Sobre a decisão insensata de Tarso Genro no caso Batistti:
(...) como é possível que o governo abrigue um ex-terrorista, e tanto mais alguém que cometeu seus crimes à sombra de um disfarce ideológico, enquanto teme punir os torturadores do Terror de Estado gerado pela ditadura?
Mino Carta, Revista Carta Capital
Discordo. Acho que foi uma decisão sensata do ministro. Não existem provas do dito crime ou crimes de Batistti, a única coisa que existe é um depoimento de um ex-companheiro que o incrimina e nada mais. Creio paenas ser um circo do governo do Belusconi, conhecido internacionalmente pelos seus acessos e palhaçadas.
ResponderExcluirO governo italiano deveria era cuidar de coisas mais sérias, quando o governo brasileiro pediu a extradição do Cacciola eles simplesmente ignoraram, quando o mesmo foi preso em Mônaco o governo italiano ainda pressionou para que ele fosse libertado e não fosse extraditado para o Brasil.
Cláudio,
ResponderExcluirTenho ouvido esse mesmo discurso e argumentos proferidos por aqueles que defendem a decisão do ministro. Ocorre que a realidade dos fatos depõe contra esse falatório todo.
Primeiro porque a ficha criminal de Batistti é extensa e começa bem antes dele estar ligado a qualquer movimento político de esquerda. Segundo porque existe uma condenação do estado italiano pesando contra ele, não do parlamento ou de qualquer corrente política.
A Itália é uma democracia, uma nação amiga e país soberano. O que o ministro brasileiro está fazendo é se intrometer nas decisões legítimas da corte italiana com motivação fútil e sem um argumento sustentável. Aqui sim, a motivação parece ser puramente ideológica e política.
Olá antônio
ResponderExcluirLamento mas continuo discodando de tua opinião.
1. O PT não é partido ideológico faz tempo, a única ideologia do PT é a sua manutenção no poder. Os ultimos militantes com algum compromisso ideológico fundaram o PSOL.
2. Precisas ler mais sobre esse caso veja por exemplo a campanha da Fórum Nacional de Direitos Humanos (FNDH): http://www.direitos.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2947&Itemid=1 Onde são esclarecidos os motivos pelos quais se pediu a extradição, ou seja, é uma perseguição ideológica sim por parte do governo italiano (Belusconi). O próprio governo francês (Miterrand) deu asilo ao Battisti que só saiu da França devido a perseguição do novo governo francês (Chirac).
Cláudio,
ResponderExcluirVocê leu a matéria que indiquei no post?
Olá antônio,
ResponderExcluirLi sim o limk, assim como outras materias nas revistas carta capital, veja época, etc. Inclusive debatemos isso numa reunião no FSM 2009.
Claudio, você esteve na Farra Social Mundial?
ResponderExcluirSe sim, eu sou em Belém e vi um monte de gringos querendo saber onde poderia encontrar prostitutas e drogas...
E viva o Piquenique Anual da Anti-globalização!
Fora que deixaram a minha cidade um caos e suja.