sábado, 31 de janeiro de 2009
Esse é o PT!(?)
(...) como é possível que o governo abrigue um ex-terrorista, e tanto mais alguém que cometeu seus crimes à sombra de um disfarce ideológico, enquanto teme punir os torturadores do Terror de Estado gerado pela ditadura?
Mino Carta, Revista Carta Capital
After the software wars
Keith Curtis, ex-funcionário da Microsoft e autor do livro "After the software wars"
Leia mais sobre o assunto aqui.
Defective by design

Justamente na nova UAC personalizável que reside o problema.
Trata-se de um erro primário (mais um?) de concecpção, leiam: Microsoft Insists Windows 7 UAC Flaw Is Not a Vulnerability, OSNews
Respondendo às críticas a MS se saiu com essa: "This is not a vulnerability. The intent of the default configuration of UAC is that users don't get prompted when making changes to Windows settings. This includes changing the UAC prompting level."
Bem, pelo menos espera-se que tal afirmação seja apenas a opinião do pessoal do marketing. Caso contrário, como diz o OSNews, se a gigante realmente acredita nessa premissa de segurança (não me surpreenderia em nada), então ela está verdadeiramente em apuros.
Risível!
Leia tembém: Windows 7 (3)
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Parlamento francês deseja inspirar uma nova revolução
French Lawmakers Hope to Inspire Linux Revolution, NYT
domingo, 25 de janeiro de 2009
Linus comenta sobre netbooks, XFS/Btrfs, Windows 7 e sua escolha pelo Gnome em lugar do KDE 4
Na entrevista ele fala, dentre outras coisas, sobre o sucesso do processo de atualização do Linux e aspectos relacionados aos sistemas de arquivos, um campo bastante movimentado ultimamente graças ao ext4 e Btrfs.
Torvalds oferece também insights sobre os motivos que o levaram a migrar do KDE para o Gnome, além de compartilhar conosco as suas impressões sobre o Windows 7.
Fonte: OSNews
sábado, 24 de janeiro de 2009
Feliz aniversário Macintosh (2)
Observem como Jobs parece não caber dentro si tamanho é seu entusiasmo e satisfação.
[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=lSiQA6KKyJo]
Steve Jobs apresenta o anúncio publicitário "1984" (dirigido por Ridley Scott)
[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=G0FtgZNOD44]
Steve Jobs apresenta o Macintosh
No terceiro vídeo um depoimento muito especial.
[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=GvskEGWMLp4]
O Macintosh na opinião de Bill Gates
BSOD redesenhadas para o Windows 7
Só mesmo experimentando para compreender
Uma declaração de amor
Eu nutri um desejo desde o início da minha adolescência.
Na época era um impulso quase incontrolável, só mesmo refreado pela impossibilidade ou inviabilidade prática de realizá-lo.
Mas isso não me impediu de sonhar e desejar. Simplesmente porque eu já sabia, ainda naquela época, que algum dia meu sonho se tornaria real.
Pode parece fútil ou trivial aos olhos de alguns, quem sabe da maioria.
Materialismo? Absolutamente.
Só mesmo quem teve o privilégio de ser arrebatado por tanta beleza, sofisticação e elegância pode compreender o que senti e ainda sinto.
Eu estou falando de um objeto de arte na forma de computador.
Eu estou falando de um Macintosh.
Muitos anos se passaram e com o desejo ainda latente lá no fundo do meu peito, pude realizar o antigo sonho juvenil.
Comprei um Mac!
Claro como em qualquer relacionamento existem altos e baixos.
Mas como em qualquer paixão, e espero que essa dure para sempre, não consigo lembrar do último descontentamento.
E a todos eu aconselho, experimentem!
Nada é tão sublime quanto o amor.
Feliz aniversário Macintosh!
... e também nada mais foi como antes.
[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=7gfR6B8Z3oI]
domingo, 18 de janeiro de 2009
Windows 7 (3)
Essa decisão poderia ser o primeiro passo para a empresa se livrar da insegurança e inconsistência que hoje minam completamente a plataforma Windows.
Seria pedir demais? Talvez não.
Porém caso o Windows 7 venha a ser um sucesso comercial, daqui a bem pouco tempo é possível que as mesmas pessoas que hoje escrevem sobre a inviabilidade do Windows a longo prazo, dentre outras coisas por causa do Vista, façam de conta que nunca disseram tal coisa.
E todos seguirão adiante pensando que não existe solução real para tantos vírus, worms, spywares e inconsistências com as quais já se acostumaram.
Simplificando: um futuro pior, mas perfeitamente possível de evitar.
Leia também: Windows 7 (2), asf@web
sábado, 17 de janeiro de 2009
The Best Is Yet To Come

