comentários, ela realmente parece fazer sentido) resolvi adicionar o sinal de interrogação, entre parênteses, no título deste post.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Amanhã deve ser anunciado o Nokia Tube

Aparentemente trata-se de uma resposta parcial da Nokia ao avanço de plataformas com o Apple iPhone e Google Android (HTC G1).

Segundo a empresa finlandesa o Nokia 5800 (sim, aquele aparelho que aparece no filme do Batman) é um equipamento mid-range que tem como principal objetivo popularizar de uma vez por todas a interface multitouch para smartphones e telefones celulares.

Acho que o sucesso dessa iniciativa pode estar fortemente atrelado a capacidade da Nokia de oferecer uma interface consistente e agradável para o usuário.

De saída eu não gostei muito da idéia de incluir uma stylus no aparelho, mas ainda é muito cedo para expressar qualquer opinião mais objetiva.

Leia e veja algumas (prováveis) imagens do Nokia Tube no Engadget Mobile.

Referência: Zumo Blog

O blog está de volta

Após alguns dias de recesso o asf@web está de volta.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

E logo, logo a temperatura pode aumentar ainda mais

Finalmente foi apresentada na última LinuxWorld uma versão acabada da ACCESS Linux Platform (ALP) - também conhecida como a próxima geração do PalmOS.



Leia uma análise na matéria do Ars Technica.

A próxima semana será bem quente...

... e eu não estou falando da previsão do tempo!

Hoje foi confirmado pela T-Mobile que o primeiro "Google Phone" será anunciado oficialmente na próxima terça-feira, dia 23 de setembro.

Por aqui finalmente também parece confirmado o início da comercialização do Apple iPhone, através da Claro e Vivo.

Parabéns Nerdson!


Vida longa ao Nerdson, Beta Bitsy, Lilo, Amigoogle e até mesmo ao Bozo*!


* não fosse ele quem nos divertiria e irritaria tanto?

Lançado VMware Fusion 2

Às vesperas da VMworld 2008, com anúncio de iniciativas como Virtual Datacenter OS e VMware View (e em meio à intrigas e picardias de bastidores), a VMware libera a versão final do excelente VMware Fusion 2.

Indispensável!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Apple libera o update 10.5.5 para Mac OS X

Apple acaba de liberar nesta segunda-feira o update 10.5.5 para o Mac OS X Leopard.

Com centenas de melhorias e correções de bugs, esta provavelmente deve ser a última grande atualização do sistema antes do Mac OS X Snow Leopard.

Leia uma descrição completa no AppleInsider.

OpenOffice.org 3.0 Release Candidate 1

Disponível o RC1 do OO.org 3.0. Inclusive com interface Acqua para o Mac OS X, no release principal.

Dica do Simon Phipps (SunMink). No mesmo post também há uma outra dica que nos obriga a refletir sobre o futuro com DRM.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

E não é que deu certo?



A estratégia de Bin e Page (Chrome somente para o Windows por enquanto) parece que está mesmo surtindo efeito:
Segundo informações da Net Applications, uma empresa especializada no monitoramento de tendências na internet, observou que os usuários do Internet Explorer tem migrado em maior número para o novo navegador do Google.

Em comparação com outros navegadores, o Internet Explorer teria apresentado uma queda de 1,4 em seu total de 71% do segmento de mercado. No entanto, os navegadores Opera, Firefox e Safari apresentaram crescimento neste mesmo período. - Google Discovery

Agora resta-nos aguardar pela liberação do IE8 e observar a contra-medida que será adotada pela Microsoft.

Internet Explorer 8 empurrado novamente como atualização de segurança para Windows? Ou quem sabe algo mais criativo ou eficaz?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Tem coisas que só a Microsoft faz por você

Segundo uma notícia da Reuters, as negociações na bolsa de valores de Londres tiveram de ser paralizadas durante sete horas na última segunda-feira em decorrência de problemas em computadores. - Linux Magazine

A mesma notícia, nas "palavras" do pessoal do Notícias Linux:

"A TradElect, plataforma de comércio para a bolsa de valores de Londres, baseada em Microsoft .Net, esteve fora do ar por 7 horas, significando que seus acordos de níveis de serviço (SLAs) de 99.999% de disponibilidade já foram 'gastos' para aproximadamente os próximos 100 anos. O TradElect foi lançado em junho de 2007 e foi projetado para aumento de velocidade e capacidade do sistema."

Já não aguento mais escrever sobre as mancadas da Microsoft aqui no blog!. Puxa vida, quando será que esses caras de Redmond tomarão jeito?

Você pode ler mais sobre o assunto em:

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

VMware Fusion, Mac e Linux no LHC

"O VMware Fusion permite que Macs baseados em processador Intel executem aplicações para Linux sem a necessidade de reboot, em máquinas virtuais. Estas aplicações interconectam os Macs ao grid de computadores do LHC - uma rede com 40.000 CPUs." -- Macworld

Reflexão: Depois do assalto da Microsoft a VMware será que as coisas vão mudar? Quando isso acontecer será que o pessoal do LHC vai ser forçado a vivenciar o mesmos dissabores da turma da ISS?

Hum, isso não me parece nada bom... [medo]

Se a gente não consegue fazer bem em casa...

... a gente compra. Se não pode comprar, a gente toma!

