domingo, 25 de janeiro de 2009

Linus comenta sobre netbooks, XFS/Btrfs, Windows 7 e sua escolha pelo Gnome em lugar do KDE 4

Em suas férias anuais na Austrália, Linus Torvalds sempre aproveita para fazer uma visita a linux.conf.au. Este ano ele concedeu a seguinte entevista para a ComputerWorld

Na entrevista ele fala, dentre outras coisas, sobre o sucesso do processo de atualização do Linux e aspectos relacionados aos sistemas de arquivos, um campo bastante movimentado ultimamente graças ao ext4 e Btrfs.

Torvalds oferece também insights sobre os motivos que o levaram a migrar do KDE para o Gnome, além de compartilhar conosco as suas impressões sobre o Windows 7.

Fonte: OSNews

4 comentários:

  1. Torvalds no GNOME, depois de implorar que todos usassem KDE porque o GNOME tratava os usuários como idiotas? (Link na própria matéria.) Mundinho pequeno!

    ResponderExcluir
  2. Não li ainda a entrevista, mas uma coisa que me deixa puto é essa "briga" entra KDE e GNOME.
    Ainda acredito que teríamos frutos melhores se o povo entrasse em um acordo e seguisse um tipo de biblioteca só. ( mas esse acordo tá mais dificil que paz em Israel ).

    Existem outras "brigas" que acredito que ajudariam muito mais se acabassem, pacotes RPM e DEB. Por que não entrar em um acordo e todos usar um tipo de pacote só?

    Claro que grande parte do problema, dos pacotes, é praticamente impossivel de resolver. Afinal, muitas distribuições usam pastas diferentes para configurações. E isso teria que ser mudado para os pacotes funcionarem.

    Mas acredito que teríamos um mundo bem melhor se a guerra dentro do código aberto acabasse, fala sério, tem briguinhas mais bobas que de gente que vê futebol

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o "lameduckbat', essas briguinhas no mundo do software livre só me irritam. Não sou programados, mas venho testando o linux há uns dois anos e nos últimos dias tenho usado ele em tempo quase integral.

    Ele funciona muito bem, mas quando entro em fóruns e afins o que mais vejo são pessoas brigando para defender o KDE ou o Gnome. Estou usando o KDE3 agora (Big Linux), mas testei o Kubuntu 8.10 e acho q o KDE4 ainda não está pronto para o usuário final. Quanto ao Gnome, ele funciona perfeitamente.

    Se uns colaborassem com os outros, o avanço seria maior para ambas as partes.

    ResponderExcluir
  4. ta em estudo uma espécie de unificação dos pacotes, para criar um padrão tanto na configuração do sistema qnt no gerenciamento de pacotes
    om problamas são os usuários que usam o rpm, derrepente serem "forçados" a usarem o deb e vice-versa, apesar de ter o universal tar.gz.
    eu particularmante prefiro o deb, pelo fato der ser um debiano. isso daveria ser tratado a muito mais tempo antes do sistema ter tomado essa força e conhecimento de hoje.

    ResponderExcluir