The Best Is Yet To Come e I Left My Heart in San Francisco foram as duas canções escolhidas para encerrar o keynote da última participação da Apple em uma MacWorld, nada mais apropriado.
Como se isso não bastasse o interprete foi ninguém menos que o incomparável Tony Bennett.
Estamos ou não falando de uma companhia especial?
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Estudante norte-americana perde semestre e culpa o Linux
Leia em: Linux atrapalha os estudos...
Eu acho que se tem uma coisa que precisa de reparo ou substituição, não é o computador e nem mesmo o sistema operacional, mas o cérebro dessa menina.
Ou quem sabe a tremenda cara de pau dela.
Não vejo a hora de por as mãos em um Palm Pre

Aqueles que me conhecem pessoalmente sabem que sou usuário de Palms de longa data. Sempre admirei a abordagem minimalista e ao mesmo tempo funcional dos produtos desenvolvidos por essa empresa.
Bem, isso até eles decidirem que era hora de enfiar o Windows Mobile nos equipamentos da família Treo - damn you Palm! Definitivamente esse parecia ser o canto do cisne para a empresa que um dia liderou a revolução da mobilidade e produtividade pessoal.
Eis que agora na CES 2009, justo quando ninguém mais acreditava (eu ainda tinha esperanças), ela ressurge com uma belezinha que atende pelo nome de Palm Pre (já falei sobre ele aqui).
Definitivamente estou ansioso para por as mãos em um destes.
Trata-se de um amor antigo, dá para compreender não é mesmo?
E o Palm Pre é poderoso, sexy e vem com Linux embarcado!
Agora leiam a coluna do David Pogue para essa semana, atentem para a opinião do dele sobre a mais nova estrela do mercado da mobilidade.
-- Android e Apple terão muito trabalho pela frente!
Cuidado com a publicidade da Claro!

Se você resolver clicar no banner, sobre a imagem do iPhone, será carregada outra peça publicitária onde é possível assistir a um vídeo de apresentação do aparelho e também ler várias informações relacionadas ao produto e serviços da Claro (características).
Dentre estas características, mais especificamente a terceira delas, promovida no site da Claro, encontra-se o recurso Visual Voicemail do iPhone. A Claro decidiu chamá-lo de "Interface Visual da Secretária Claro".
Nome pomposo não é mesmo? Acontece que o serviço não funciona!
Reformulando minha afirmação, ele funciona, mas apenas a parte que cabe ao aparelho da Apple. Quanto a contrapartida da Claro, nem sinal dela.
Estou há 2 meses tentando utilizar o serviço, praticamente sem qualquer sucesso.
Digo praticamente porque ele chegou a funcionar por algumas horas no último dia 14/01 deste ano. Comemorei, fique muito feliz e até liguei para os amigos para compartilhar com eles a minha alegria (estão todos torcendo para que eu consiga fazer valer o meu investimento no aparelho e plano da operadora), mas ela não durou muito.
Nesse momento acabo de registrar mais um protocolo de reclamação com o serviço de suporte da operadora (já perdi a conta de quantos foram até hoje) e vou aguardar mais 5 dias por uma resposta.
Na segunda-feira ligarei novamente para o agente de vendas que me convenceu a assinar o pacote com a Claro. O breve período em que consegui ver o serviço funcionando credito ao empenho do pessoal de vendas, que conseguiu (não me perguntem como) intervir junto a operadora e fazer com que um funcionário da área de engenharia de redes da Claro entrasse em contato comigo.
Continuarei insistindo porque o recurso é bacana e me facilitará a vida. E também porque paguei por ele (está embutido no preço do aparelho).
Quanto a turma do call center da Claro? Do 1052?
Esqueçam, a maioria deles nem sequer sabe do que eu estou falando.
- Voicemail o quê?...
Windows 7 (2)

