sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O mercado de games para Mac OS X e Linux pode proporcionar ótimas e inexploradas oportunidades

A desenvolvedora independente Wolfire Games nos dá 5 sólidas razões para  desenvolvedores de jogos oferecerem suporte a Mac OS X e Linux. [via TUAW] "É óbvio que suportar Mac OS X e Linux significa ter acesso a outras plataformas e portanto expandir sua base no mercado. Isto está claro. Mas certamente uma adição extra de 5% é insignificante, certo? Errado. Nem todos os cinco por cento são iguais.". Para o seu jogo Lugaru, a empresa informa que "ao suportar Mac OS X e Linux diretamente suas vendas aumentaram em cerca de 122%."

Fonte: OSNews

PS: Esse post me fez lembrar as palavras do meu amigo Daniel Leal

5 comentários:

  1. Fale cara, existe um caso muito curioso envolvendo esse assunto:

    A Blizzard, produtora de jogos como WarCraft produziu uma atualização que, de forma inescrupulosa, bloqueava contas que estivessem sendo acessadas por uma maquina com Wine ou Cedega. O resultado dessa "aventura desastrosa", foi uma queda significativa de compra de créditos e muita reclamação.

    Em resposta, a Blizzard deu um comunicado dizendo que a atualização fora feita com o argumento de que eles estariam produzindo uma versão para Linux e retomando a versão Mac, descontinuada a muito tempo, fato este que nunca aconteceu, bastando apenas uma nova atualização para que resolvesse o tal bloqueio.

    Sinceramente falando, episódios como esse são lamentaveis, além do fato de que as Softhouses, salvando rarissimas excessões, estão perdendo muito territorio e novas possibilidades, deixando, por exemplo, empoeirar tecnologias promissoras como o Cider Engine, além de produzirem jogos com as excelentes ferramentas gráficas dos sistemas Linux (OpenGL, CUDA, Stream Power(ATI)) e Mac OS X(OpenGL, Quartz, CUDA e, em breve, OpenCL).

    ResponderExcluir
  2. Também acho que o usuário Linux é muito interessado em games, e a desenvolvedora ganha muito mais quando oferece suporte geral ao sistema. Imagine comprar jogos da RockStar e EA para Linux, sem complicações? Sonho? Talvez.

    [ ]'s

    ResponderExcluir
  3. [...]      Foi exatamente a essa conclusão que chegou a desenvolvedora Wolfire Games com o jogo Lugaru, que recentemente foi lançado disponibilizado para Mac e fez com que as vendas tivessem um incremento de 122%. [...]

    ResponderExcluir
  4. [...] Outro é a baixa rentabilidade, mas existem alguns desenvolvedores que acham o contrário: Nesse link, a Wolfire Games diz que “ao suportar Mac OS X e Linux diretamente, suas vendas aumentaram em [...]

    ResponderExcluir
  5. [...] Outro é a baixa rentabilidade, mas existem alguns desenvolvedores que acham o contrário: Nesse link, a Wolfire Games diz que “ao suportar Mac OS X e Linux diretamente, suas vendas aumentaram em [...]

    ResponderExcluir