quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Eric Raymond por Cesar Brod

Com um texto intitulado "Eric Raymond, Armas, Linux e Microsoft" em sua coluna no Dicas-L, Cesar Brod faz uma análise das palavras recentes de Eric Raymond (ainda repercussão da participação de Raymond na Linux World Expo de São Francisco).

Vale a leitura da coluna sempre, principalmente pelo estilo claro e objetivo dos textos de Cesar Brod.

Concordo com quase tudo que ele diz, nesse texto em especial. Concordo até mesmo com a defesa de que devemos assumir uma postura de coexistência pacífica e de aproximação do open source com as empresas de código proprietário.

Discordo apenas da interpretação dele das palavras de Raymond: "Eu digo que nós devemos aproveitar todas as oportunidades, mas nunca, nunca confie nas promessas deles." Em sua opinião Eric Raymond está equivocado sobre isso e para ilustrar faz uso de certas metáforas alimentícias! ;-)

Ele finaliza com a afirmação de que se bebemos Coca-Cola, mesmo desconhecendo a fórmula, concluí-se que confiamos na empresa. Talvez confiemos que pelo menos não morreremos envenenados ao consumir esse refrigerante.

Não quero polemizar gratuitamente sobre isso, mas acho que essa foi uma comparação inconsistente. Ela é inclusive incoerente com uma das principais virtudes do open source, como bem sabe o Cesar: acesso ao código fonte possibilita auditoria, depuração, aprendizado, colaboração e em geral um código de melhor qualidade.

O que penso é que Raymond ao dizer "nunca confie nas promessas deles" está apenas fazendo um alerta para histórico nada bom acumulado pela Microsoft no que se refere a colaboração e ao fair play com outras empresas e concorrentes com passar dos anos. E dizer isso está bem de acordo com o seu estilo pragmático, reconhecido pelo próprio Cesar Brod.

Portanto vamos dar uma chance a Microsoft, mas que fique bem claro, ela ainda tem pela frente um longo caminho a percorrer até que possa ser realmente merecedora de nossa confiança.

6 comentários:

  1. Dificilmente vasculho os artigos que escrevo para olhar os comentários. Não por falta de respeito ou curiosidade, simplesmente porque falta tempo. Mas recebi tantos e-mails pessoais sobre esta repersussão no blog do ASF que me senti na obrigação de responder aqui mesmo! Concordo! Absolutamente com tudo o que está escrito aqui!

    ResponderExcluir
  2. Cesar, obrigado pela vista e por suas palavras gentis. Saiba que sou um leitor assíduo da coluna no Dicas-L.

    ResponderExcluir
  3. Caros!

    Parabéns pela rica discussão. Isso provoca boas reflexões. Me chamou atenção no blog do Cesar, um das respostas de um leitor que abordou a questão da falta de renda das pessoas para adquirir novidades tecnológicas... de certa forma isso é uma realidade de países como o nosso, onde muitos utilizam produtos com licencas proprietarias para justamente, buscar o correto e desejada funcionalidade dos programas, seja um simples codec de audio/video até programas mais sofisticados.

    Precisamos continuar contribuindo com a melhoria continua da qualidade de programas free e open source, afim de garantir nossa sobrevivencia digital, caso contrario, ficaremos limitados a uma realidade de primeiro mundo, que não é e dificilmente será.

    ResponderExcluir
  4. Douglas, o problema da distribuição de riquezas no mundo é um dos principais desafios da humanidade, ele ultrapassa completamente o âmbito tecnológico.

    E certamente o software livre e open source podem desempenhar um importante papel para a transformação dessa realidade.

    Obrigado pela sua contribuição e pela vista ao blog.

    ResponderExcluir
  5. O Toninho sempre foi um cara com opiniões bem equlibradas e com pontos de vista interessantes, principalmente por ele ter andando do lado negro da força, por isso sempre gostei de ouvi-lo quando nos encontravamos nos eventos, que infelizmente me encontro afastado.

    Já os artigos do Brod são bastante instigantes e estão fazendo surgir toda uma nova turma de pessoas que podem passar a ser formadores de opinião.

    Um grande abraço catatau.

    ResponderExcluir
  6. Fala "Kowalsk", já viu a piada do "java vs ruby"?

    Brincadeiras à parte obrigado pela visita e pelas palavras carinhosas, seja sempre bem vindo. A gente se esbarra por aí.

    ResponderExcluir