Tudo indica que o Windows 7 será um substituto a altura do lendário Windows XP. A Microsoft parece ter aprendido a lição e acho muito provável que o sistema venha a se tornar um sucesso de público e crítica. Tudo aquilo que o Vista nem sequer chegou perto de alcançar.
A nova interface com o usuário melhorou significativamente, está mais consistente e coesa. Simplicidade é a palavra chave e isso é bom.
Desenvolver uma interface simples e de qualidade para um sistema inchado e confuso como o Windows é um desafio digno de nota. Portanto a Microsoft está de parabéns.
Mas eu continuo achando que algumas escolhas para o visual da nova geração de interfaces do Windows são definitivamente de gosto duvidoso.
Além disso a decisão de intermediar o processo de configuração do sistema, antes a distância de um clique do botão direito do mouse, com interfaces ao estilo for dummies que acabou criando uma barreira desnecessária entre o usuário e a tarefa a ser executada no Vista ainda está presente em alguns momentos. Isso certamente não era a intenção original dos desenvolvedores.
Eu acredito que eles ficaram tão preocupados em introduzir no Windows as facilidades com as quais usuários de Mac estão acostumados, que esqueceram de um fator importe: Windows e Mac OS X (UNIX) são sistemas completamente diferentes.
Com o Windows 7 a Microsoft deve trazer o Windows de volta para o jogo (o Vista nem sequer conseguiu sentar-se à mesa).
No entanto o mundo fora de Redmond não para e não sumiram os desafios a serem superados pela Microsoft. Dentre eles os mais importantes são a qualidade e segurança superiores dos sistemas da concorrência (Mac OS X, Linux e assemelhados) e o declíno da era do PC.
O Windows 7 tem um futuro promissor, no entanto ainda não chegou nem perto de oferecer aquilo que desejo em um sistema operacional. Continuo achando impossível considerá-lo como meu sistema principal em substituição ao Mac OS X e Linux.
Leia uma ótima avaliação do Windows 7 no Ars Technica.
Leia também: Windows 7 - asf@web
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Comprovada a viabilidade de ataque usando colisão de MD5

Um grupo de pesquisadores comprovou ser possível subverter a segurança de chaves criptográficas comumente utilizadas pelos navegadores web usando a técnica de colisão do algorítmo de hash do MD5.
Foram utilizados no experimento 200 consoles do video game PS3 da Sony para construir um super computador e realizar o experimento.
A equipe conseguiu forjar um certificado de autoridade certificadora como se ele tivesse sido legitimamente assinado. Tal possibilidade abre espaço para a criação de certificados SSL falsos capazes de permitir ataques do tipo man in the middle em praticamente qualquer website com HTTS atualmente em uso.
Para saber mais leia sobre o assunto em:
domingo, 11 de janeiro de 2009
Ubuntu em matéria do The New York Times
A Software Populist Who Doesn’t Do Windows - The New York Times
Windows 7
Acho que restam poucas dúvidas quanto a superioridade do Windows 7, afinal é praticamente impossível (mesmo para a Microsoft) lançar algo ainda pior em tão curto espaço de tempo.
Mas eu também não estou nada impressionado ou entusiasmado com o tal Windows 7. De tudo que já foi mostrado só posso concluir que trata-se do Vista com a correção de alguns erros estúpidos. Ele continua sendo o mesmo bom e velho Windows de sempre, defective by design. E continuará sendo assim até o dia em que a Microsoft for humildade o bastante para reconhecer que precisa desenvolver um novo SO.
Certa vez assisti a um vídeo em que Steve Jobs (CEO da Apple) se referia a Microsoft como uma empresa desprovida de bom gosto. Esse depoimento nunca foi tão atual, duvidam? Basta dar uma olhada no visual adotado tanto para o Vista quanto para o Windows 7.
Eles parecem cópias baratas do Apple OS X e mais recentemente do KDE 4.
O visual do Windows Vista atualmente é over, flamboyant, colorido e exagerado demais.
Mas um fato curioso é que 9 em cada 10 críticas a respeito do Vista (principalmente nos veículos ditos especializados e na imprensa profissional) citam que os principais problemas do sistema da Microsoft estão relacionados com as exigências superdimensionadas de hardware e a incompatibilidade com periféricos e aplicações legadas. Bobagem!
Lembro que na época da mudança para Windows 2000 e posteriormente para o XP, os mesmos desafios foram enfrentados. O que em absoluto não impediu o enorme sucesso alcançado por estas duas versões do Windows.
A real deficiência do Windows Vista (e parece que o Windows 7 não se livrou completamente dela) diz respeito a um projeto de interface ruim.
Duvida? Então pergunte as pessoas que você conhece se elas acham simples configurar um acesso à Internet, impressora ou endereço IP no Windows Vista. E não se preocupe nem mesmo com o nível de conhecimento e experiência delas com TI.
Isso me parece confuso e arranjado de qualquer maneira. E você, o que acha?
É mas eu reconheço que sou suspeito para falar quando o assunto é Windows, afinal de contas sou um muitíssimo mal acostumado usuário de Mac e Linux e recomendo que você torne-se também.
Não espere pelo Windows 7. Não resista e morda logo a maçã do conhecimento.
Diferente do casal bíblico, eu tenho certeza de que você não vai se arrepender!
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Palm Pré