Esse parece ser mesmo o mote por trás dos negócios da gigante de Redmond. Eis que surge mais um exemplo desse modus operandi da Microsoft:

Segundo matéria publicada no NYT a Microsoft vem se movimentando pelas sombras para tomar de assalto a líder incontestável no milionário segmento de soluções de virtualização, a VMware.

E parece que conseguiu, pois acabam de deixar a companhia dois de seus fundadores e junto com eles uma leva de engenheiros.

Tudo começou com a demissão de Diane Greene (CEO) em julho último, substituída por Paul Maritz (do círculo fechado da Microsoft). E agora quem se despede da empresa é o marido dela, Mendel Rosenblum que ocupava o cargo de chief scientist na VMware. Ambos foram idealizadores e fundadores da companhia.

A VMware detém hoje 86% do mercado de virtualização e fechou o último ano com uma receita de $2 bilhões, enquanto sua principal rival a Citrix Systems (sabidamente reduto da Microsoft e empresa responsável pelos esforços em torno da construção de uma tecnologia de virtualização para o Windows, Viridian) posiciona-se com apenas 3% do mercado e receitas de $3 e $4 milhões para software de virtualização em servidores e desktop.

Rosenblum agora se dedicará em tempo integral às suas aulas na Universidade de Stanford.

O mais irônico de tudo é que antes de criar a VMware, Resenblum e seus estudantes de graduação na Stanford fizeram uma demonstração da tecnologia de virtualização para altos executivos da Microsoft, e estes a classificaram como "uma idéia idiota".

E o maior "microscópio" já criado pelo homem entrou em funcionamento

Dica de leitura: Scientists Activate Particle Collider - NYT

Junto com a sensação de euforia é claro, fica também um certo gosto amargo para a comunidade de físicos norte-americanos uma vez que o LHC ultrapassa em 5 vezes a capacidade do Tevatron instalado no Fermilab e até então o maior acelerador de particulas em funcinamento.

Isso é especialmente triste, segundo o NYT, porque em 1993 o congresso norte-americano cancelou os planos para a construção de uma máquina equivalente chamada Superconducting Supercollider, que custaria aproximadamente $11 bilhões (o LHC custou $8 bilhões e 14 anos de trabalho), forçando toda uma geração de jovens físicos a escolher outros campos de pesquisa, tais como a astrofísica e a cosmologia para conseguir produzirem resultados mais imediatos.

Não bastasse isso, houve também um recente corte no orçamento que obrigou o Fermilab a extinguir 100 postos de trabalho e a cancelar importantes pesquisas em andamento.

No entanto, por ter contribuído com um orçamento de $531 milhões (e mais algum lobby) para a construção do LHC no CERN, os EU disporão de uma sala de controle remoto no Fermilab equipada para monitorar diretamente os experimentos realizados no CERN.

Portanto apesar da dianteira assumida pelo consórcio internacional controlado pelos europeus, ainda existe a esperança e a possibilidade de que a partícula "sagrada" venha a ser encontrada no Fermilab.

Leia também: O fim do mundo está próximo...

Design, experiência do usuário e desenvolvimento na Canonical

A Canonical está contratando designers e especialistas em interface com o usuário e os colocará trabalhando em projetos como o X, OpenGL, Gtk, Qt, Gnome e KDE. A iniciativa se alinhada com a meta estabelecida por Mark Shuttleworth, na útlima OSCON: "disponibilizar em dois anos uma experiencia de usuário equivalente aquela oferecida hoje pela Apple".

Para se informar sobre todos os detalhes do anúncio leia "Design, user experience and development at Canonical", no blog do Shuttleworth.

O desafio é enorme, mas em linhas gerais concordo com o pensamento do Mark Shuttleworth.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Uma campanha sobre o nada

Uma reflexão sob a forma de 4 perguntas:

Microsoft Windows Vista Ultimate Jerry Seinfeld Signature Edition (Ricardo Bánffy)

O fim do mundo está próximo...

... e segundo previsto ele acontece, amanhã! Isso mesmo, no dia 10 de setembro de 2008 aproximadamente logo após nossos amigos do CERN colocarem para funcionar completamente o Darth LHC.

Bem, pelo menos é o que acredita um grupo de moradores do Havaí.

Agora voltando ao mundo real, amanhã entrará em funcionamento total o LHC (Large Hadron Collider). Trata-se de um enorme instrumento científico instalado próximo a Genebra, na Suíça, e que tem como principal missão confirmar a existência de nada menos que (nas palavras do pessoal do Gizmodo) A Força.

Fãs de Star Wars, é dessa Força mesmo que eu estou falando!

Ou como os físicos preferem chamá-la, Boson Higgs. A partícula responsável pelo campo que interage com todas as demais partículas existentes no universo.
Most physicists believe that there must be a Higgs field that pervades all space; the Higgs particle would be the carrier of the field and would interact with other particles, sort of the way a Jedi knight in Star Wars is the carrier of the "force." The Higgs is a crucial part of the standard model of particle physics—but no one's ever found it. -- Gizmodo

E olha que tem gente de peso apostando grana (não tão grande assim) que os cientístas no CERN não conseguirão atingir seu principal intento com o experimento.

Por via das dúvidas, lembre-se que você ainda tem pelo menos algumas horas sobre este planeta!

Brincadeirinha. ;-)

domingo, 7 de setembro de 2008