Conforme eu já havia comentado (À espera de um milagre - asf@web), a Palm está realmente se empenhando para ressurgir da cinzas. O primeiro passo concreto acada de ser dado com o anúncio do seu novo smartphone, o Palm Pré, durante a CES 2009.
Leia mais sobre o assunto no post do Rafael Fischmann para o Blog.MacMagazine.
Porém muito ainda precisa ser feito e mesmo com relação ao Pré, apesar do belo visual, ainda existem bem mais incógnitas do que certezas (SO, serviços, suporte a tecnologias, estabilidade, plataforma de desenvolvimento, etc).
No entanto uma decisão importante e acertada foi tomada, escapar da cilada do Windows Mobile. Mas será que a Palm fez o dever de casa direitinho?
Eu sinceramente espero que sim. Ou logo veremos o aparelinho com um adesivo onde pode ser lido "Designed for Windows Mobile".
Definitivamente isso representaria o fim, a total irrelevância.
Debian 5 próximo do lançamento... com binary blogs incluídos
Após sucessivos atrasos o Debian Lenny está cada vez mais próximo de ser lançado. Mas a cruzada contra os firmwares binários não obterá 100% de sucesso.
Leia mais sobre o assunto nesse artigo do Ars Technica.
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Steve está bem, todos podem relaxar

Steve Jobs rompe oficialmente o silêncio sobre seu problema de saúde com objetivo de tranquilizar o mercado e possivelmente evitar que a última participação da Apple na Macworld se transforme em fiasco.
Leia mais sobre isso em: Steve Jobs explica sua ausência na Macworld Expo - Blog.MacMagazine
domingo, 4 de janeiro de 2009
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Pay-per-PC, mais uma estratégia míope da MS?

Na minha modesta opinião trata-se de uma estratégia fada ao insucesso, simplesmente porque se contrapõe a tudo aquilo que permitiu o sucesso da plataforma PC.
E mais importante ainda, subverte o real valor daquilo que convencionou chamar de cloud computing ao insistir em amarrar o valor da computação em hardware super-dimensionado (e o meio ambiente, como fica?) que rapidamente se tornará obsoleto.
Não parece haver nada de realmente novo nessa idéia. Inclusive (aparentemente) trata-se do modelo de vendas/aluguel de PCs experimentado aqui no Brasil através das lojas do Magazine Luiza. Eu não conheço os números da operação, mas suponho que não estamos falando de um estrondoso sucesso.
Leia sobre isso nestes artigos do OSNews e C|Net e tire suas próprias conclusões.
Atualização (3/1/09 - 21h12): Mas parece que o escritório de patentes norte-americano não foi tão simpático ao pedida da Microsoft. Melhor para todos.
MSI lança netbook híbrido SSD-HDD
O MSI U115 Hybrid oferece tanto uma unidade de estado sólido quanto uma unidade de disco rígido. Você pode optar pelo modelo com 8GB SSD acompanhado por um disco rígido convencional de 120GB, ou crescer para até 16GB SSD com 160GB de disco rígido, o que certamente deve satisfazer aqueles entre nós que assistem a a lotes de filmes e séries televisivas em netbooks, enquanto em movimento . O U115 Hybrid tem mais alguns truques na manga, para se certificar de que o disco rígido não drenar toda a energia da bateria do portátil, quando em modo Eco, o sistema desligará a unidade de disco rígido e vai transferir todas as atividades de gravação para a SSD.
O resto do sistema comporta-se como uma configuração padrão de netbook, não surpreendente que o U115 Hybrid seja apenas um Wind com um disco rígido adicional. Em outras palavras, vêm no pacote um processador Intel Atom executando a 1.6GHz, tela de 10" a 1024x600 com display LED retro-iluminado, 1GB de memória (chipset suporta até 2GB), e todas as comunicações sem fios com as quais vocês já está acostumado. Ainda não estão disponíveis informações sobre autonomia de bateria, no entando é provável que fica abaixo do Wind normal.
Ele vem com o Windows XP Home, e ainda não há qualquer palavra sobre um modelo com Linux (não é de surpreender que vários sites de notícias nem sequer mencionem a existência de netbooks com o Linux).
Fonte: OSNews
O mercado de games para Mac OS X e Linux pode proporcionar ótimas e inexploradas oportunidades
Fonte: OSNews
PS: Esse post me fez lembrar as palavras do meu amigo Daniel Leal
quinta-feira, 1 de janeiro de 2009
Python no Android
Python on Android - damonkohler